Electronic Data Interchange - EDI

O papel do EDI na digitalização do setor de saúde

O papel do EDI na digitalização do setor de saúde

O intercâmbio eletrônico de dados (EDI) tem registado progressos notáveis ​​o setor farmacêutico e de saúde nos últimos anos, tornando-se parte do quotidiano dos principais fornecedores do setor e dos seus clientes, privados e públicos. 

Na área da saúde, o EDI não se limita às mensagens transacionais mais comuns, ele também permite a transferência de informações vitais sobre pacientes, reclamações ou informações relacionadas com seguros-saúde, entre outras.  

O objetivo deste artigo é esclarecer o que implica o uso do EDI, seu funcionamento no contexto da saúde e os benefícios e vantagens inerentes ao uso de ferramentas EDI na área da saúde.

Índice: [Esconder]

Como o EDI ajuda o setor de saúde?

A complexidade da cadeia de suprimentos no setor da saúde, dada a diversidade de agentes e a gestão de uma extensa variedade de produtos, acentua a necessidade de precisão e eficiência em todos os processos. O uso de informações desatualizadas ou incorretas pode gerar custos adicionais na gestão da cadeia de suprimentos e causar discrepâncias entre os dados geridos pelos laboratórios e pelas farmácias.

Nesse contexto, dois fatores críticos na gestão em saúde são o imediatismo, uma vez que os pacientes necessitam de atendimento sem demora, e a segurança das informações, considerando a alta confidencialidade dos dados trocados. As tecnologias de integração de dados EDI permitem uma comunicação mais segura, simples e fluida entre todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos de cuidados de saúde. Esse avanço não só aborda a complexidade logística, mas também fortalece a segurança e a eficácia na gestão de dados sensíveis num ambiente onde a velocidade e a fiabilidade são imperativos críticos.

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve entrar na empresa Você deve digitar um número de telefone Você deve inserir uma descrição Você deve inserir sua posição Aceite as condições

Parceiros EDI mais comuns no setor de saúde

Fornecedores

Dispomos de uma plataforma de comunicações EDI desenhada para automatizar a troca eficiente de grandes volumes de dados de quaisquer tipos de transações comerciais: pedidos de compra, faturas, avisos de remessa... Esse serviço abrange a ligação entre hospitais, lojas, farmácias, parafarmácias, entre outros.

Hospitais

Nossas soluções EDI integram-se efetivamente aos sistemas de gestão interna dos hospitais, permitindo a automatização da conectividade com toda a rede de fornecedores. Isso facilita a troca de todos os tipos de dados, simplificando a gestão complexa da cadeia de suprimentos.

Atacadistas farmacêuticos

Oferecemos integração com os principais atacadistas farmacêuticos, fornecendo soluções flexíveis para automatizar a troca de pedidos de compra, avisos de remessa ou faturas com qualquer parceiro comercial, mesmo aqueles com volumes menores e que não possuem tecnologia EDI.

Farmácias

Nossos portais EDI estão adaptados para receber e gerenciar documentos enviados por fornecedores, como faturas e avisos de entrega de mercadorias. Garantimos a recepção segura dos documentos, assegurando uma gestão eficiente das informações.

Seguradoras

Além das mensagens transacionais mais comuns, o EDI oferece uma ampla variedade de possibilidades às seguradoras de saúde. Por exemplo, quando um prestador de cuidados de saúde submete um pedido de reembolso médico por meio de EDI, a informação é enviada num formato padronizado que facilita o processamento pela seguradora. Isso reduz o tempo necessário para processar a reclamação, agiliza o pagamento pontual ao fornecedor e simplifica os processos administrativos.

Como a EDICOM responde aos desafios colocados pelo EDI no setor de saúde

A complexidade que o setor enfrenta reside na capacidade de integrar soluções EDI com uma ampla diversidade de clientes e fornecedores com diferentes características e dimensões, tudo através da troca de transações eletrônicas de EDI.

A EDICOM posiciona-se como uma resposta eficaz a estes desafios, antecipando a necessidade de incorporar varejistas como farmácias ou retalhistas farmacêuticos neste tipo de soluções. Nossa plataforma está preparada com soluções específicas de conectividade que ampliam significativamente os benefícios do EDI e da Fatura Eletrônica.

Na EDICOM facilitamos a conexão entre interlocutores por qualquer meio:

AAPP HUB (Administrações Públicas)

Estabelecemos conexões sólidas com os principais serviços de saúde e hospitais da Europa com conexões ponto a ponto a portais EDI especializados na recepção de faturas, geridos por cada administração. Essa estratégia fortalece a integração com o setor de saúde.

VAN Privada (Rede Privada de Valor Agregado)

Implementamos uma rede EDI privada que facilita uma troca fluida, segura e direta de diversas transações. EDICOMNet, nossa plataforma, processa anualmente mais de 500 milhões de transações entre parceiros B2B, garantindo conectividade eficiente e segura.

