Faturamento eletrônico

Portugal define seu modelo obrigatório de fatura eletrônica B2G

fatura eletrônica portugal

Já se conhecem os requisitos técnicos e características do modelo da fatura eletrónica que deverá ser implementado no setor público português, tendo como ínicio de obrigatoriedade a 18 de Abril de 2020.

Os requisitos técnicos foram dados a conhecer pelo eSPAP (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública), nomeado como orgão responsável pela implementação dos processos de faturação eletrónica, através da Portaria n.º 289/2019, de 5 de Setembro, publicada pelos Ministros das Finanças e das Insfraestruturas e Habitação.

Conforme as directrizes impostas por la Diretiva Europeia 2014/55/UE sobre a utilização da fatura eletrónica no âmbito B2G, o eSPAP definiu principalmente os seguintes requisitos:

  • Formato
    • UBL 2.1. “CIUS-PT”
    • CEFACT “CIUS-PT” (en proceso) 
  • Conexão
    •  AS2
    •  Web Services

As entidades públicas terão a possibilidade de optar pela contratação da plataforma de faturação eletrónica que melhor se adapte às suas necessidades, exceto todas as Entidades Públicas com gestão direta do Governo e Institutos Públicos que têm como obrigatoriedade a utilização da plataforma desenvolvida pelo eSPAP. 

A obrigatoriedade da adoção da fatura em formato eletrónico em Portugal foi determinado pelo Decreto Lei nº 111-B/2017, que presupõe à transposição da Directiva 2014/55/UE sobre a adoção da faturação electrónica na contratação pública, exigindo para todos os estados estados-membros.

Posto isto, a 28 de Dezembro de 2018 com a publicação do Decreto Lei nº 123/2018, que altera o Decreto Lei nº 111-B/2017, foi definido o modelo de Governação adotado em Portugal e definidas as datas de cumprimentos desta nova legislação. 

Plataforma de EDICOM para faturação electrónica em Portugal

A plataforma de faturação eletrónica da EDICOM já está preparada para facilitar a emissão e receção de faturas em formato eletrónico, de acordo com os standard’s estabelecidos pelo eSPAP, tanto para admnistrações públicas como para fornecedores.

Recordamos que a solução da EDICOM, está certificada pela Autoridade Tributária Portuguesa como software de faturação, conforme o n.º1 do artigo 5º da Portaria nº363/2010 de 23 de Junho.

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Faturamento eletrônico na Tanzânia

Informações importantes sobre o novo sistema de faturamento eletrônico VFD implementado pela TRA da Tanzânia.

Saiba como funciona a fatura eletrônica no Paraguai

Conheça o funcionamento do Sistema Integrado de Facturación Electrónica Nacional (SIFEN) do Paraguai.

A implementação do GOVEIN19 está sendo exitosa em toda a Europa

A EDICOM implementa com êxito o projeto GOVEIN19 para o desenvolvimento da faturação eletrônica em hospitais europeus.