Transformação digital

Desafios digitais perante a hiperfragmentação dos mercados

Desafios digitais

Em um mercado global, as empresas devem procurar as oportunidades tornando-se mais competitivas o que, por vezes, se traduz em dar um salto tecnológico que melhore tanto a organização como a qualidade da informação tratada, otimizar os processos internos e a gestão das pessoas.

A importância do movimento global de faturamento eletrônico está a fazer com que as empresas se reinventem e se atualizem para responder às crescentes necessidades e requisitos em matéria de conformidade fiscal. Esta implantação está se produzindo de maneira global, dado que se trata de medidas cruciais para combater a fraude e a evasão fiscal, promovendo a transparência em todos os fluxos de comunicação entre empresas. A tendência crescente relativamente à digitalização e automatização de processos financeiros e fiscais é uma realidade que as empresas enfrentam diariamente devido às obrigatoriedades já impostas por governos e autoridades tributárias em matéria de controle de contas a pagar e receber, e declarações fiscais.

Com a globalização, as empresas puderam expandir-se e operar em qualquer parte do mundo. Isso representa grandes benefícios, mas também gera novas problemáticas a que as empresas devem fazer face. Vários países com diferentes legislações em matéria financeira e fiscal, incluindo com diversos requisitos fiscais dentro de uma mesma região. Além disso, não esqueçamos as necessidades e requisitos específicos que as multinacionais podem exigir aos seus clientes e fornecedores, cada vez mais diversos.
Todas essas mudanças pressupõem modificar e adaptar processos, sistemas de gestão e operacionalidade no núcleo das empresas. Todas elas estão destinadas a novos modelos de negócio e organização internos rumo a uma transformação digital profunda. Neste contexto, a tecnologia ganha relevância, dado que a gestão da mudança passa por adotar e democratizar o uso de novas tecnologias que permitam às empresas desenvolver-se e evoluir rumo à omnicanalidade.

Desafios para as empresas

A internacionalização representa um conjunto de desafios para as empresas, dado que já não devem apenas atender a um só mercado, mas devem adaptar-se a um contexto cada vez mais hiperfragmentado e estrategicamente complexo. 

Conformidade fiscal

As melhorias no controle da tributação e fraude, a redução de tempos e a automatização de parte dos processos de controle e supervisão, foram determinantes para a adoção de processos de relatórios de IVA eletrônicos e em tempo real por parte das autoridades tributárias de muitos países. 

Isso implica conhecer todos os sistemas, gerir diferentes vias de comunicação com as autoridades tributárias, contar com soluções integradas que automatizam a apresentação de documentos e cumprir integralmente os requisitos técnicos e datas de implementação.

Ao externalizar e automatizar este processo em uma única plataforma, qualquer empresa ganha flexibilidade e agilidade, além da garantia de que a sua informação chega corretamente ao órgão público em questão.

Monitoramento constante

Efetuar uma vigilância constante em torno da atualização e implementação de novidades de cada autoridade fiscal e órgão público em diversos países pressupõe um grande desafio para a maioria das empresas. 

É por isso que, cada vez mais, as empresas procuram um parceiro com capacidade internacional que as acompanhe na sua conformidade fiscal diário em vários países com diferentes requisitos. A EDICOM é esse parceiro dedicado e estratégico que não só proporciona as soluções tecnológicas necessárias para cumprir a obrigatoriedade, mas também ajuda a acompanhar as atualizações que surgem a nível global.

Segurança da informação

Outro dos problemas crescentes que mais preocupa as empresas atualmente é a segurança nas comunicações e a suplantação de identidade. A transformação digital e o avanço para modelos 100% eletrônicos nas relações empresariais tornam necessário proteger a integridade, confidencialidade e autenticidade dos documentos intercambiados e armazenados.

Nesse sentido, contar com soluções tecnológicas certificadas e serviços de certificação como assinatura digital, validação cronológica, etc.… proporcionam a segurança e a confidencialidade necessárias para realizar e agilizar atividades comerciais com plenas garantias jurídicas. As nossas certificações internacionais permitem dotar as nossas soluções de ferramentas que asseguram o intercâmbio de mensagens eletrônicas de forma segura, íntegra e confidencial.

Múltiplos sistemas de gestão internos

É habitual que as empresas trabalhem com diferentes sistemas de gestão internos que realizam tarefas diversificadas. Em algum ponto, a informação tratada deve ser unificada e compilada para ser enviada ou tratada. Isso pode converter-se em uma tarefa difícil, desde a análise das fontes de informação, passando pelo processamento dos dados, até ao tratamento e disponibilização dos dados finais aos receptores.

A consolidação de grandes quantidades de dados passa pela implementação de plataformas ou soluções de integração de dados para unificar informação e processos de vários sistemas internos de gestão. À integração de dados soma-se a automatização das suas transações-chave com a sua comunidade de parceiros comerciais. Sejam interlocutores locais ou transnacionais, pode integrar todos os seus sistemas de informação em uma única plataforma B2B centralizada.

Contar com um parceiro especializado na integração de dados e Data Management como a EDICOM facilita a gestão de dados adaptados a diversos requisitos fiscais e legais, a diferentes protocolos de comunicação e às especificidades dos sistemas de comunicação B2B2G.

Uma plataforma global com infinitas soluções

As empresas atuais requerem soluções ágeis e a curto prazo para fazer face aos desafios da internacionalização e para se centrarem na sua atividade principal: as vendas. 

Contar com uma plataforma global de um operador internacional como a EDICOM fornece a segurança e a tranquilidade de padronizar os seus processos em qualquer âmbito empresarial e setor comercial. A nossa solução tem como objetivo otimizar ao máximo os seus processos comerciais com uma plataforma global centralizada que opera na nuvem e se adapta aos requisitos e às necessidades de uma economia global e digital.

Personalizamos os projetos de acordo com as necessidades de cada empresa, adaptando os serviços conforme suas especificidades e otimizando os fluxos de trabalho.

As soluções da EDICOM permitem otimizar e rentabilizar os processos comerciais e operacionais de milhares de empresas.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Transformação digital

Compliance as a Service (CaaS): o que é e como aproveitá-lo

O Compliance as a Service é um serviço na nuvem que permite às organizações terceirizar e automatizar seu cumprimento

Reforma da Lei de assinatura digital na Argentina

Principais aspectos do sistema de assinatura digital na Argentina.

Como a abordagem ESG está transformando o mundo empresarial

A abordagem ESG envolve o cumprimento de critérios que servem para avaliar a sustentabilidade do investimento de uma empres