Como enviar faturas em PDF legalmente
Devido à transformação digital acelerada causada pela crise sanitária de 2020, muitas empresas não têm condições de enviar faturas em papel para seus clientes. A maioria das empresas que continuam a usar faturas em papel, o fazem porque parte de sua base de clientes não possui recursos técnicos para receber documentos comerciais automaticamente por meio de EDI.
Tabela de conteúdos [Esconder]
Conheça o Business@Mail
As empresas enfrentam o desafio de fazer chegar as faturas a todos os seus clientes de forma digital, segura e legal. Algo que pode ser especialmente complexo quando se trata de clientes finais cujo único meio de comunicação é o e-mail. Para resolver este problema, criou-se o Business@Mail, uma plataforma de comunicação que permite a publicação e envio de faturas eletrônicas em pdf de forma automática, segura e com validade jurídica.
O Business@Mail integra-se com sua solução EDI e com seu ERP automatizando o envio de 100% das suas faturas para todos os seus clientes.
O Business@Mail oferece várias opções de acordo com as necessidades do seu negócio e as características dos seus clientes, permitindo a comunicação EDI das suas transações comerciais com 100% dos seus interlocutores.
Integrado com o ERP da sua empresa, por meio da nossa solução EDI, as faturas são traduzidas para um formato estruturado, publicando também uma representação visual em PDF no Business@Mail para consulta dos clientes sem solução de integração de dados.
Sempre que uma nova fatura é disponibilizada aos clientes no portal Business@Mail, os clientes são notificados por meio de um e-mail que permite o acesso direto para consulta, download e impressão.
O Business@Mail gerencia a publicação e o armazenamento de faturas com assinatura eletrônica, constituindo uma solução ajustada à legislação em vigor em cada caso.
O serviço de Assinatura Delegada da EDICOM também simplifica o processo de assinatura eletrônica de faturas. Por meio desse serviço, os clientes autorizam a EDICOM a assinar os documentos em seu nome, evitando assim a gestão e manutenção de certificados eletrônicos ou dispositivos de assinatura.
Como funciona o envio automatizado de faturas em PDF
- O emissor gera 100% de suas faturas de acordo com seus processos habituais, transferindo os dados para EDICOM.
- O software EDI da EDICOM realiza a transformação dos dados e reconhece os destinatários de cada fatura.
- As faturas endereçadas a clientes sem solução de intercâmbio eletrônico de dados são publicadas no Business@Mail.
- O cliente é notificado por e-mail num e-mail que inclui um link para a fatura publicada para consulta, download ou impressão.
Controle total do status de suas faturas
Os emissores poderão saber a todo momento o status de suas faturas eletrônicas. Graças a um sofisticado sistema de reconhecimento, você pode controlar a rastreabilidade de todo o processo:
- Avisos de publicação da fatura na plataforma.
- Agradecimentos por consulta, download ou impressão de documentos.
- Reconhecimento do número de documentos publicados que não foram consultados.
- Avisos enviados sem solicitar resposta.
Todos os reconhecimentos também podem ser integrados ao sistema de cobrança do cliente, otimizando o processo de controle de cada documento de cobrança por meio do ERP do emissor.
Uma solução com vantagens tanto para as empresas e como para os clientes
O Business@Mail é uma solução que oferece múltiplas vantagens tanto para empresas que necessitam de eliminar a entrega em papel das suas faturas, como para clientes que não dispõem de soluções EDI para a recepção de documentos empresariais. Com o Business@Mail você não só poderá enviar faturas em PDF, mas qualquer outro documento comercial que precisar.
Junte-se aos milhares de clientes que utilizam o Business@Mail, a solução sem papel que facilita a digitalização das empresas, otimizando os seus recursos e melhorando a comunicação com os seus clientes.
Ao usar o Business@Mail, ambas as partes se beneficiam ao tornar o processo de envio e recebimento de faturas muito mais eficiente.
Vantagens para empresas
- Envio de documentos EDI para 100% dos seus interlocutores.
- Redução dos custos de gestão e envio de faturas em papel.
- Automação de todo o processo de cobrança.
- Redução dos tempos de emissão, entrega e cobrança.
- Rastreabilidade total do status das mensagens.
Vantagens para clientes
- Notificações via e-mail de recebimento de faturas.
- Visualização, consulta e impressão de documentos comerciais em pdf.
- Conservação legal eletrônica de documentos durante o período legalmente estabelecido.
- Acesso livre.
- Manuseio simples e intuitivo.
- Ambiente habilitado para receber documentos de vários editores.
Envio automático de faturas em PDF para o e-mail dos seus clientes
A ferramenta também suporta o envio de faturas em pdf diretamente para os e-mails dos clientes.
Esta opção não permite controlar a rastreabilidade dos estados que uma fatura percorre desde o seu envio até à sua consulta final pelo cliente.