Electronic Data Interchange EDI

Gerimos os seus projetos EDI de forma global em qualquer parte do mundo. Quer saber como?

EDI Integrado

Soluções EDI integradas com o seu ERP para a troca de transações comerciais entre fabricantes, varejistas, operadores logísticos e distribuidores.

Portais EDI

Portal EDI para a integração de interlocutores (clientes, fornecedores, consumidores) sem solução de integração de dados.

Serviços geridos EDI

Gestão da sua solução EDI, Integração (onboarding) de fornecedores, suporte à sua comunidade de interlocutores EDI.

Fornecedor EDI global B2B e B2G

Desenvolvemos a nossa própria tecnologia de intercâmbio eletrônico de dados.

Soluções EDI em modo de serviço, usando um modelo de pagamento por utilização que simplificam a implementação e a escalabilidade das suas soluções EDI.

75+
Países com projetos ativos

Projetos ativos em mais de 75 países em todo o mundo.

25+
Experiência

Mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de soluções EDI.

Plataforma EDI Compliance para o Brasil

Fornecedores, varejistas, operadores logísticos, consumidores...etc. Conecte-se com qualquer parceiro da cadeia de distribuição com a tecnologia EDI

EDICOM oferece uma plataforma global capaz de integrar soluções de conectividade EDI (Electronic Data Interchange) com qualquer parceiro no mundo, e com desenvolvimentos específicos que respondem às características da cadeia de abastecimento e de seus parceiros no Brasil.

Uma das principais vantagens do EDI Electronic Data Interchange como sistema de trabalho é que ele automatiza a integração de qualquer tipo de documento comercial no ERP ou Sistema de Contabilidade.

Portanto, a solução EDI oferecida pela EDICOM integra em seu fluxo de comunicação a gestão das transações mais comuns nas operações diárias das empresas no Brasil, tais como envio e recebimento de ordens ou emissão de notas fiscais.

Tudo a partir de uma plataforma EDI centralizada que se conecta diretamente com seu ERP para concentrar em uma única ferramenta a gestão que geralmente está dispersa em dois ou mais sistemas ou procedimentos.

Integração de pedidos

Geração, integração e controle dos pedidos que você administra com seus fornecedores e clientes, tanto na emissão como na recepção. O gerenciamento automático dos pedidos diretamente de seu ERP aumenta a garantia de disponibilidade do produto para o consumidor final.

Solução integrada de EDI

Portal do Cliente EDI

Integração com os Marketplaces

Integração de notas de entrega

O gerenciamento eletrônico dos documentos de transporte permite verificar se os dados correspondem ao pedido, garantindo assim a geração correta da fatura eletrônica para completar um fluxo comercial eletrônico, automático e livre de erros com operadores logísticos e distribuidores.

Solução integrada de EDI

Solução CRP

Portal do Fornecedor EDI

Integração de Documentos Fiscais

A troca de mensagens com clientes e fornecedores é completada pelo processamento de documentos tais como NF-e, NFS-e ou CT-e. Nossa plataforma inclui soluções específicas para a emissão e recepção desses documentos, aplicando os controles exigidos pela SEFAZ e pelas diversas prefeituras do país.

Portal DF-e (Documentos Fiscais eletrônicos)

Portal de Publicação de Faturas

Portal EDI do Fornecedor

Soluções de conformidade fiscal para o Brasil e América Latina

Com nossas soluções de faturamento eletrônico você pode automatizar o ciclo completo de troca de transações que ocorre em uma relação comercial na cadeia de abastecimento, controlando a entrega e o recebimento em seu sistema contábil de um documento crítico para a sustentabilidade empresarial, como pagamentos e cobranças.

As soluções EDICOM automatizam a adaptação de seus sistemas com ferramentas de transformação de dados e soluções de comunicação específicas, adaptadas às exigências fiscais das Administrações Públicas e Fiscais dos países onde sua empresa está presente.

Clientes que contam com os nossos serviços

Descubra o EDIWIN, nosso plataforma EDI

EDIWIN é o software desenvolvido pela EDICOM para gerenciar todas as comunicações EDI por meio de telas simples de entrada de dados. Neste vídeo explicamos suas funcionalidades e alguns dos processos transacionais mais comuns que ele pode realizar. Nossa solução está em constante evolução para oferecer a nossos clientes uma melhor experiência para o usuário. Por esta razão, apresentamos um projeto funcional da aplicação web, 100% adaptado ao fluxo de comunicações que as empresas descrevem em suas operações diárias.

