Serviços Digitais de Confiança

Segurança, confidencialidade e integridade para todas as suas transações eletrônicas com nossas certificações internacionais.

Armazenamento eletrônico

Armazenamento eletrônico certificado de longo prazo projetado conforme a norma internacional ISO 14641.

EDICOMSignADoc

Simplifique e proteja seus fluxos de aprovação de documentos com assinaturas eletrônicas.

Segurança, confidencialidade e integridade de seus documentos digitais

A transformação digital e a mudança para modelos 100% eletrônicos nas relações comerciais implicam na necessidade de proteger a integridade, a confidencialidade e a autenticidade dos documentos trocados e armazenados. Para isso, a segurança é um dos elementos-chave dessa nova cultura digital e a certificação é sua máxima garantia.

Muitas regiões e países como Europa e América Latina estão caminhando para essa estrutura digital e estão começando a legislar em áreas como identificação eletrônica, arquivamento de documentos ou digitalização de documentos para a destruição de papel.

O que é um Provedor de Serviços de Confiança?

Um Provedor de Serviços de Confiança oferece a empresas e indivíduos uma infraestrutura tecnológica preparada e certificada para fornecer serviços de confiança digital que podem garantir a integridade e autenticidade de um documento durante um fluxo de intercâmbio eletrônico de dados.

A segurança tecnológica é completada por certificações exigidas por alguns países para fornecer segurança jurídica às transações eletrônicas por meio mecanismos criptográficos, tais como assinaturas eletrônicas, carimbos de tempo etc.

Alguns serviços de certificação integrados em nossa infraestrutura tecnológica

Emissão de certificados eletrônicos

Emissão de certificados eletrônicos

Eles permitem associar a identidade de uma pessoa física ou jurídica a um documento eletrônico, substituindo a assinatura manuscrita por uma eletrônica, para garantir a inalterabilidade da mensagem durante sua transmissão. A assinatura eletrônica é o processo de codificação que associa a identidade de uma pessoa física ou jurídica à mensagem ou documento e também assegura que o documento não foi alterado durante a transmissão.

Carimbo de tempo eletrônico

Carimbo de tempo eletrônico

Esse é um mecanismo eletrônico para provar a existência e integridade de dados a partir de um ponto específico no tempo. Em outras palavras, ele certifica que os dados não foram alterados ao longo do tempo desde o momento em que o carimbo de tempo foi aplicado. Pode ser usado para garantir transações eletrônicas e não rejeição.

Nossos serviços de confiança em todo o mundo

As certificações internacionais nos permitem equipar nossas soluções com ferramentas que garantem a troca de mensagens eletrônicas de maneira segura, completa e confidencial.

Graças ao trabalho de nossos técnicos, obtivemos as mais altas certificações no campo dos serviços de confiança e fornecemos às empresas, comunidades e indivíduos mecanismos seguros de identificação telemática que lhes permitem realizar atividades onde a assinatura eletrônica substitui a manuscrita com garantias legais idênticas.

 

Autoridade de Certificação na Europa

Autoridade de Certificação na Europa

Emitimos certificados qualificados segundo o Regulamento Europeu eIDAS 910/2014, adequados para operação em todos os países da União Europeia. Também nos encarregamos de obter o reconhecimento oficial correspondente nos locais fora da UE, onde uma empresa opera comercialmente.

Além da emissão de certificados qualificados, outros serviços qualificados prestados são assinaturas eletrônicas qualificadas, carimbos de tempo e armazenamento certificado.

Provedor de Serviços de Confiança eIDAS

Provedor de Serviços de Confiança eIDAS

O Regulamento eIDAS cria uma estrutura jurídica transfronteiriça que garante a interoperabilidade dos mecanismos de identificação eletrônica em todos os Estados-Membros. O objetivo é eliminar as barreiras e tornar válidos os sistemas de identificação e assinatura eletrônica para que quer pessoas físicas quer jurídicas possam usar sua identificação eletrônica em qualquer país da União Europeia.

