Transformação digital

A digitalização como fator chave para promover as práticas de Governança Corporativa

Corporate Governance

Em uma época em que os avanços tecnológicos permitem um desenvolvimento acelerado, as empresas devem ser ágeis e dinâmicas para responder rapidamente às exigências do mercado.

O mundo digital está evoluindo tão depressa que se tornou uma necessidade para as empresas assumir um papel ativo na gestão da sua transformação digital. A globalização está mudando o panorama empresarial, agregando uma camada de complexidade normativa.

Consequentemente, esta natureza mutável do ambiente empresarial dificulta o Corporate Governance – o bom governo das sociedades – e representa um desafio para os conselhos de administração e os gestores de alto nível que pretendem manter-se a par dos novos riscos e oportunidades que surgem todos os dias.

Índice de conteúdos [Esconder]

O que significa Corporate Governance?

O Corporate Governance, ou governo das sociedades, também conhecido como governança corporativa, governança e governo societários, é o sistema que estabelece as políticas e procedimentos de uma organização para governar as suas atividades comerciais. Geralmente, refere-se à estrutura e às práticas de gestão de uma empresa, incluindo os deveres e responsabilidades dos executivos.

Porque o governo das sociedades é importante?

Porque foi concebido para assegurar a viabilidade a longo prazo de uma empresa. Nesta era moderna, o governo das sociedades converteu-se em uma parte essencial da forma como as empresas são geridas, dado que os investidores pretendem saber como os responsáveis estão cuidando do seu investimento.

Quais são os objetivos do Corporate Governance?

Os principais objetivos do governo das sociedades são aumentar a prestação de contas e a transparência, promover o bom comportamento e reduzir as más condutas, identificar os riscos e mitigá-los adequadamente, estabelecer um quadro de gestão de riscos eficaz dentro da empresa, proteger os interesses dos acionistas por meio da composição e as habilidades adequadas do conselho de administração.

Resumindo, focar as decisões da empresa segundo as suas responsabilidades, direitos e obrigações. Isso inclui o conselho de administração, a gerência, os acionistas e outras partes interessadas.

Como a digitalização influi no Corporate Governance

Na era atual, o governo das sociedades deve combinar tecnologia, conhecimento e processos para impulsionar a transparência nas organizações e permitir que as empresas respondam de modo eficiente.

Nesse sentido, as ferramentas digitais desempenham um papel crucial para os Conselhos de Administração, pois permitem uma comunicação mais fluida, eficaz e segura a partir de qualquer lugar do mundo e em tempo real.

A importância da segurança dos dados

A segurança dos dados é um dos pilares essenciais de qualquer Corporate Governance. As filtragens de dados podem provocar uma perda de confiança na capacidade de uma empresa para conservar a informação de forma segura e protegida.

Embora a digitalização tenha proporcionado muitas vantagens novas no mundo dos negócios, também gerou novos desafios de segurança.

Isso é uma preocupação para muitas empresas. Por esse motivo, as corporações modernas devem ter canais de comunicação e ferramentas para compartilhar dados de um modo seguro.

O potencial dos conselhos de administração para tomar melhores decisões fica comprometido quando carecem de canais de comunicação eficientes e seguros.

Por esse motivo, as ferramentas devem ser extremamente seguras e devem estar protegidas contra ciberataques externos e acessos não autorizados por parte de pessoas alheias à empresa.

A digitalização ajuda a melhorar o bom governo das sociedades

A digitalização está mudando rapidamente a forma como as empresas fazem negócios. Os membros do conselho de administração devem ter uma compreensão clara sobre as consequências da digitalização na sua empresa, indústria e sociedade.

Por isso, para assegurar que tenham as capacidades adequadas, eles devem participar em iniciativas de transformação digital em uma etapa precoce.

O Conselho de Administração foi evoluindo de um órgão assessor formal para desempenhar um papel mais ativo na empresa. À medida que a missão do Conselho evolui para incluir interações mais frequentes e rápidas, também devem evoluir os seus processos.

Com o fim de proporcionar aos membros um acesso rápido a informações atualizadas, o Conselho está se digitalizando.

Definitivamente, o intercâmbio de informações aumenta a agilidade das empresas, o que lhes permite responder rápida e eficaz às mudanças.

Vantagens de digitalizar o Corporate Governance

A digitalização tem muitas vantagens, como poder armazenar uma grande quantidade de informações em um espaço reduzido, poder acessá-las a partir de qualquer parte do mundo e poder compartilhá-las com qualquer pessoa em tempo real.

A era digital foi uma revolução; agora, as tarefas administrativas que costumavam demorar dias ou semanas podem ser completadas em questão de minutos.

A digitalização permite que os líderes possam trabalhar de forma mais eficaz, com processos mais eficientes e dados relevantes, deixando para trás a concorrência e aproveitando novas oportunidades com a ajuda da tecnologia adequada. Desse modo, consegue-se um bom governo das sociedades.

