Integration Platform as a Service - iPaaS

O que é um iPaaS e por que sua empresa precisa dele?

Integration Platform as a Service

O iPaas (Integration Platform as a Service) é uma plataforma tecnológica na nuvem que integra os diferentes aplicativos e seus dados gerados em uma empresa. 

A importância dessa tecnologia está relacionada a superação das realidades que ocorrem entre os ecossistemas de negócios, como a fragmentação de informações e o uso de sistemas na nuvem e localmente. O desenvolvimento da cloud computing a torna uma ferramenta voltada para o futuro ao serviço, de um cenário mais versátil e competitivo do que o on-premise.

O iPaas parte de um ambiente de dispersão e isolamento:

  • Aplicações: distribuídas em diferentes departamentos da empresa, internas e externas, e específicas para cada área de negócio.

  • Ambientes: no local e na nuvem, que dão origem ao gerenciamento de aplicativos do local ou através de sistemas SaaS (Software as a Service).

  • Informação: que, em última instância, vem de diferentes fontes de diferentes aplicativos.

O iPass enfrenta:

  • Diferentes níveis de atualização de software de gerenciamento.
  • Sistemas legacy, ou seja, tecnologia legada (equipamentos e aplicativos), às vezes obsoletos, mas contendo informações relevantes para a empresa.
  • Diversos fornecedores.
  • Estruturas e interfaces distintas.

A fragmentação do ecossistema de negócios é o resultado natural no processo de evolução tecnológica da empresa: novas necessidades que foram atendidas através de novos programas e serviços oferecidos por diferentes fornecedores. Em suma, converge uma tecnologia variada, que em muitos casos coexiste com sistemas legados, hospedados em servidores da própria empresa. Para isso, devemos acrescentar a globalização dos mercados e a internacionalização das empresas, que multiplicam os desafios e tornam mais necessária a tecnologia que ajude a enfrentar os desafios.

Com tudo isso, como funciona o iPaas?

Um processo de integração de aplicativos envolve uma série de processos básicos que permitem que vários aplicativos dispersos compartilhem informações e o mantenham sincronizado.

O que é esse processo? A plataforma de integração se comunica com os diferentes aplicativos para extrair os dados. Por meio do processo de mapeamento, ele transforma os dados no formato dos aplicativos de destino e os integra.

Vantagens iPaas

  1. Acessibilidade. Um iPaas é caracterizado por ter uma interface web acessível a partir de qualquer lugar através de uma conexão à internet.
  2. Conectividade. Realiza a comunicação entre as principais aplicações de mercado de diversos tipos como, VMI, ERP ... etc., para os bancos de dados mais comuns (SQL, MySQL, ORACLE) e para arquivos de texto e protocolos como OData e ODBC.
  3. Atualização constante. Além disso, essa conectividade deve ser garantida com a incorporação de novos conectores que permitem que os usuários padronizem, tanto quanto possível, futuros processos de integração.
  4. Integração de comunicações cloud2cloud e localmente. O iPaas permite integrar soluções e dados que vêm de dentro e de fora da organização, de ambientes virtuais e ambientes locais.
  5. Agilidade na implementação do sistema que não requer instalação de software ou aquisição de servidores.
  6. Acesso a informações em tempo real entre sistemas. Essa vantagem favorece a tomada de decisões em tempos mais eficientes, resolvendo incidentes rapidamente, melhorando os tempos de resposta com os clientes, etc.
  7. O iPaas oferece para as empresas várias vantagens adicionais: a manutenção da infraestrutura, atualizações e licenças são de responsabilidade do prestador de serviços; e custos mais baixos em comparação com os sistemas anteriores de integração no local, EAI (Enterprise Application Integration). Soluções instaladas localmente que estabelecem conectividade por meio de ferramentas e arquiteturas complexas, permitindo a integração de dados e processos.

Sua empresa precisa de um iPaas?

  • Sim, se você apostar em sistemas de gerenciamento na nuvem: IaaS (Infraestrutura como Serviço), SaaS (Software como Serviço) e PaaS (Plataforma como Serviço).
  • Sim, se você desejar conectar informações de aplicativos on-premise e cloud2cloud.
  • Sim, se no momento em que você optou pelo EAI (Enterprise Application Integration), o sistema de integração de aplicativos que precede o desenvolvimento das plataformas iPaaS atuais, e deseja superar desvantagens como o alto custo econômico e um longo período de tempo para sua implementação.
  • Sim, se você realmente quer romper com o cenário atual e mais comum em ambientes de negócios, com base no isolamento de aplicativos e dados, e dar lugar a um cenário ideal caracterizado pela integração de serviços e aplicativos que favorecem a automatização de novos processos e a disponibilidade de dados de diferentes fontes em tempo real, que, analisados, são um recurso importante para as empresas.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Integration Platform as a Service - iPaaS

Principais desafios que um CSC deve enfrentar no Brasil

Analisamos quais são os principais desafios dos Centros de Serviços Compartilhados (CSCs).