Os serviços prestados compreendem a emissão de assinatura eletrônica qualificada e certificados de carimbos eletrônicos, a emissão de carimbos eletrônicos de tempo qualificados e a preservação desses carimbos.

Provedor de Serviço de Confiança no México

Provedor de Serviço de Confiança no México

A certificação ACEDICOMMX nos permite emitir certificados conforme as disposições do Código de Comércio sobre Assinaturas Eletrônicas. Também atuamos como Provedor de Serviços de Certificação graças ao credenciamento pelo Ministério da Economia mexicano.

Autoridade de Certificação na Colômbia

Autoridade de Certificação na Colômbia

A EDICOM emite certificados na Colômbia e presta serviços conforme a legislação nacional correspondente. Os serviços permitem que os usuários realizem atividades utilizando uma assinatura eletrônica válida. Para isso, fornecemos serviços de emissão de certificados, carimbos de tempo e retenção eletrônica de documentos.

Perguntas frequentes sobre serviços de confiança

Integrados na infraestrutura tecnológica oferecida pela EDICOM, os serviços de confiança fornecem nossas soluções com mecanismos que garantem a segurança, integridade e confidencialidade das comunicações eletrônicas. Veja abaixo você algumas perguntas frequentes sobre o uso desses serviços:

 

Uma Autoridade de Certificação é uma entidade autorizada pela administração pública a emitir certificados eletrônicos, e que assume a responsabilidade de garantir a veracidade dos dados dos certificados digitais. A EDICOM é uma Autoridade de Certificação credenciada para a Europa, México e Colômbia.

É um documento assinado eletronicamente por um Provedor de Serviços de Certificação que vincula os dados de verificação de assinatura a um signatário confirmando sua autenticidade.

Um provedor de serviços de certificação como a Edicom identifica a chave pública do certificado com seu proprietário e a torna conhecida por todos aqueles que desejam entrar em contato com ele. A chave privada do certificado só é conhecida por seu proprietário.

Ele permite que as partes de uma comunicação eletrônica sejam identificadas, que informações encriptografadas sejam trocadas para garantir a confidencialidade dos dados e que documentos sejam assinados de forma eletrônica para provar a integridade e a proveniência das informações.

Existem diferentes tipos de certificados dependendo do uso pretendido e do nível de segurança implementado nas comunicações. Existem certificados de assinatura qualificados em um dispositivo seguro que requerem o uso de um dispositivo como um cartão criptográfico, em qual as informações-chave são armazenadas. Há também certificados de software que podem ser reconhecidos ou não, e que podem ser instalados diretamente em um terminal sem a necessidade de cartões criptográficos ou software adicional.

Esse é um certificado que requer o credenciamento da pessoa física ou jurídica perante a autoridade responsável pela emissão do certificado eletrônico. É, portanto, um tipo de certificado em qual a identidade de seu titular é verificada perante a Autoridade de Certificação, responsável perante terceiros pela identidade de seu titular.

Um conjunto de dados associados a uma mensagem que garante a identidade do signatário e a integridade da mensagem.
 

O processo de assinatura é realizado utilizando técnicas de criptografia assimétrica ou de chave pública.

Neste sistema existem 2 chaves: uma chave privada conhecida apenas pelo proprietário do certificado que permite a criptografia de dados. Outra chave pública, que é distribuída e permite a decodificação de dados. Os pares de chaves emitidas funcionam de tal forma que somente as informações criptografadas pela chave privada podem ser desencriptados pela chave pública, e vice-versa.

Assim, as mensagens criptografadas com a chave privada podem ser desencriptados com a chave pública, permitindo a autenticidade e originalidade dos documentos a serem credenciados.

Da mesma forma, os dados encriptados com a chave pública, por só poderem ser desencriptados com a chave privada, garantem a confidencialidade nas comunicações dirigidas ao proprietário do certificado, uma vez que apenas ele possui a referida chave.

É um sistema encriptográfico que permite que os dados sejam encriptados com uma chave, que também deve ser usada para desencriptografá-los.