Por exemplo, a EDICOMSignADoc é uma solução de aprovação de documentos com assinatura digital que permite converter os trabalhosos e lentos processos de aprovação de documentos em algo telemático e eficiente. Esses tipos de soluções gera comprovantes dos processos de aprovação que, com os oportunos serviços de confiança e as medidas de segurança adequadas, podem ser utilizados mediante solicitação de terceiros como instrumento comprobatório.

Ou seja, otimiza os processos de gestão, agiliza a comunicação entre as partes envolvidas e oferece transparência e certeza sobre as ações realizadas para outorgar conformidade aos documentos intercambiados com clientes, fornecedores, funcionários ou acionistas.

Além disso, a digitalização pode ter um efeito positivo na segurança da gestão interna da empresa.
O nosso mundo está cada vez mais digitalizado, sendo recorrente que usuários e empresas disponibilizem informações sigilosas e críticas em serviços alojados na chamada “nuvem”. Este cenário trouxe o aparecimento de novas ameaças mas, ao mesmo tempo, a adoção de uma consciência sobre a importância de proteger aspectos como a privacidade, a integridade e a veracidade das informações armazenadas.

A EDICOMLta, o serviço de armazenamento de longa duração da EDICOM, conta com os mais altos padrões de segurança em conformidade com as normas internacionais ISO e acreditações outorgadas pela Comissão Europeia, a Secretaria da Economia Mexicana ou a ONAC da Colômbia. Este serviço garante o acesso seguro e confidencial aos dados e documentos guardados, outorgando-lhes valor comprobatório mediante solicitação de terceiros graças aos comprovantes que o Prestador de Serviços de Confiança EDICOM gera a partir do momento em que são armazenados para assegurar a sua integridade.

Aplicações práticas da digitalização no Governo das Sociedades

O Governo das Sociedades define-se mediante boas práticas para aumentar a transparência nas relações da organização com todos os seus públicos.

As ferramentas digitais agilizam definitivamente a implementação desses tipos de medidas. Os comprovantes ou vestígios que a interação por meios telemáticos gera contribuem para esclarecer os acordos alcançados com as pessoas e organizações vinculadas à empresa, reduzindo os tempos de resposta a clientes, fornecedores e funcionários.

Uma dessas aplicações práticas afeta a gestão das faturas recebidas. A implementação de serviços específicos para automatizar a integração destes documentos, em combinação com soluções de aprovação das faturas, agiliza o seu tratamento e melhora a relação com os fornecedores e credores. Além de permitir guardar cada fatura juntamente com as ordens de compra associadas ou os comprovativos da sua aprovação, fornece segurança e transparência a todo o processo de gestão de contas a pagar.

A liderança digitalizada melhora a eficiência do Governo das Sociedades

A liderança digitalizada é o futuro da liderança e gestão. É o novo caminho a seguir.

Simplifica a tomada de decisões e os processos de trabalho. Também ajuda os gestores a realizar uma análise de desempenho mais eficaz e a assumir riscos calculados por meio da análise da retroalimentação e outros dados.

Este processo de tomada de decisões e gestão digital e tecnológica facilitou a burocracia e melhorou a eficiência da empresa.

Embora tomar uma decisão empresarial possa ser difícil e demorar muito tempo, com a contribuição da gestão digital e tecnológica, o processo foi muito facilitado.

Agora há várias ferramentas digitais disponíveis que melhoram a eficiência do Corporate Governance.

El liderazgo digitalizado mejora la eficiencia del Gobierno Corporativo

El liderazgo digitalizado es el futuro del liderazgo y la gestión. Es el nuevo camino a seguir.

Simplifica la toma de decisiones y los procesos de trabajo. También ayuda a los gerentes a realizar una revisión de desempeño más eficaz y a asumir riesgos calculados mediante el análisis de la retroalimentación y otros datos.

Este proceso de toma de decisiones y gestión digital y tecnológica ha facilitado el papeleo y mejorado la eficiencia de la empresa.

Aunque tomar una decisión empresarial puede resultar difícil y llevar mucho tiempo, con la ayuda de la gestión digital y tecnológica, el proceso se ha facilitado mucho.

Ahora hay una variedad de herramientas digitales disponibles que mejoran la eficiencia del Corporate Governance.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Transformação digital

Compliance as a Service (CaaS): o que é e como aproveitá-lo

O Compliance as a Service é um serviço na nuvem que permite às organizações terceirizar e automatizar seu cumprimento

Ferramentas e tecnologia para a gestão de grandes projetos EDI

Tecnologia e metodologia colaborativa para a gestão ágil de grandes projetos EDI com alcance internacional

Deloitte e EDICOM anunciam aliança estratégica

Essa parceria combina a ampla experiência em consultoria da Deloitte com os serviços tecnológicos da EDICOM.