Electronic Data Interchange - EDI,  Transformação digital

Conheça a tecnologia por trás da nossa plataforma EDI

software EDI SaaS

Por meio de um modelo SaaS, ou “Software as a Service”, os fornecedores de serviços tecnológicos como a EDICOM, colocam à disposição das empresas aplicações informáticas, tais como as plataformas EDI, instaladas em data centers remotos.

Este modelo SaaS implica que os usuários acedam às mesmas por meio da Internet, normalmente com um simples navegador web, a partir do qual é possível administrar, gerir, configurar e monitorar a sua solução integrada de intercâmbio eletrônico de dados.

As aplicações EDI operacionais na nuvem, de um modo geral, foram concebidas para se integrarem com o sistema de gestão ou ERP da empresa cliente. Isso implica o estabelecimento de sistemas de comunicações que permitam a transferência de dados entre o sistema de gestão e a solução SaaS EDI para um intercâmbio constante e automático dos documentos enviados e recebidos.

Para poder aproveitar ao máximo as vantagens de um serviço EDI no modo SaaS, é necessário que a tecnologia na qual se desenvolve ofereça segurança no processamento e tratamento das informações e garanta a disponibilidade ininterrupta do serviço.

 

Quais são as tecnologias utilizadas para desenvolver o nosso software EDI SaaS?

 

Angular JS

O desenvolvimento da interface web do nosso software EDI baseia-se na tecnologia de AngularJS. AngularJS (comummente chamado Angular.js ou AngularJS 1), é um framework de JavaScript de código aberto, mantido pela Google, utilizado para criar e manter aplicações web de página única.

Spring framework

A linguagem de programação do nosso software EDI é Java. Spring é um framework para o desenvolvimento de aplicações e contentor de inversão de controle, de código aberto para a plataforma Java.

MySQL

O banco de dados onde residem os dados da nossa plataforma EDI é gerida por MySQL. MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Oracle Corporation e é considerado o banco de dados open source mais popular do mundo, principalmente para ambientes de desenvolvimento web.

Hazelcast

Para administrar os acessos ao banco de dados da plataforma EDI, contamos com a ferramenta Hazelcast. Denominado in-memory data grid, o Hazelcast permite compartilhar diferentes estruturas de dados de forma distribuída com uma escalabilidade flexível e cómoda (gestão de filas, bloqueios, memória distribuída etc.).

Elasticsearch

O mecanismos de indexação que utilizamos na nossa plataforma EDI baseia-se em Elasticsearch. É um servidor de pesquisa baseado em Lucene. Fornece um mecanismo de pesquisa de texto completo, distribuído e com capacidade de multilocatários com uma interface web RESTful e com documentos JSON.

Kibana

No âmbito das nossas políticas de vigilância 24x7 utilizamos ferramentas como o Kibana para o monitoring e analítica dos logs, rendimento de aplicações e para otimizar a gestão dos alertas.

SonarQube

Medição de vulnerabilidades baseadas no padrão internacional OWASP (Open Web Application Security Project) e em ferramentas avançadas de medição, como o SonarQube.

CI/CD suportado em Gitlab

CI/CD é um método de distribuição frequente de aplicações aos clientes, utilizando a automatização nas fases de desenvolvimento de aplicações. O processo de integração e distribuição contínuas incorpora a automatização e a supervisão permanentes em todo o ciclo de vida das aplicações, desde as fases de integração e teste até às de distribuição e implementação.

Na EDICOM, desenvolvemos os nossos projetos EDI suportados por esta tecnologia e metodologia para a verificação de erros, testes e medição da qualidade.

Em apenas 3 minutos de vídeo, mostraremos as capacidades do nosso software EDI

Então, porquê escolher o software EDI da EDICOM?

A nossa solução EDI SaaS, evolui constantemente para oferecer aos nossos clientes segurança, escalabilidade e rastreabilidade nas comunicações B2B com os seus parceiros.

A solução EDI da EDICOM, servida em modo SaaS, funciona como uma plataforma multissetorial, multipadrão e multiprotocolo, que se integra, por meio de EDICOMiPaaS, com qualquer ERP no mercado (SAP, Oracle, Navision etc.). Estamos a falar de uma solução global robusta e escalonável para se adaptar às especificidades de qualquer projeto EDI.

Além do intercâmbio transacional clássico num fluxo comercial B2B, o EDIWIN permite o envio e a recepção de faturas eletrônicas a nível internacional com qualquer organização pública ou privada, respeitando as legislações em vigor, assim como o gerenciamento de fluxos de e reporting. Desta forma, permite centralizar todas as transações comerciais de uma empresa numa única plataforma B2B2G.

Outras vantagens que podem ser encontradas no nosso software EDI

 

Dashboard personalizado

Potente painel de comando com indicadores dinâmicos de desempenho da plataforma. Podemos personalizar os gráficos com parâmetros diferentes, tais como a data, o tipo de mensagens etc.

Adaptação a dispositivos móveis (Responsive Design)

Todas as informações contidas nos documentos são facilmente acessíveis. Os menus contextuais tradicionais que dificultam a experiência de usuário em dispositivos móveis são eliminados.

Navegação intuitiva

A navegação pela aplicação é totalmente amigável. O acesso às funcionalidades concentra-se em dois ambientes claramente identificados. Um ambiente de gestão avançada de usuários e um ambiente para a gestão eficiente dos documentos.

Edição assistida de formulários

O nosso software EDI incorpora ferramentas inteligentes que ajudam o usuário a identificar e editar documentos com erros ou a construir novos documentos de forma ágil.

Melhor experiência de usuário

O design da interface gráfica de usuário é concebido com um critério 100% funcional. A aplicação proporciona um ambiente visual simples e amigável que se adapta à realidade e à linguagem que os usuários utilizam na sua operação diária.

Consulta ágil de documentos

Os documentos são o núcleo da solução. Por isso, centralizámos todas as opções de pesquisa de documentos por meio de uma potente ferramenta que incorpora vários parâmetros para uma consulta personalizada.

Visualização em tempo real

Plataforma analítica integrada para a gestão de projetos end-to-end desde a coleta de informações, passando pelo tratamento e pela análise de dados, até à sua representação visual.

 

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

EDICOM reconhecida pela EcoVadis como empresa sustentável

A maior referência em auditorias de sustentabilidade, a EcoVadis, certifica a EDICOM com uma das qualificações mais ...

O modelo Peppol 4-corner e 5-corner Peppol CTC

O Peppol é um sistema interoperável de intercâmbio de documentos eletrônicos difundido no mundo inteiro

Automatização de processos EDI com parceiros

Como automatizar processos com clientes e fornecedores que não contam com soluções de intercâmbio eletrônico de dados (EDI)