Transformação digital

Como aplicar a análise de dados na tomada de decisões de negócios

análise de dados

Atualmente, são muitas as empresas que utilizam a análise de dados para aproveitar ao máximo as informações disponíveis e melhorar as suas estratégias de negócios.

Quando se fala de análise de dados, costuma-se utilizar o termo big data, fazendo referência à compilação, gestão e análise de um grande volume de dados que, pelo seu tamanho e complexidade, supera as capacidades de processamento das ferramentas tradicionais.

A análise de dados, se usada de forma adequada, constitui uma vantagem competitiva face a outras empresas do setor, pois permite às organizações identificar novas oportunidades e aproveitar os seus conhecimentos para tomar decisões estratégicas.

Os programas de data analytics estão evoluindo ao ritmo do avanço da transformação digital das empresas. 

Apesar da complexidade que pressupõem, qualquer empresa pode aproveitar suas vantagens com uma metodologia adequada.

Neste artigo compartilhamos algumas dicas sobre como aplicar a análise de dados na tomada de decisões de negócios.

O que é a análise de dados ou data analytics?

A análise de dados (AD) consiste em inspecionar uma série de dados para detectar tendências e extrair conclusões sobre a informação disponível.

Isso é feito com software especializado em transformar a informação em potentes ferramentas de visualização para maximizar a estratégia na tomada de decisões.

O último objetivo da análise de dados é impulsionar o rendimento empresarial.

Tomada de decisões baseada na análise de dados

Para tomar decisões baseadas na análise de dados é necessário assegurar que a informação disponível esteja bem organizada, seja precisa e facilmente interpretável.

O primeiro passo é criar um procedimento padrão de integração dos dados por meio de diferentes fontes que provêm tanto de dentro como de fora da organização.

Depois de automatizar esta primeira fase, chega o momento de supervisionar e analisar os valores obtidos.

Isso faz-se através de painéis interativos concebidos especificamente para que a análise de dados seja visual e intuitiva, oferecendo a possibilidade de compreender a informação de uma forma clara e rápida.
Além disso, este sistema extrai dados em tempo real, o que permite uma análise mais precisa.

O uso dos dados para orientar a tomada de decisões na estratégia da empresa é conhecido como «data-driven decision-making» ou tomada de decisões com base em dados.

Vejamos algumas etapas desta metodologia

Definição do problema

Em primeiro lugar, é necessário conhecer o estado inicial da situação e, se existir algum problema, identificá-lo claramente.

Para tal, devemos fazer perguntas como: Qual é o cenário ideal desta análise? Qual é o problema atual?

Preparação dos dados

Uma vez identificado o problema, é necessário compreender que dados é preciso analisar para melhorar a situação ou resolver o problema.

Neste caso, algumas perguntas que podem ajudar são: Que dados é preciso recolher para resolver este problema? Como se podem obter esses dados?

Processamento dos dados

Uma vez obtidos os dados necessários, o passo seguinte é processá-los e prepará-los para a sua análise posterior. Nesta fase é importante questionar que informação é relevante e qual deve ser eliminada, ou seja, realizar uma depuração de todos os dados para obter a informação realmente útil para o seu objetivo. 

Análise dos dados para gerar conhecimento

Por fim, chega-se na etapa da análise de dados, para explorar o problema e encontrar possíveis soluções. Nesta fase devemos dar resposta aos dados fornecidos pela informação sobre o problema e de que modo esse conhecimento nos ajuda a resolver o problema. 

Implementação da análise e modelos

Chega o momento de implementar a análise realizada e as decisões tomadas com base nos dados obtidos.
Ou seja, definir um objetivo (o que é preciso resolver), delinear a estratégia (como será resolvido), determinar as táticas (quais ações devem ser realizadas) e escolher as métricas-chaves que servirão para analisar os resultados.

Armazenamento de dados

Por fim, a última etapa consiste no armazenamento eletrônico de todas essas informações úteis resultantes do processamento e da análise de dados.

Pode utilizá-las nesse mesmo momento ou posteriormente, conservando-as ao abrigo da legislação da proteção de dados.

Conclusão: a análise de dados é essencial para tomar boas decisões

A elevada concorrência existente no mercado obriga as grandes empresas a recorrer à análise de dados para melhorar a sua capacidade de decisão.

Hoje em dia, armazena-se uma grande quantidade de informações, o que permite usar a inteligência artificial para a geração de relatórios e painéis que facilitam a procura de soluções, que têm como derradeiro objetivo otimizar a rentabilidade do negócio.

Por meio de técnicas de data analytics é possível interpretar a informação em bruto para detectar tendências ou descobrir revelações que servirão para a tomada de decisões, para alcançar o êxito nos negócios.

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Desafios digitais perante a hiperfragmentação dos mercados

A internacionalização representa desafios para as empresas, que devem adaptar-se a um contexto cada vez mais complexo

Business Intelligence: 5 fatores-chave para a implementação na sua empresa

O que é Business Intelligence e quais são os principais benefícios da sua implementação na sua organização

A digitalização como fator chave para promover as práticas de Governança Corporativa

O governo das sociedades deve combinar tecnologia, conhecimento e processos para impulsionar a transparência nas empresas