O que são as tecnologias SaaS?
SaaS (Software as a Service) é um sistema de serviços de software em nuvem. Com essa modalidade, o usuário acessa os aplicativos contratados de terceiros pela internet. O software não está fisicamente instalado nas dependências do cliente. Tanto as aplicações como os dados do usuário, são hospedados em um servidor externo.
O modelo SaaS faz parte do conceito mais amplo de sistema cloud computing, serviços e estruturas hospedadas na nuvem como plataformas, aplicativos de computador, armazenamento de arquivos ou programas, todos acessíveis pela internet.
Esta modalidade de serviço em nuvem pode ser complementar ou alternativa à modalidade local, onde a infraestrutura e os programas são instalados nos servidores e dispositivos locais da empresa.
Vantagens do SaaS
- Redução de custos. O serviço em modo SaaS representa um investimento com uma rentabilidade superior à tradicional compra de licença e instalação do software, derivada de outras vantagens notáveis como atualizações, manutenção ou escalabilidade do serviço.
- Escalabilidade. Trabalhar com aplicações em modo SaaS permite expandir os serviços com novas soluções que melhoram ou complementam o serviço, bem como maior capacidade de armazenamento, dependendo das necessidades da empresa.
- Segurança. Os provedores de SaaS garantem a segurança dos dados das empresas que utilizam esses tipos de soluções. Normalmente, são plataformas credenciadas por diversas certificações e que garantem a integridade e confidencialidade das informações por contrato por meio de mecanismos como criptografia ou assinatura digital.
- Acessibilidade. O modo de gerenciamento SaaS permite o acesso às aplicações de qualquer lugar e de qualquer usuário devidamente identificado.
- Manutenção e atualizações. As soluções em modo SaaS contam com manutenção e atualizações permanentes que garantem seu bom funcionamento e evitam que se tornem obsoletas em pouco tempo como acaba acontecendo no modo local.
Um exemplo da modalidade de serviço em nuvem são as soluções EDI (Electronic Data Interchange) oferecidas pela EDICOM por meio do sistema SaaS.
Este tipo de gestão implica na contratação de um terceiro com todos os recursos de hardware e software necessários para iniciar e manter um projeto de comércio eletrônico B2B. O prestador de serviços assume ainda a manutenção de toda a infraestrutura tecnológica necessária para garantir o funcionamento ideal das aplicações.
Neste ambiente de gestão, a EDICOM oferece a solução EDICOM B2B Platform. Um ambiente tecnológico com software de desenvolvimento próprio, hardware em permanente atualização, sistemas de comunicação e serviços de gestão que permite a troca eletrônica de dados comerciais entre empresas.
Como funciona a EDICOM B2B Platform?
Todo o processo de EDI fica na nuvem, nada é instalado localmente e o usuário não precisa se preocupar em instalar nada. A implementação da plataforma e sua manutenção são realizadas pelo provedor de nuvem.
Através da EDICOM B2B Platform você tem acesso a soluções EDI para faturamento eletrônico, soluções colaborativas de CRP / VMI, sincronização de dados de produtos, sistemas de troca de informações financeiras XBRL, serviços de assinatura eletrônica etc.
Você só precisa de uma conexão com a Internet para acessar um ambiente seguro que permite ao cliente operar com todos os aplicativos e ferramentas que fazem parte da sua solução.
As soluções EDICOM estão integradas ao sistema de gestão interno de gestão ou ERP, através de protocolos seguros para a transferência de arquivos entre o seu ERP e a EDICOM Platform. Essa integração facilita o rápido processamento e transformação de estruturas de dados multiformatos para a integração total dos documentos eletrônicos enviados e / ou recebidos com o sistema de gestão.
O processamento de grandes volumes de transações entre empresas é realizado sem intervenção humana, de forma rápida e eficiente, sem alterar processos internos.
Garantias de operação ininterrupta – Service Level Agreement
As soluções instaladas nos servidores da EDICOM garantem um funcionamento ininterrupto por meio de monitoramento técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Oferece a prestação de um serviço de suporte ao usuário no esclarecimento de dúvidas e ocorrências através de um atendimento personalizado em até 7 idiomas diferentes.