Croácia: Obrigatoriedade de faturamento eletrônico com a Administração Pública
A Croácia é um dos países que, em 2019, aderirá ao uso obrigatório da fatura eletrônica com a Administração Pública. A partir de 1º de julho, todas as faturas deverão ser enviadas eletronicamente para as entidades públicas do país.
O governo criou uma plataforma central chamada Servis eRačun za državu, operada pela agência financeira Fina, que está conectada a todas as administrações públicas. A plataforma receberá todas as faturas eletrônicas endereçadas a entidades públicas.
A conexão direta com a plataforma é realizada via Peppol. O Fina é um ponto de acesso, ou access point, da Peppol capaz de se comunicar com qualquer outro ponto de acesso da Peppol, como o EDICOM.
As faturas eletrônicas enviadas por meio do Peppol não exigem a incorporação de uma assinatura eletrônica, mas aquelas enviadas por meio de outro procedimento devem aplicá-la.
O governo croata enfatiza que a fatura eletrônica beneficiará as empresas nos seguintes aspectos:
- Economia no processamento de faturas devido à automação do processo,
- Melhor uso dos recursos humanos e aumento da produtividade,
- Pesquisa e armazenamento rápidos de documentos.
Além disso, o governo acredita que o faturamento eletrônico obrigatório para as administrações públicas incentivará a expansão do faturamento eletrônico para as empresas do setor privado.
Com a adesão da Croácia ao e-Procurement obrigatório, já são vários os países aos quais as empresas precisam se adaptar. Na EDICOM, podemos ajudá-lo a automatizar o envio de suas faturas para as administrações públicas europeias em qualquer país, de forma rápida e fácil. Atuamos como seu fornecedor único na relação com as administrações públicas por meio de um HUB desenvolvido para extrair as informações do seu ERP de forma transparente, gerar a fatura no formato exigido, conectar-se por meio do protocolo necessário e enviar as faturas ao órgão correspondente.
EDICOM participates in GOV2EU Project (2016-EU-IA-0096). Supporting public entities to adopt EU Standard on electronic invoice for cross-border transactions.