Quais países trocam faturas eletrônicas por meio da Peppol

e-invoicing peppol

Embora o Peppol tenha sido inicialmente concebido pela União Europeia para facilitar o comércio transfronteiriço entre empresas e órgãos públicos da própria União, devido à sua vantagem em termos de interoperabilidade e telecomunicações tornou-se um modelo de sucesso e está a ser utilizado fora da UE.

O sistema Peppol permite às empresas enviar e receber encomendas, faturas eletrônicas, notas de entrega etc., independentemente do país onde se encontrem.

As empresas que utilizam este sistema também beneficiam de um conjunto unificado de padrões para troca de dados. Cada dia mais países aderem à rede para enviar e receber as suas faturas eletrônicas, como também outros documentos.

Quais países trocam faturas eletrônicas por meio da Peppol?

Atualmente, existem membros do OpenPeppol em 38 países no total (31 países na Europa mais Austrália, Canadá, Japão, México, Nova Zelândia, Singapura e EUA).

Com a Peppol, as empresas na Europa podem facilmente trocar documentos por meio das fronteiras. É uma rede única para todo o continente, e não para cada país, por meio da qual os documentos são partilhados de forma padronizada.

Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Suécia, Itália, Polônia, Noruega, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Áustria, Islândia, Grécia, Portugal, são alguns dos países europeus que pertencem à rede Peppol.

Reino Unido

A troca eletrônica de documentos entre o Serviço de Saúde Britânico e os seus fornecedores deverá ser realizada de forma padronizada por meio de Access Points ligados à rede Peppol.

França

A França está a implementar a fatura eletrônica obrigatória, que estará disponível por meio de um portal próprio denominado Chorus Pro, que funcionará com dois tipos de sistemas, sendo um deles o Peppol.

Dinamarca

Os países escandinavos estão na vanguarda do faturamento eletrônico na Europa.

A Dinamarca, juntamente com a Suécia, a Finlândia e a Noruega, foram pioneiras na incorporação de faturas eletrônicas nas suas instituições públicas, mesmo antes da chegada das diretivas europeias sobre esta matéria.

O seu sistema nacional de faturamento eletrônico está ligado à Peppol, para permitir que fornecedores estrangeiros troquem documentos com órgãos públicos dinamarqueses seguindo estas normas. 

Noruega

Os órgãos públicos na Noruega exigem faturas eletrônicas aos seus fornecedores desde julho de 2012, embora utilizem o seu próprio sistema e sigam as especificações da Peppol.

Suécia

Desde Novembro de 2014, as entidades governamentais suecas têm-se ligado à rede Peppol para promover os contratos públicos. Embora inicialmente fosse voluntário, a partir de 2018 tornou-se obrigatório.

Irlanda 

A troca de faturas eletrônicas com órgãos públicos na Irlanda deve ser feita por meio da rede Peppol, uma vez que não dispõe de outra plataforma a nível nacional.

Holanda

Também na Holanda, desde janeiro de 2017, todos os fornecedores que trabalham com o Setor Público Holandês devem enviar faturas no formato Peppol. 

Áustria

O governo austríaco não exige, mas permite, a recepção de documentos via Peppol por meio de um Ponto de Acesso.

Itália

Em algumas regiões de Itália, o sistema Peppol foi implementado para transações relacionadas com contratos públicos.

Bélgica

Embora possua plataforma própria, está integrada à rede Peppol para faturas eletrônicas.

Alemanha

Tudos estados federais optaram por trocar as faturas eletrônicas das suas administrações públicas por meio do PEPPOL.

Cingapura

O país asiático tornou-se o primeiro país fora da Europa a aderir à rede Peppol.

Singapura escolheu a infraestrutura e a rede de padrões Peppol para implementar o faturamento eletrônico em todo o país.

Em janeiro de 2019, ativou o faturamento eletrônico e pontos de acesso e prestadores de serviços certificados começaram a oferecer conectividade de rede e soluções de faturamento eletrônico.

O governo de Singapura pretendia abrir as portas para um mercado global, melhorar a competitividade das empresas e promover a digitalização no ambiente B2B.

Austrália e Nova Zelândia

Pouco depois, em Fevereiro de 2019, a Austrália e a Nova Zelândia anunciaram a adopção do quadro Peppol para o faturamento eletrônico.

Ambos os países criaram autoridades Peppol independentes em Outubro de 2019 e estão trabalhando em conjunto para criar um ambiente de negócios contínuo.

A abordagem comum à faturamento eletrônico é mais um passo na transformação digital de ambas as economias e no aproveitamento das oportunidades que proporciona em um mercado global.

Japão

A EIPA (Electronic Invoicing Promotion Association) anunciou que analisará os padrões Peppol e espera criar um padrão japonês para faturas eletrônicas.

A EIPA apela ao governo para que crie um sistema que eduque e promova a utilização da faturamento eletrônico para as empresas. Se possível, eles esperam que o processo possa ser acelerado para facilitar o cumprimento da lei pelas empresas.

Esta parceria incentiva as empresas a utilizarem software de faturamento eletrônico que suporte o PEPPOL até outubro de 2022.

EUA

O BPC, juntamente com a Reserva Federal, está a liderar a criação de um sistema padronizado de troca electrónica de documentos nos Estados Unidos. A iniciativa visa estabelecer um modelo de faturamento eletrônico e criar uma rede de troca de documentos semelhante à rede Peppol que surgiu no mercado europeu.

O sistema proposto baseia-se na troca de faturas eletrônicas por meio de um Modelo de Rede de Quatro Cantos, no qual os documentos eletrônicos são enviados e recebidos por meio de pontos de acesso (Access Points) que conectam os usuários da rede. Todas as empresas são remetentes e destinatários. Eles se conectam uma vez para trocar muitos. 

Qual é a função dos pontos de acesso?

Para acessar o Peppol você deve fazê-lo por meio do Ponto de Acesso (AP), ou seja, para se comunicar e trocar mensagens pela rede você deve fazê-lo de um Ponto de Acesso para outro.

Tanto os remetentes quanto os destinatários devem acessar a rede a partir de um AP.

Pontos de Acesso são pontos certificados pela associação OpenPeppol que utilizam protocolos e formatos de documentos padronizados e aplicam algoritmos de assinatura eletrônica aos documentos.

OpenPeppol é uma associação internacional composta por membros dos setores público e privado.

Essa associação é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das especificações Peppol, componentes básicos e seus serviços e implementação em toda a Europa.

Os pontos de acesso são responsáveis ​​pelo compartilhamento de arquivos.

Essa tecnologia possibilita que as pessoas se comuniquem por meio de registros rápidos e seguros de mensagens trocadas por meio de criptografia. Ele usa certificados digitais criptografados para o destinatário.

EDICOM é ponto de acesso Peppol

EDICOM hat es sich zur Aufgabe gemacht, den internationalen Informationsaustausch für große Unternehmen zu erleichtern.

Dies geschieht unter anderem durch die Zertifizierung als Peppol Access Point, der Dokumente in Peppol-Normen und -Standards konvertiert, damit sie den Empfänger optimal und sicher erreichen.

Die internationale E-Invoicing-Plattform garantiert die Vernetzung und Interoperabilität in einem globalen Kontext und ermöglicht den Austausch elektronischer Rechnungen, die an die Gesetze der einzelnen Länder angepasst sind.

Die EDICOM-Lösung für die Zusammenarbeit mit Peppol ist international anerkannt und hat Kunden in ganz Europa.
EDICOM ist ein Peppol Access Point in Spanien, Italien, Singapur und den Vereinigten Staaten.