Vigilância, monitoramento e gestão da sua plataforma EDI SaaS

Externalize completamente a gestão da sua plataforma EDI com um fornecedor internacional com mais de 25 anos de experiência.

A externalização em um fornecedor de alcance global como a EDICOM dos recursos tecnológicos associados à sua plataforma de comunicações EDI B2B, e a delegação dos procedimentos de gestão necessários para a sua manutenção, asseguram uma constante atualização e um funcionamento ideal das comunicações comerciais, logísticas e fiscais com os seus parceiros públicos ou privados.

Certified EDI Service

Serviço EDI certificado

Asseguramos a máxima qualidade na prestação dos nossos serviços SaaS por meio de certificações internacionais que avalizam a qualidade e os protocolos com que prestamos os nossos serviços.

ISO 27001 | ISO 20000 | ISAE 3402

EDI Cloud Computing Platform

EDI Cloud Computing Platform

A EDICOM disponibiliza uma infraestrutura tecnológica de máxima segurança, permanentemente monitorada (24x7) e atendida por profissionais de dedicação exclusiva que asseguram que a sua solução esteja sempre disponível.

International Support Center

International Support Center

Um técnico da EDICOM atua como operador da sua Plataforma EDI SaaS, administrando todos os seus parâmetros de gestão como um usuário avançado do seu sistema de comunicações EDI.

Principais coberturas do serviço EDI SaaS da EDICOM

Por meio dos nossos serviços para a gestão delegada da sua plataforma EDI, um técnico especializado da EDICOM atua como seu operador dedicado, resolve todos os alarmes produzidos, notificando pontualmente o cliente sobre as incidências e as medidas adotadas para manter a sua solução sempre atualizada e operacional.

 

  • Administração e monitorização do sistema.

  • Controlo do nível de disponibilidade dos dados.

  • Resolução de incidências.

  • Faturação eletrónica. (Gestão de certificados, parametrização da plataforma, testes com os interlocutores).

  • Gestão da conectividade com Redes de Valor Acrescentado externas (gateways).

  • Fornecimento de informação precisa aos interlocutores internos e externos.

  • Manutenção global da instalação.

  • Atualização da carteira de interlocutores da sua plataforma.

  • Incorporação de clientes na Faturação Eletrónica (carregamento de certificados, configuração da caderneta de endereços, teste de comunicação e formato, etc.).

  • Adaptação da plataforma.

  • Revisão das interfaces e especificação das alterações a realizar para fomentar melhorias. (não inclui o desenvolvimento de modificações e novas interfaces).

  • Realização dos testes de intercâmbio de mensagens até à implementação de novos intercâmbios de mensagens EDI (novos interlocutores, novas mensagens).

  • Vigilância da vigência das conexões com os seus interlocutores EDI.

  • Análise dos documentos com demora excessiva no processo de transferência.

  • Análise de possíveis incidências por demora excessiva no processo de receção de documentos.

  • Confirmação da correta receção no destino de todos os documentos enviados.

  • Confirmação do correto tratamento de todos os documentos recebidos para assegurar a sua integração no ERP do cliente.

  • A EDICOM submete o seu software e serviços EDI a rigorosas auditorias de segurança de forma permanente.

  • A metodologia para a auditoria baseia-se no padrão internacional OWASP (Open Web Application Security Project).

  • Com o objetivo de localizar debilidades de segurança realizam análises de vulnerabilidades e testes de intrusão internos e externos na infraestrutura, serviços e aplicações web da EDICOM.

  • Estas atividades são realizadas por uma equipe de auditores independentes.

Gestão de grandes projetos EDI Internacionais

Especialistas de diferentes nacionalidades atuam de maneira coordenada para oferecer uma gestão centralizada por meio do seu Project Manager, aplicando as nossas próprias metodologias concebidas pelo SCRUM e o KANBAN.

Asseguramos tempos mínimos de implementação trabalhando sobre uma planificação definida por ambas as equipes de trabalho (cliente e EDICOM) por meio da colaboração ativa das pessoas envolvidas.

Cada projeto é estudado e personalizado segundo as necessidades dos clientes, embora algumas fases-chave costumem ser:

  • Análise da informação.

