Faturamento eletrônico

Reino Unido lança uma pesquisa pública para promover o uso do faturamento eletrônico

Reino Unido faturamento eletrônico

O governo do Reino Unido (UK) anunciou um pacote de reformas destinadas a cumprir com a agenda do novo governo. O chanceler Reeves apresentou reformas que pretendem melhorar o sistema tributário do Reino Unido e ajudar a fixar as bases da economia do país.

Nesse contexto, um dos pilares das reformas é a digitalização dos processos administrativos e fiscais, destacando especialmente o faturamento eletrônico como uma ferramenta essencial para uma gestão mais ágil, transparente e eficiente. Para isso, o HMRC e o Departamento de Negócios e Comércio (DBT) iniciaram essa consulta para reunir opiniões sobre a padronização do faturamento eletrônico e impulsionar sua adoção tanto no setor empresarial quanto no setor público do Reino Unido.

O objetivo final dessa iniciativa é promover um uso amplo e uniforme da fatura eletrônica em todo o ambiente empresarial e governamental britânico. Com isso, busca-se reduzir cargas administrativas, melhorar a rastreabilidade das transações comerciais e combater a evasão fiscal, além de aumentar a eficiência operacional das organizações.

A implementação de um sistema de faturamento eletrônico representará uma transformação significativa nos procedimentos diários das empresas britânicas. Essa mudança está alinhada com tendências já consolidadas em diversos países da Europa e de outras regiões do mundo, onde o faturamento eletrônico se tornou um padrão que facilita a automação de processos e fortalece a transparência financeira.

Os detalhes do novo marco de faturamento eletrônico se concentrarão no próximo roteiro para a Transformação Digital, que esboça a visão de um sistema fiscal mais eficiente e digital.

Estratégia de digitalização no sistema sanitário NHS

O Departamento de Saúde (DH) do Reino Unido realiza uma estratégia de contratação eletrônica dirigida ao National Health Service (NHS) e a seus provedores. O objetivo dessa iniciativa é agilizar e tornar mais eficiente o processo de contratação de bens e serviços.

O objetivo é automatizar a transmissão dos documentos que são gerados na cadeia de suprimentos do setor de saúde. Além das faturas, pedidos, avisos de expedição e notas de crédito, a iniciativa contempla outra informação, como é o caso dos dados de produto. Com estas medidas, os processos de contratação serão mais rápidos, e também mais eficientes e seguros.

A estratégia estabelece o uso obrigatório dos padrões internacionais da GS1 e Peppol. Estas normas comuns a nível mundial garantem a interoperabilidade entre os provedores do NHS y, portanto, facilitam a transmissão de dados entre seus sistemas.
 

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