Electronic Data Interchange - EDI

O meu ROI (Retorno do Investimento) com o EDI

O meu ROI (Retorno do Investimento) com o EDI

Expert post : Rémy Tamalet

 

O EDI, essa tecnologia do passado que continua sendo a tecnologia do futuro. Poderíamos pensar que este modo de intercâmbio que surgiu nos anos 70 nos Estados Unidos seria substituído por algo mais normalizado, consensual e simples. A verdade é que não é, o EDI continua em jogo e grande parte das transações de muitas empresas do CAC 40 baseia-se em fluxos de EDI.

Imaginemos a história de uma pequena empresa que se tornou grande graças ao EDI.

Tudo começou com Hamza e o seu computador em 2001. Hamza tinha alugado um armazém para guardar o equipamento e as ferramentas que importava da Ásia. Identificou uma gama única que pretendia fabricar na França, com o seu toque pessoal.

Em 2003, chegou o primeiro pedido de um gigante do setor da bricolage e, mais tarde, um segundo pedido.

Em 2007, graças ao crescimento e à contratação, a pequena empresa converteu-se em uma próspera PME e acelerou a sua informatização por meio da instalação de um ERP para facilitar a gestão de todo o ecossistema: gestão da produção, fornecimento, pedidos de clientes, RH, contabilidade etc. Este ERP permitiu à PME agilizar os seus processos e obter enormes aumentos de produtividade.

Só faltava uma peça chave para Hamza: uma tecnologia compatível com o seu ERP que permitisse comunicar diretamente com os seus clientes de forma diferente do correio eletrônico e do intercâmbio de arquivos Excel, .CSV ou proprietários. Estamos falando, é claro, do EDI. 

Graças a este novo modo de comunicação, Hamza encontraria a maneira de acelerar os intercâmbios comerciais com os seus clientes e otimizar a sua produtividade. Como? Integrando os pedidos dos clientes no seu sistema ERP, enviando aos seus clientes avisos de recepção e confirmação do pedido recebido, enviando a informação dos estoques disponíveis, recebendo diariamente o feedback das vendas dos seus clientes etc.

Este é o ponto forte do EDI: o fluxo de informação chega instantaneamente e é enviado de ERP para ERP. Foi o fim das folhas de cálculo Excel, dos e-mails e das confirmações telefônicas.

Em 2008, Hamza decidiu investir em uma plataforma de EDI SaaS. A solução Ediwin da EDICOM veio-me imediatamente à mente. E ele escolheu a Ediwin! Com a Ediwin, Hamza deu um salto considerável e conseguiu impor esta tecnologia em diferentes departamentos da sua empresa:

  1. Vendas: recepção de pedidos em EDI e transmissão de dados das mercadorias.
  2. Produção: Envio e recepção de informação sobre os estoques em tempo real.
  3. Logística: envio de informação de envio e entrega a tempo e melhoria da qualidade da informação.
  4. Finanças: implantação do EDI fiscal para os fluxos de faturas EDI. Eliminação do fluxo de faturas em papel com a adoção da fatura EDI e o envio de faturas assinadas em PDF.

2 anos após a implementação da solução Ediwin, o retorno do investimento ultrapassou 80%:

  • Os pedidos chegam diretamente ao sistema ERP e não há possibilidade de se perderem.
  • As quantidades solicitadas pelos clientes estão disponíveis porque têm informação sobre os estoques.
  • As previsões de pedidos futuros são otimizadas, recebendo informação diária sobre as vendas.
  • Os prazos de pagamento aceleram graças ao envio de faturas por EDI.

O EDI também permitiu à empresa de Hamza ganhar credibilidade perante os grandes grupos, dado que estão muito interessados em utilizar esta tecnologia com os seus novos fornecedores.

Se, como ele, considera que a sua empresa alcançou a maturidade necessária para passar para o EDI, contate a EDICOM. Teremos muito gosto em ajudar a adotar o modo EDI que melhor se adapta à sua organização.

Rémy Tamalet
Rémy Tamalet
Global Account Manager in EDICOM

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

As 10 fases para a migração de uma plataforma EDI

Milhões de mensagens, milhares de interlocutores, centenas de integrações… migrar toda a sua plataforma EDI é possível e...

Estratégias para melhorar o crescimento e a escalabilidade de clientes em uma solução EDI

Saiba como otimizar o crescimento de clientes em uma solução EDI de modo escalável.

Romênia: sistema RO e-Transport para transporte de mercadorias

A partir de 1º de julho 2024, entra em vigor a obrigatoriedade do RO e-Transport para todos os transportes internacionais