  • Desenvolvimento das mensagens: Fluxos de integração e provas.

  • Configuração dos ambientes.

  • Configuração das comunicações.

  • Integração com o Sistema Interno do Cliente.

  • Coordenação do projeto de migração de parceiros.

  • Prova e validação dos diferentes fluxos de informação.

  • Desenvolvimentos de controle de negócio.

  • Configuração dos perfis de usuário da plataforma.

  • Formação dos usuários.

  • Implementação e acompanhamento.

  • Documentação do projeto.

Em qual setor sua empresa opera?

Desenvolvemos soluções verticais EDI e de Fatura Eletrônica adaptadas ao seu setor produtivo.

 

Soluções EDI para o Setor de Saúde

A nossa solução para o setor da saúde possibilita a conexão de hospitais, farmácias, laboratórios ou qualquer outro tipo de fornecedor da administração pública portuguesa.

Nossas soluções automatizarão a troca de pedidos de compra, avisos de remessa ou faturas eletrônicas com qualquer hospital.

Soluções EDI para fornecedores e varejistas

A capacidade de manter toda a cadeia de abastecimento conectada determina a diferença entre as empresas que são competitivas e as que não são. O EDI Electronic Data Interchange é a tecnologia que permite que fornecedores, varejistas e distribuidores transmitam todos os tipos de transações comerciais em tempo real, sem falhas, sem erros humanos e com sistemas que automatizam a gestão das relações comerciais entre os parceiros.

EDI para a cadeia de abastecimento e operadores logísticos

No comércio global de hoje, é crucial dispor de mobilidade. As mercadorias devem ser entregues no momento certo e no lugar indicado. O EDI é a resposta para o setor de logística. Com a utilização de padrões eletrônicos, todas as empresas na cadeia de abastecimento falam a mesma língua. As redes de comunicação (VAN) permitem a troca de informações de forma segura e com entrega garantida. A cadeia já está sincronizada para a troca de documentos eletrônicos.

Soluções EDI Setor Automotivo

O setor automotivo é uma das áreas de negócios com maior experiência no campo do intercâmbio eletrônico de dados.

O impulso de sistemas de trabalho como o Just In Time exigiu sistemas que permitam uma rápida integração de todas as empresas vinculadas à cadeia de abastecimento, envolvendo desde os maiores e mais experientes fornecedores de primeiro nível até um crescente número de empresas sediadas em países emergentes, com capacidades tecnológicas muito diferentes.

Perguntas frequentes sobre EDI Electronic Data Interchange

A natureza padronizada dos documentos é o que essencialmente diferencia o EDI de outros sistemas de troca de informações. Os pedidos, notas de remessa, notas fiscais, inventários, listas de preços etc., podem ser trocados eletronicamente entre os diferentes parceiros com o uso de uma linguagem comum que permite a integração em qualquer sistema informatizado.

EDI, ou Electronic Data Interchange (Intercâmbio eletrônico de dados), permite a troca de documentos padronizados entre os sistemas informáticos de quem participa numa relação comercial, adaptando-se a vários setores conforme as necessidades concretas de comunicação das empresas. Você tem dúvidas sobre o seu projeto EDI concreto?

Desde a criação da linguagem EDIFACT pela ONU/CEFACT, o intercâmbio eletrônico de dados tem como premissa estender o uso dessa tecnologia a todos os setores industriais em qualquer lugar do mundo. Sem restrições e sem barreiras que dificultem a adoção da tecnologia EDI. O segredo são os padrões abertos e disponíveis para qualquer empresa.

As soluções Web EDI implementam um ambiente on-line que permite aos emissores das mensagens gerar as suas transações por meio de telas de introdução de dados onde se registra manualmente as informações que compõem as estruturas de dados a serem enviados.

A implementação dessas soluções costuma ser rápida e econômica, não sendo necessário mais do que um navegador para acessar um ambiente privado e seguro a partir do qual é possível gerir as transações EDI B2B enviadas e recebidas.

Essas soluções integram-se com o seu sistema de gestão, automatizando o processamento das suas mensagens EDI a partir dos registros gerados diretamente no ERP.

Automatizar as comunicações entre sistemas de gestão não costuma requerer grandes desenvolvimentos. Normalmente, um software instalado na sua rede interna permite abrir as conexões entre o seu sistema interno e a solução EDI, automatizando o envio de cada mensagem sempre que existir um novo documento a enviar. De igual modo, essas comunicações automatizam-se sempre que se receber uma transação de um interlocutor EDI para a sua integração no nosso sistema de informação.

