Faturamento eletrônico

A Eslováquia avança no seu projeto de fatura eletrônica

Eslováquia fatura eletrónica

A partir de janeiro de 2022 será possível enviar as faturas eletrônicas para as administrações públicas na Eslováquia, graças à finalização da plataforma de comunicação do governo denominada IS EFA. 

Embora o uso da fatura eletrônica na Eslováquia seja voluntário, prevê-se que, no futuro, o seu uso será obrigatório tanto no âmbito B2G como no B2B. 

A criação da plataforma IS EFA significa um grande impulso para o uso da fatura eletrônica que permitirá ao Ministério das Finanças da República Eslovaca, em cooperação com a repartição de Contratação Pública, reduzir os custos administrativos, melhorar a eficiência e aumentar a transparência na administração pública.

Sistema de informações de faturamento eletrônico eslovaco (IS EFA)

O governo eslovaco está regulamentando o envio de faturas eletrônicas para a Administração Pública. Para tal, introduziu uma solução de informações e comunicação: o sistema de informações de faturamento eletrônico (IS EFA), através do qual irá gerir todas as transações. 

O principal objetivo do IS EFA é a aplicação da Diretiva 2014/55 / UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril de 2014, sobre faturamento eletrônico na contratação pública.

O Ministério das Finanças da República Eslovaca, em estreita cooperação com a Administração Pública, está introduzindo um processo unificado para a circulação eletrônica de faturas, com o objetivo de combater a fraude fiscal e agilizar a cobrança tributária.

Esse novo sistema facilitará às empresas o cumprimento das suas obrigações fiscais e contribuirá para um sistema mais eficiente e transparente.

Fases da implementação do IS EFA

A Eslováquia propôs um plano para implementar as faturas eletrônicas, e a primeira fase já está em andamento. A implementação desse novo sistema será dividida em duas fases:

  • Fase 1 (janeiro de 2022): Faturamento eletrônico nas áreas B2G, G2G e G2B.
  • Fase 2 (janeiro de 2023): Foi publicado um esboço onde se antecipa que o envio de faturas eletrônicas será obrigatório nas áreas B2B, B2C e G2C

Como funciona o faturamento eletrônico na Eslováquia para estrangeiros?

No que diz respeito a empresas ou a profissionais estrangeiros, é importante destacar a obrigatoriedade do uso do e-mail para o envio e recepção de todas as faturas eletrônicas no âmbito da Administração Eslovaca.

Tanto emissores como receptores de faturas devem transmitir os dados por meio do e-mail foreign-invoice@einvoice@mfsr.sk.

Os eslovacos advertem que o assunto e o texto do e-mail serão ignorados, e que só será permitido um arquivo anexo, supostamente a fatura. Quando a tiverem recebido, será verificada e agregada ao sistema manualmente, enviando-se depois a confirmação ou rejeição também por e-mail.

Como tal, o e-mail converte-se na única via de comunicação habilitada para enviar e receber faturas para entidades públicas eslovacas por parte de empresas estrangeiras.

Enviar faturas, contratos e outros documentos importantes por e-mail tem os seus inconvenientes. O envio de dados confidenciais de forma não segura poderia colocar em risco a sua empresa, criando brechas de segurança que poderiam comprometer suas informações financeiras.

Serviço Business@Mail para o envio automático e seguro das faturas eletrônicas para a Eslováquia

O Business@Mail é uma solução da EDICOM que oferece maiores garantias, agilidade e controle do que o envio por e-mail convencional. 

Por meio de uma interface pensada para uma utilização simples e intuitiva, tanto emissores como receptores podem pré-visualizar e transferir documentos de forma prática e segura.

É importante destacar que o serviço Business@Mail permite automatizar o envio de e-mails, ajudando a otimizar os processos administrativos.

Com essa solução será possível enviar as faturas por meio do e-mail de forma imediata e segura, graças aos canais confidenciais da EDICOM.

Outro aspecto que merece especial atenção é que o Business@Mail oferece rastreabilidade total dos documentos enviados, informando o emissor se a mensagem chegou ao seu destino ou se a fatura foi consultada e transferida.

Independentemente do sistema de gestão que você utilizar, a solução Business@Mail integra-se em todos os sistemas.

Definitivamente, se tiver de gerir algum tipo de fatura junto da Administração Pública da Eslováquia, tendo em conta a obrigatoriedade de comunicação exclusivamente por e-mail, o Business@Mail é uma solução muito mais segura e eficaz do que o e-mail convencional.

 

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

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