Electronic Data Interchange - EDI,  Faturamento eletrônico

Chaves para otimizar a gestão de contas a pagar

contas a pagar

Em um cenário tão heterogêneo e onde nem todas as empresas estão ao mesmo nível de desenvolvimento digital, quais são as chaves para otimizar a gestão de contas a pagar? 

A gestão de contas a pagar é uma das funções dos departamentos de contabilidade com um processo mais entediante. Trata-se de uma parte delicada da relação da empresa com os seus fornecedores, pois os tempos de cobrança são tão importantes para o fornecedor como para o cliente é a entrega do produto ou serviço no prazo estabelecido. A digitalização e a automatização das contas a pagar poupa tempo, aumenta a eficiência financeira da empresa e reforça as relações de confiança entre clientes e fornecedores.

A implementação de uma solução para digitalizar e automatizar as contas a pagar oferece muitas vantagens e significa um só inconveniente: as reservas em relação à mudança nos processos internos das empresas, especialmente nas organizações que ainda não apostaram na digitalização. 

Para superar as reservas em relação à mudança – tanto internas como externas – é essencial analisar o processo que envolve a gestão de contas a pagar, da efetuação da ordem de compra até a efetuação do pagamento da fatura, do ponto de vista de recursos e tempos, sem descartar erros, perdas de documentos etc., que ocorrem facilmente nos processos manuais.

Quais problemas derivam da recepção de faturas de fornecedores? 

Lidar com um elevado volume de documentos físicos de diferentes fornecedores significa fazer face às dificuldades derivadas da sua gestão. Desde que se emite a ordem de compra até se efetuar o pagamento, geram-se diferentes documentos (guias de remessa, faturas), que devem ser processados manualmente. Esta parte do backoffice pode envolver vários departamentos (compras, contabilidade) que devem receber, comparar, registar, transferir etc. as faturas. Em todo esse processo há que assumir:

  • Erros. A gestão manual aumenta sempre a probabilidade de cometer erros no que diz respeito à automatização.
  • Tempos mais longos.
  • Disparidade de formatos, canais de comunicação, dados das faturas e compliance. 
  • Armazenamento. Toda a documentação deve ser armazenada corretamente em formato digital, tratando-se de faturas em PDF, por exemplo, ou físico. Isso também implica tempo, espaço e gastos em papel. 

Como otimizar a gestão de contas a pagar?

A tecnologia facilita a otimização dos processos de gestão internos das empresas. Sobretudo, todas as soluções criadas a partir de EDI (Electronic Data Interchange) permitem a digitalização e automatização dos fluxos de informações e documentos. No caso das contas a pagar, a tecnologia baseada no intercâmbio eletrônico de dados simplifica e agiliza uma gestão complexa. 

Para iniciar a mudança de gestão das contas a pagar para uma solução digital é recomendável:

  • Analisar a situação atual e avaliar as vantagens da mudança em termos quantitativos e qualitativos.
  • Contar com um fornecedor tecnológico especializado que ofereça soluções adequadas que integrem os diferentes fluxos de trabalho e os agentes que interagem no ecossistema da empresa.
  • Apostar em soluções tecnológicas escaláveis que facilitem a evolução segundo as necessidades da empresa.
  • Realizar pedagogia junto dos fornecedores, pois alguns podem ser pequenas empresas com um baixo volume de faturas que não dispõem de uma solução integrada para o intercâmbio eletrônico de dados e veem com reservas a ferramenta. Neste ponto é muito importante transmitir as vantagens da otimização de contas a pagar por meio de soluções digitais. 

Portal de fornecedores para a automatização da gestão de contas a pagar

A EDICOM desenvolveu o Portal de fornecedores para a automatização da gestão de contas a pagar. Trata-se de uma solução centralizada e escalável para a recepção de faturas de fornecedores em diversos países conforme os requisitos legais e por meio de um único ambiente de gestão. Esta ferramenta é válida tanto para fornecedores com solução EDI como para os que não dispõem de uma solução integrada. 

A plataforma permite a publicação automática das ordens de compra que são geradas no ERP da empresa. Os fornecedores são notificados por e-mail, sendo informados de que eles têm documentos pendentes para rever. Após acessarem a plataforma, eles podem ver, imprimir e transferir os pedidos, além de poderem gerar e enviar as faturas pelo mesmo canal, integrando-se no ERP da empresa receptora. 

Funcionamento do portal de fornecedores: da ordem de compra ao pagamento de faturas

Em apenas 15 minutos, os nossos especialistas em compliance demonstram como funciona a solução Portal de Fornecedores da EDICOM para automatizar a recepção de faturas em diversos países da América Latina. Baixe nosso webinar (em espanhol), preenchendo o seguinte formulário, para conhecer uma solução com a qual cumprirá suas obrigações fiscais de forma ágil e simples.

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve entrar na empresa Você deve digitar um número de telefone Você deve inserir uma descrição Você deve inserir sua posição Aceite as condições

Benefícios do Portal de fornecedores 

Melhoria da eficiência da gestão de contas a pagar graças à automatização de cada fase e respetiva simplificação:

  • Automatização do envio de pedidos. Enviar uma ordem de compra já não requer gerar uma representação visual do pedido para o seu envio por e-mail ou por fax. Basta registrá-la no ERP para que instantaneamente seja publicada no portal e notificada aos fornecedores.
  • Simplifica o processo de emissão da fatura eletrônica porque se utilizam os mesmos dados da ordem de compra.
  • Automatização da recepção de faturas. Não é necessário receber as faturas por correio convencional. Nem sequer por e-mail. Não é necessária transferi-las, abri-las e registrá-las no seu sistema de gestão. Os seus fornecedores indicam o pedido a faturar, registram os dados-chave não incluídos na ordem e, automaticamente, recebem uma fatura que é integrada na sua gestão.
  • Rastreabilidade de todo o fluxo de compra-venda. O processo de cassação é muito mais simples, com a geração das faturas a partir das ordens de compra publicadas no portal
  • Simplifica a apreciação da fatura com a ordem de pedido para a sua integração automática na aplicação de contas a pagar.
  • Compliance. Geração dos documentos em conformidade com os requisitos legais e técnicos de cada país. A plataforma incorpora serviços de assinatura digital, assim como de custódia legal dos documentos durante o período de tempo legalmente estabelecido.
  • Economia de custos. A redução dos tempos de resposta, a eliminação de erros e do uso de papel… As vantagens obtidas resultam num aumento da eficácia das suas operações e, consequentemente, numa maior produtividade que reduz os custos da sua gestão de compras.

Em suma, os aspetos-chave para otimizar a gestão de contas a pagar são:

  1. Uma solução tecnológica adequada e escalável capaz de integrar fornecedores com e sem solução EDI.
  2. Avaliar as vantagens e os benefícios de implementar uma nova solução.
  3. Ser didático junto dos fornecedores para que contemplem a ferramenta como uma vantagem e não como uma tarefa acrescida à gestão de faturas.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrônica: projeto FATOORAH

O projeto da fatura eletrônica na Arábia Saudita se chama FATOORAH e foi implementado no âmbito das relações B2B, B2C e B2G

Novos requisitos na declaração do transporte de mercadorias no México

Complemento para o transporte de mercadorias denominado Carta Porte (Nota de remessa).

A Malásia introduz o faturamento eletrônico: modelo CTC com validação prévia

Modelo obrigatório de faturamento eletrônico CTC na Malásia a partir de agosto de 2024