Laboratórios farmacêuticos contam com o EDI para automatizar o recebimento de pedidos de seus fornecedores
A indústria farmacêutica na América Central está em constante crescimento, impulsionada pelo estabelecimento de grandes laboratórios globais que veem o potencial de seus países - Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá - para o desenvolvimento do setor.
O setor de saúde trabalha com grandes volumes de dados e prazos diferentes nas demandas de seus produtos. É por isso que a tecnologia que envolve troca eletrônica de dados é um avanço no tratamento de informações relacionadas à gestão de medicamentos, estoques e pacientes. As soluções EDI (Electronic Data Interchange) favorecem a competitividade das empresas que trabalham com essa tecnologia e, para o setor farmacêutico, tornou-se uma ferramenta valiosa para estabelecer comunicações comerciais e logísticas eficientes, nas quais a segurança e a agilidade prevalecem.
Para os fornecedores do setor, a tecnologia EDI os ajuda a integrar uma grande heterogeneidade de clientes de diferentes características e tamanhos (distribuidores, hospitais, farmácias) além de auxiliar o gerenciamento de uma quantidade crítica e ampla de informações de seus produtos (preços, características, composições, tipo de container, etc.).
O desafio enfrentado pelos fornecedores farmacêuticos é centralizar seu relacionamento entre empresas (B2B) de forma fluida, automatizada e eficiente, independente do desenvolvimento tecnológico de seus clientes, o que inclui empresas que não possuem soluções de EDI. Tudo com o objetivo de atender efetivamente às demandas dos consumidores.
A incorporação de distribuidores, como farmácias ou varejistas farmacêuticos a este tipo de soluções EDI é, cada vez mais, uma necessidade. Existem soluções específicas que permitem estender os benefícios do EDI ou da Nota Fiscal Eletrônica para esse tipo de público.
Automação de pedidos no setor da saúde
Para melhorar seus processos internos e externos, as empresas do setor de saúde adotam fluxos de trabalho EDI que lhes permitam automatizar e gerenciar todas as informações de maneira ágil e livre de erros. Através do EDI, todos os atores da cadeia de suprimentos falam a mesma linguagem e as informações são transmitidas através de plataformas seguras e instantâneas, diretamente conectadas aos seus ERPs.
Uma das necessidades mais demandadas dos laboratórios farmacêuticos é o gerenciamento de relatórios de estoque com informações atualizadas para agilizar a rotação de produtos.
Para atender a essa necessidade, a EDICOM oferece um portal de clientes on-line dedicado a viabilizar uma melhor relação entre os parceiros de negócios no setor de saúde.
A plataforma Costumer Web Portal permite a troca de dois tipos de mensagens comerciais: o PRICAT ou catálogo de preços dos produtos da empresa, e a mensagem ORDERS ou solicitação de compra.
A funcionalidade do portal consiste na publicação dos catálogos de produtos, onde apresenta informações detalhadas dos medicamentos à venda.
Laboratórios farmacêuticos e distribuidores que atuam como fornecedores podem manter seu catálogo de produtos com informações permanentemente atualizadas (preços, características do produto, detalhes logísticos, referências, etc.) e oferecê-lo em tempo real aos seus clientes.
Com essas informações disponíveis no portal da Web, os clientes acessam o ambiente, selecionam os produtos e geram pedidos automaticamente. Essas ordens de compra são enviadas eletronicamente do portal para os sistemas internos de gerenciamento dos laboratórios.
A solução também permite que os próprios distribuidores possam agrupar as ordens de compras de diferentes clientes (farmácias) permitindo criar no portal uma única ordem de compra a ser enviada ao laboratório.
Desta forma, ambas as partes se beneficiam:
- Os laboratórios obtêm as informações dos pedidos instantaneamente e as integram automaticamente em seus sistemas (ERP), encurtando o prazo para produção, separação e fornecimento.
- As farmácias acessam catálogos on-line sempre atualizados permitindo que os produtos sejam solicitados com mais rapidez e segurança.
Vantagens de trabalhar com tecnologia EDI
A tecnologia EDI automatiza a geração, envio e registro de qualquer transação eletrônica, interagindo com qualquer ERP, para que pedidos, avisos de expedição, faturas eletrônicas, etc. sejam processados sem qualquer intervenção humana. Essa capacidade de integração torna as mensagens EDI a melhor opção para otimizar a maioria dos processos administrativos e de gerenciamento.
- As vantagens derivadas do trabalho com o EDI são:
- Integração da comunicação com os sistemas internos das empresas.
- Processamento de transações comerciais automaticamente.
- Otimização dos processos administrativos, logísticos e gerenciais das empresas.
- Redução dos tempos de recebimento e entrega das mercadorias.
- Maior segurança e confidencialidade nas comunicações.
- Redução de custos econômicos otimizando todos os processos de comunicação da empresa.
Gerenciamento de Estoque com o CRP FLOW
Outra vantagem de ter um parceiro tecnológico especializado em soluções EDI, adaptado às singularidades de um setor, é poder prover as empresas a possibilidade de enxergar suas necessidades atuais e futuras atendidas, já que a escalabilidade das soluções propostas permite adaptá-las a novos clientes, características do mercado, volume de negócios, contexto, etc. Na medida em que o número de parceiros de negócios (clientes, fornecedores, operadores logísticos, etc.) e mensagens EDI intercambiadas se incrementam, maiores serão os benefícios obtidos.
A EDICOM desenvolveu diferentes ferramentas que, através do EDI repercutem na melhoria da eficiência das empresas farmacêuticas, por exemplo, um sistema de reabastecimento contínuo chamado Inventário Gerenciado pelo Fornecedor (Vendor Managed Inventory). É uma aplicação capaz de processar dados a partir de avançados modelos matemáticos que tem como objetivo estimar as necessidades de abastecimento ao distribuidor a partir de registros como:
- Histórico de vendas, consumo, quebra de estoque, perdas ...
- Existência de promoções que podem representar pontos de demanda em determinados momentos
- Registro de calendários para a estimativa de aumentos ou quedas na demanda esperada devido a questões de sazonalidade
- Expiração de produtos
- Capacidade de meios de transporte
- Capacidade de armazenamento no destino
Na América Central, operam os principais laboratórios farmacêuticos globais, alguns dos quais contam com a experiência da EDICOM como provedora líder de tecnologia para o setor, para o intercâmbio de informações comerciais em formato eletrônico.