Os sistemas EDI implementam uma solução concebida para a integração de dados entre dois ou mais sistemas de informação de forma automática. O EDI baseia-se em três elementos básicos:

Idioma padrão: O intercâmbio de eletrônicos de dados eletrônica requer um idioma padronizado, compartilhado por emissor e receptor. Existem diferentes padrões para a construção de documentos EDI como EDIFACT, X12, XML...

Software EDI: O emissor e o receptor devem dispor de uma solução EDI com que construir e gerir as mensagens, conforme o padrão acordado.

Rede de comunicações: Os intercâmbios EDI requerem sistemas de comunicações seguros e adaptados às peculiaridades de transações dessa natureza. Existem diferentes opções, embora as mais difundidas sejam as VAN, ou Redes de Valor Acrescido. Trata-se de redes privadas de comunicações com altos níveis de segurança, controle e monitoramento, concebidas especificamente para tratar documentos dessa categoria.

Dependendo do volume de transações e parceiros a gerenciar a partir de sua plataforma EDI, pode ser necessário destinar determinada quantidade de recursos para administrar e manter seus aplicativos EDI a tempo parcial, ou até mesmo completo, para grandes projetos de integração.

Existem, entretanto, diferentes serviços de externalização que o dispensam de parte ou toda a gestão associada à manutenção de sua plataforma EDI. Assim, por meio de nossos serviços de Outsourcing, Onboarding de parceiros ou IPM (Integral Partner Management), você poderá levar a delegar totalmente à EDICOM a administração e gestão de sua solução EDI, não sendo necessário destinar recurso algum de sua própria empresa.

Embora a sua aparência tenha algumas semelhanças com os clientes de e-mail típicos, o EDI não utiliza o mesmo sistema de trabalho nem os mesmos protocolos de comunicação. As mensagens EDI não são desenvolvidas para serem enviadas por pessoas, mas por máquinas.

Assim, a forma pela qual uma mensagem chega ao seu destino deve estar implícita na própria estrutura dos dados da mensagem. Esqueça os e-mails de seus clientes ou fornecedores e comece a utilizar termos como GLN (Global Location Number).

Um interlocutor EDI é uma das partes integradas em um projeto de intercâmbio eletrônico de dados. Normalmente, tem o papel de cliente ou fornecedor, embora se possam também integrar operadores logísticos e outros perfis para participar em um projeto EDI B2B2G.

Os interlocutores EDI podem requerer determinadas especificações às empresas a integrar no seu fluxo de comunicações B2B. Essas especificações materializam-se em regras que se aplicam a guias de mensagens EDI e que devem ser consideradas pelos interlocutores a serem integrados, e que se referem normalmente à obrigatoriedade de fornecer certos dados relevantes como o número de ordem de compra, dados de desconto a nível de cabeçalho, linha ou legenda de fatura etc.

A sigla GLN corresponde ao conceito “Global Location Number” (Número de localização global) e forma um código que permite identificar uma localização física ou virtual. O objetivo desse código é identificar uma localização única que será utilizada nas comunicações EDI para definir os pontos de envio e recepção de produtos.

O EDI se baseia no intercâmbio de mensagens eletrônicas com uma estrutura compartilhada por emissor e receptor. Essas estruturas de dados são geradas a partir de padrões como EDIFACT, X12, XML, ou UBL, que são mantidos e desenvolvidos por órgãos supranacionais que garantem sua vigência e universalidade. O sistema EDI garante o intercâmbio fluido de qualquer documento comercial com seus parceiros, independentemente de sua nacionalidade ou setor de atividade.

Blog EDI da EDICOM

A Grécia implementará a guia de remessa eletrônica para rastrear mercadorias em tempo real

O documento de transporte eletrônico permitirá saber, em tempo real, a origem e o destino de um produto

Automatização do Processo Procure-to-Pay (P2P) com soluções EDI

Otimize seu ciclo Procure-to-Pay com o Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI), desde o pedido até o pagamento final

Sérvia: Projeto de lei sobre o sistema de transporte eletrônico obrigatório

A Sérvia publicou um projeto de lei para introduzir guias de remessa eletrônicas obrigatórias

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

general.form.error.email

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.