Sistema de Comprovantes de Pagamentos Eletrônicos no Peru - CPE
A SUNAT do Peru regulamentou a figura do OSE (Operador de Serviços Eletrônicos) que é tecnologicamente responsável pela validação dos “Comprobantes de Pago Electrónicos - CPE” antes de declará-los à SUNAT.
Esse é um sistema similar ao utilizado no México que deixa a validação das faturas eletrônicas nas mãos de terceiros de confiança. Nossa plataforma de conformidade para a América Latina está alinhada com as exigências legais da SUNAT no que diz respeito ao processo de emissão, validação e declaração de todos os seus “Comprobantes de Pago Electrónicos”.
Soluções fiscais e de conformidade digital na Colômbia
Na Colômbia, somente fornecedores de tecnologia que são legalmente certificados pelas autoridades administrativas competentes (DIAN - Dirección de Impuestos y Aduanas Nacionales) podem fornecer serviços de faturamento eletrônico.
A fim de oferecer uma solução de faturamento eletrônico com garantias de integridade e autenticidade das informações, a EDICOM é credenciado pelo DIAN como Fornecedor de Tecnologia de Faturamento Eletrônico e também como Entidade de Certificação Digital credenciada pela ONAC para a emissão de certificados digitais.
Sistema de Faturamento Eletrônico On-line - FEL Guatemala
Sob o nome de Regime de Faturamento Eletrônico Online, a Guatemala definiu um modelo obrigatório para emissão, envio, certificação e armazenamento de faturas, notas de crédito e débito e outros documentos autorizados.
O contribuinte que precisa emitir faturas eletrônicas na Guatemala precisa ter os serviços de uma Certificadora autorizada. A Certificadora é um Provedor de Tecnologia Autorizado pelo Serviço de Administração Tributária da Guatemala para validar e certificar os DTE (Documentos Fiscais Eletrônicos) gerados pelo emissor.
Sistema de Recibos Digitais de Impostos pela Internet (CFDI)
A figura do PAC (Provedor Autorizado de Certificação) é aquela que concede validade fiscal às faturas eletrônicas no México. É por isso que o sistema CFDI exige que o emissor contrate um Provedor de Certificação Autorizado para validar o processo de emissão de faturas.
O PAC certifica e registra o Selo Eletrônico nas faturas e declara a fatura eletrônica perante o Serviço Mexicano de Administração Tributária. A EDICOM é um dos principais emissores de selos fiscais no México e foi o primeiro Fornecedor Autorizado de Certificação PAC credenciado no país.
Sistema de Faturamento Eletrônico do Panamá – SFEP
O Sistema de Fatura Eletrônica do Panamá tem uma série de requisitos de controle fiscal definidos pela Direção-Geral de Impostos do país. Assim, os emissores de notas de crédito eletrônicas, notas de débito ou faturas de crédito eletrônicas necessitam dos serviços de um Provedor Autorizado Qualificado - PAC, que fornece garantias fiscais ao documento eletrônico.
O PAC valida o documento eletrônico e aplica uma autorização de uso e o declara ao DGI para seu posterior envio ao seu destino.