Envolve o cancelamento de sua validade antes de sua data de expiração. A revogação pode ser solicitada a qualquer momento, e especificamente, quando o titular acredita que suas chaves privadas são conhecidas por outros, entrando em vigor a partir da data efetiva da revogação, declarada ao lado do número de série do certificado em um documento assinado e publicado pela Autoridade de Certificação.

Aumente a segurança de suas comunicações e processos EDI

Por meio de nossos serviços de confiança digital, equipamos nossas soluções de comércio eletrônico B2B com ferramentas que garantem que as mensagens eletrônicas sejam trocadas de forma segura, completa e confidencial.

Soluções tecnológicas que implementam nossos serviços de confiança

Nossos serviços de confiança digital são nativamente integrados com o conjunto de soluções EDI, Fatura Eletrônica ou Conformidade Fiscal que oferecemos a nossos clientes.

Qualquer intercâmbio eletrônico de documentos eletrônicos é realizado por meio da aplicação de mecanismos de criptografia avançados que garantem a integridade e autenticidade dos dados durante todo o processo de transação. A seguir, destacamos algumas das soluções que incluem serviços de certificação eletrônica em maior escala.

 

Serviço de armazenamento eletrônico

EDICOMLta garante a custódia legal dos documentos eletrônicos armazenados na plataforma EDICOM, garantindo sua integridade e autenticidade ao longo do tempo.

  • A EDICOM atua como um terceiro de confiança, concedendo valor probatório aos documentos sob sua custódia.
  • Custódia de acordo com as normas internacionais, tais como o “Conservazione Sostitutiva” (Itália), a “NOM 151” (México) e o Regulamento Europeu 910/2014.

Aprovação de documentos com assinatura eletrônica

EDICOMSignADoc é a solução para gerenciar todos os seus fluxos de aprovação de documentos, sejam eles internos ou tenham de ser aprovados por interlocutores externos, como clientes ou fornecedores. A solução permite a emissão de certificados de provedores de serviços qualificados EDICOM e serviços de assinatura eletrônica, dando maiores garantias legais às provas de aceitação ou rejeição de documentos se estes forem gerados usando processos de assinatura eletrônica.

Assinatura eletrônica em procedimentos fiscais e administrativos

A plataforma EDICOM Global e-Invoicing simplifica os processos de emissão e aceitação de faturas eletrônicas em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados utilizando sistemas de gestão centralizada e que devem ser capazes de tratar esses documentos conforme as leis vigentes em cada país.

Aplicando mecanismos criptográficos como assinaturas eletrônicas, podemos garantir a autenticidade e a integridade do documento ao longo de seu ciclo de vida digital. Esse é um ponto fundamental exigido pela maioria dos status onde o faturamento eletrônico é permitido.

Assinatura eletrônica e carimbo de tempo nas comunicações com as autoridades fiscais

A plataforma EDICOM VAT Compliance simplifica a comunicação com as autoridades fiscais em ambientes multinacionais. É a solução para empresas que operam em diferentes mercados e devem gerir documentos fiscais conforme as leis em vigor em cada país.

A aplicação da assinatura eletrônica e do carimbo temporal eletrônico é necessária nestes processos, pois identifica a pessoa jurídica que envia as informações fiscais e certifica que as informações foram enviadas em um momento específico. Esse é um aspecto fundamental nesses sistemas onde o envio de informações está sujeito a limites de tempo muito específicos.

Acompanhe todas as notícias sobre os serviços eletrônicos de confiança

O que são os Serviços Eletrónicos de Confiança?

Saiba o que são Trusted Services e porque são cada vez mais essenciais para garantir o segurança nas transações eletrônicas

Como funciona o novo sistema de e-Reporting na França

No próximo mês de janeiro, entrará em vigor o novo sistema francês de e-reporting nas empresas.

Portugal torna obrigatória a declaração do arquivo contábil SAF-T

A partir de 2022, os contribuintes portugueses devem declarar eletronicamente o arquivo contábil SAF-T à AT.

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados por meio deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo EDICOM. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, conforme as disposições da política de privacidade.