EDI para o setor de varejo e comércio eletrônico

Automatização completa e integração com todos os seus parceiros a partir de uma única plataforma de comunicações EDI. Otimização da cadeia de abastecimento internacionalmente.

Comunicação eficiente, imediata e segura com todos os seus parceiros

O EDI é um dos principais aliados do setor de distribuição.

Esse setor gere múltiplas transações comerciais como pedidos, avisos de expedição ou faturas eletrônicas, integrando clientes, fornecedores, operadores logísticos e qualquer parceiro envolvido na cadeia de abastecimento.

A amplitude e a profundidade da gama de artigos, a heterogeneidade no perfil de fornecedores e clientes ou a adoção de modelos automatizados para a gestão de estoques são alguns dos fatores fundamentais que fizeram do varejo o setor de maior implantação de tecnologias para a integração de dados.

A EDICOM tem ampla experiência na otimização da Supply Chain a partir de projetos implementados em países de todo o mundo, com todos os tipos de parceiros.

Soluções EDI Varejo especializadas

Descubra o que cada uma das nossas soluções oferece

Quais são suas necessidades?

  • Conectar-se com qualquer fornecedor ou fabricante a partir de uma única plataforma de comunicações

  • Integrar e automatizar no ERP as mensagens trocadas com os meus partners comerciais.

  • Emitir todos os meus pedidos em formato eletrônico, incluindo para os fornecedores que não estão preparados para os receber por EDI.

  • Contar com informações atualizadas dos catálogos de produtos dos meus fornecedores.

Nossas soluções EDI podem ajudar você

  • Conectividade global usando soluções multiprotocolo (serviços web, FTP, OFTP2, AS2, https etc.) e acordos de interoperabilidade.

  • Por meio de soluções EDI que permitem a tradução dos dados de envio para o idioma proprietário do sistema de gestão.

  • Colocando à disposição dos fornecedores um portal web a partir do qual eles possam consultar e transferir os pedidos.

  • Por meio de repositórios eletrônicos de os parceiros podem atualizar as suas referências de forma totalmente automática

Diga-nos do que precisa e iremos ajudar você

Ser capaz de gerir o estoque de forma eficiente e conhecer o estado dos produtos em todo o momento é essencial para satisfazer as necessidades dos clientes.

A EDICOM tem clientes em todo o mundo e é uma parte importante da cadeia de abastecimento em muitos setores para numerosas empresas.

Ficaremos felizes em ajudar.

Somos fornecedores de algumas das maiores empresas do setor varejista

Principais mensagens EDI que ajudam a gerir a sua estratégia omnicanal

Fornece informação sobre um pedido com os detalhes acordados previamente entre o vendedor e o comprador.

Este tipo de mensagem EDI é utilizado para responder a uma ordem de pedido realizada e é uma mensagem previamente acordada entre o fornecedor e o cliente.
Permite verificar a mercadoria enviada pelo fornecedor e conhecer todos os detalhes do pedido.
Utiliza-se no setor EDI de distribuição para confirmar aos fabricantes a chegada de um pedido. Desta forma, reduzem-se gastos ao evitar-se rejeições no pagamento de faturas.

Documento EDI que uma empresa emite aos seus fornecedores para os notificar de um documento de pagamento ou o pedido de uma fatura.

Neste documento inclui-se a informação sobre os produtos vendidos, o preço, números de pedido e a nota de entrega, condições de pagamento, etc.

Significa annoucement of returns, o que se traduz como aviso de devolução.

As instruções para a mensagem de devolução informam se e como se devolvem as mercadorias.

Indica as vendas realizadas por cada cliente em cada ponto de venda.

Por que usar a mensagem DESADV ou "Dispatch Advice"?

Além de permitir uma verificação rápida se a mercadoria a ser recebida corresponde ao pedido de compra, permite que os armazéns planejem a descarga de novos produtos com antecedência, o que acelera o processo de recepção e facilita a otimização do espaço e dos recursos humanos. Isso também tem um impacto positivo no controle de estoque.

O que é o código GS1-128?

É um código de barras, uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos, utilizado por empresas em todo o mundo para identificar de forma única e automática as unidades de expedição (como, por exemplo, uma palete).

Esse código identifica as unidades de expedição e não pode ser lido no ponto de venda. Permite a adição de características e informações relevantes aos produtos ou grupos de produtos. É utilizado em ambientes de armazém para garantir a rastreabilidade e o rastreamento adequado das mercadorias. Com o código GS1-128, pode ser construída uma etiqueta logística que conterá informações da empresa, dados de lote legíveis e código de barras.

A utilização desta etiqueta permite: capturar as principais características associadas à logística e às unidades comerciais, garantir o rastreamento e a rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento e obter maior eficiência operacional nos armazéns e com os operadores logísticos.

Vantagens de poder contar com um sistema EDI no setor de varejo

Aumento das vendas

Aumento das vendas

A eliminação das rupturas de estoque traduz-se em modelos de consumo regulares e estáveis que melhoram o serviço prestado ao cliente e aumentos no número de unidades de produto vendidas no ponto de distribuição.

Rastreabilidade

Rastreabilidade

Graças ao intercâmbio de informações e às mensagens EDI, é possível monitorar os envios e a sua rastreabilidade, para que os interlocutores envolvidos estejam permanentemente a par das informações sobre os produtos e a possam validar.

Menores inventários

Menores inventários

Os estoques de produto ajustados à procura implicam em um menor inventário de mercadorias e de matérias-primas, o que se traduz em melhorias operacionais e de gestão especialmente no caso de mercadorias perecíveis.

Otimização de recursos

Otimização de recursos

Por meio do recurso de menos espaços em armazéns, da disponibilidade de previsão de vendas oportuna, da existência de ordens de fornecimento antecipadas ou da otimização do transporte.

Redução dos prazos

Redução dos prazos

A exatidão na gestão de dados permite uma melhor previsão da procura para garantir a entrega da quantidade correta de produto no momento adequado.

Melhoria dos indicadores

Melhoria dos indicadores

Por meio de inventários reduzidos, do aumento das vendas, da otimização das operações ou da previsão da procura ao longo do tempo. Tudo isso se traduz em aumentos do benefício de contribuição ou previsões ajustadas de tesouraria.

Mais informações sobre o EDI no setor de varejo

Conheça o sistema de faturamento eletrônico no Peru

Conheça o funcionamento do Sistema de Emissão Eletrônica - SEE para faturar eletronicamente no Peru.

Como funciona o Regime de Fatura Eletrônica On-line - FEL da Guatemala

Explicaremos todos os detalhes sobre o novo sistema de faturamento eletrônico FEL.

Estado da fatura eletrônica obrigatória entre empresas na Espanha

Aspetos chave do regulamento técnico da fatura eletrônica entre empresas na Espanha

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

general.form.error.email

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.