PEPPOL Network (Rede PEPPOL)

A EDICOM está certificada como Ponto de Acesso Peppol, o que nos permite ser um ponto de acesso à plataforma Peppol e aos restantes Pontos de Acesso da rede. Isso permite que empresas de todas as dimensões participem eficazmente em processos de contratação pública transfronteiriços, garantindo uma integração mais ampla e eficiente.

Benefícios do uso do EDI no setor de saúde

Eficiência operacional e redução de custos:

  • Redução de despesas administrativas: Reduza os custos associados ao processamento de documentos por meio da digitalização e eliminação de papel, formulários e envios postais.
  • Automação: Simplificação da gestão de dados através da automatização de processos de recepção, processamento e integração de documentos eletrônicos EDI.
  • Economia de custos: A automação e a eliminação do papel contribuem para o aumento da produtividade e geram economias significativas

Conformidade regulatória:

  • Conformidade regulatória (Conformidade): Plataforma de emissão de fatura eletrônica de acordo com a lei, adaptada às especificações do cliente e ao cumprimento dos padrões exigidos em cada país.

Precisão e confiabilidade dos dados:

  • Padronização: Garante a transferência segura e eficaz de informações de saúde por meio de formatos padronizados, melhorando a qualidade dos dados.
  • Maior precisão: Redução de erros humanos, submetendo cada arquivo a um rigoroso processo de validação.

Interconexão e sincronização:

  • Sincronização: Alinhamento eficiente de catálogos de produtos entre parceiros comerciais utilizando padrões GS1 – GDSN e catálogos eletrônicos.
  • Informações em tempo real: Facilita o acesso a informações padronizadas e precisas, garantindo a consistência dos dados entre fornecedores, varejistas, hospitais e farmácias.

Compromisso e melhoria no atendimento ao paciente:

  • Maior produtividade: Aumente a produtividade com transações imediatas, eliminando rejeições e solicitações manuais, fornecendo dados de forma rápida e sem erros.
  • Maior segurança para os pacientes: A comunicação atualizada evita erros, facilitando o uso seguro dos medicamentos e garantindo uma assistência mais segura.

Como iniciar um projeto EDI no setor de saúde

A nossa plataforma de faturação eletrônica permite enviar, receber e arquivar faturas eletrônicas segundo as exigências de qualquer administração pública. Graças aos seus diferentes módulos, a plataforma é capaz de se adaptar aos requisitos técnicos e legais de todos os países. Uma solução centralizada que permite a troca internacional de documentos fiscais eletrônicos nas áreas B2G, B2B e B2C. 

Ao decidir iniciar um projeto de EDI no setor de saúde, a conectividade e a eficiência tornam-se essenciais. A EDICOM facilita esta transição conectando administrações, organizações públicas e atores privados na área de saúde. Nossa plataforma automatiza a troca de pedidos de compra, notificações de envio e notas fiscais eletrônicas com hospitais, públicos e privados.

Solução global de EDI para conexões mundiais

A EDICOM apresenta uma plataforma EDI global com funcionalidade multipadrão e multiprotocolo, garantindo conectividade efetiva com interlocutores em qualquer lugar do mundo. A versatilidade da nossa solução permite-lhe adaptar-se a diversas regulamentações e padrões internacionais, proporcionando uma ferramenta abrangente para a gestão de bolsas eletrônicas.

Delegação eficaz de gestão de EDI

Na EDICOM, entendemos que o gerenciamento da plataforma EDI pode ser um desafio. Por isso, oferecemos uma assistência integral, permitindo-lhe delegar completamente a administração da sua plataforma EDI B2B e B2G nas mãos da nossa equipe de técnicos especializados. Dessa forma, você pode se concentrar em suas operações enquanto nós cuidamos de garantir eficiência e interoperabilidade em suas centrais eletrônicas.

Com a EDICOM, a implementação do seu projeto EDI no setor da saúde torna-se uma transição tranquila e bem gerida.

Precisa se conectar a um hospital?

A plataforma EDI permite que você conecte hospitais, farmácias, laboratórios ou qualquer outro tipo de fornecedor com a administração pública brasileira.

Comece seu projeto EDI hoje mesmo

Deadlines Futuros em Brasil

Fique por dentro das datas-chave de entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica ao redor do mundo.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Electronic Data Interchange - EDI

O meu ROI (Retorno do Investimento) com o EDI

Expert post: O EDI continua em jogo e grande parte das transações de muitas empresas do CAC 40 baseia-se em fluxos de EDI.

Estratégias para melhorar o crescimento e a escalabilidade de clientes em uma solução EDI

Saiba como otimizar o crescimento de clientes em uma solução EDI de modo escalável.

EDI no setor de varejo, as mensagens DESADV e RECADV

DESADV e RECADV são mensagens estruturadas com informações básicas para assegurar a rastreabilidade.