Electronic Data Interchange - EDI

Novas mensagens EDI para se ter em conta na Supply Chain

mensagens edi supply chain

A progressiva digitalização da logística e, concretamente, da cadeia de suprimentos, ou supply chain, requer a adição do maior número de agentes envolvidos e, além disso, a incorporação de cada uma das mensagens EDI da cadeia para assegurar a ausência de rupturas no fluxo de comunicação e para obter um resultado mais eficiente.  

Com a implementação do padrão UN/EDIFACT (United Nations/Electronic Data Interchange For Administration, Commerce and Transport), estabeleceu-se um ambiente confiável para a comunicação entre as diferentes partes interessadas que integram a supply chain graças à padronização da informação.  

No ambiente do transporte multimodal, o intercâmbio de mensagens EDIFACT requer também mensagens específicas que respondam ao cenário concreto. Através da Bussines Requeriments Specification (BRS), documentam-se os processos em que intervêm os diferentes agentes. A BRS é um mapa que guia o desenvolvimento dos padrões de acordo com as necessidades do transporte de mercadorias. 

As mensagens EDI, adaptadas ao contexto do transporte de mercadorias, servem para intercambiar informação em cada uma das fases da cadeia de fornecimento.

 

Novas mensagens EDI no transporte multimodal

 

IFTMBF (International Forwarding and Transport Message Firm Booking).

Mensagem de reserva definitiva. (Firm Booking Message). É uma mensagem de envio único, não requer confirmação. O agente que realiza a reserva para o serviço de transporte confirma o serviço e dá luz verde ao transporte. Entende-se como um compromisso do remetente com quem realiza o transporte e implementa a operação.

 

IFTMBC (International Forwarding and Transport Message Booking Confirmation) Booking Confirmation.

Mensagem de confirmação de reserva. Esta mensagem é enviada pelo agente que realiza o transporte ou gestione o serviço de envio da mercadoria ao agente que solicitou o serviço. A confirmação não tem de ser necessariamente de aceitação, pode ser de rejeição ou pendente de aceitação. 

Também pode aplicar-se em outros âmbitos da cadeia de fornecimento, como em terminais de conteineres, consignatários, armadores, depots, entre outros.  

 

IFTMIN (International Forwarding and Transport Message – Instructions) Shipping Instructions.

Mensagem de instrução. Esta mensagem é enviada pelo agente que ordena o serviço de transporte ou expedição da mercadoria. Esta mensagem contém as instruções de envio nas condições acordadas com a parte que gestiona o envio.  A mensagem de instrução é a única mensagem que dá como resultado o contrato real, que pode ser um documento ou um contrato.

 

IFTMCS (International Forwarding and Transport Message Contract Status).

Mensagem de estado do contrato de instrução. Esta mensagem é enviada pelo agente que realiza o transporte para o agente que gestiona o transporte da mercadoria e onde constam os detalhes, termos e condições do serviço. Esta mensagem é enviada, normalmente, após a recepção da mensagem de instrução (IFTMIN).

 

IFTSTA (Transport Status Message).

Esta mensagem contém informações para o acompanhamento das mercadorias. Informa sobre o estado do transporte ou algum tipo de alteração no estado do transporte. Pode enviar-se como resultado de um pedido de envio pontual ou programado em um horário predeterminado. 

A implementação da Business Requeriments Specification (BRS) através destas mensagens EDI permitirá às empresas otimizar todo o seu processo logístico. Estas mensagens aplicam-se quer para o transporte nacional como para o internacional e não estão sujeitas a uma indústria em concreto. Na EDICOM, podemos ajudar a implementar a sua BRS adaptada às necessidades da sua empresa. Consulte os nossos especialistas sem compromisso.

 

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Como automatizar as faturas de fornecedores

Descubra como reduzir drasticamente o tempo e os custos com o gerenciamento das faturas de fornecedores.

CSC – Inovações e mudanças tecnológicas para atender as necessidades de empresas globais

Um Centro de Serviços Compartilhados poderá utilizar uma plataforma EDI para se comunicar com os diferentes departamentos

O Business@Mail estreia um novo design e novas funções avançadas

A plataforma de comunicação que automatiza a entrega segura de documentos eletrônicos.