Compliance

A Romênia acelera a digitalização do seu sistema tributário

digitalização sistema tributário Romênia

A Romênia decidiu modernizar o seu sistema tributário através de um conjunto de medidas orientadas para digitalizar os processos de declaração de informação fiscal. 

Entre os projetos da ANAF encontra-se a implementação do sistema SAF-T, da faturação eletrônica e da declaração eletrônica de tickets. 

Todas estas medidas se enquadram no projeto “Fortalecimento da capacidade da Agência Nacional de Administração Fiscal para apoiar iniciativas de modernização” empreendido pela Agência Nacional de Administração Fiscal – ANAF

De todas as iniciativas, o projeto SAF-T para a declaração de informação fiscal e contábil é o mais avançado. Para escolher o formato de declaração mais adequado, procedeu-se à análise dos diferentes modelos desenvolvidos em outros países europeus como o SAF-T Portugal ou o SAF-T Polônia. Em um comunicado, a ANAF informou que pretende ter concluído o desenvolvimento do seu sistema de TI para SAF-T em julho de 2021.  

A implementação do SAFT, afirma a ANAF, “contribuirá para assegurar a equidade na realização das atividades econômicas, assim como para melhorar o cumprimento voluntário ao reduzir o esforço de ambas as partes (administração e contribuintes) relativamente à atribuição de recursos humanos e materiais”.

Além disso, a presidente da ANAF, Mirela Calugareanu, adiantou que pretende iniciar um projeto piloto voluntário em setembro e, posteriormente, tornar o uso obrigatório de forma escalonada a partir de janeiro de 2022. 

Relativamente à outras iniciativas, e embora os requisitos técnicos e legais ainda não tenham sido publicados, sabe-se que a intenção do governo é desenvolver um sistema de faturação eletrônica B2B, B2G e B2C. Sabe-se também que a declaração eletrônica dos tickets emitidos (e-Reporting Point of Sale) entrará em vigor em 30 de junho para grandes contribuintes e em 30 de novembro para as restantes empresas.

 

EDICOM coordinates GOVEIN2019 project (Action No: 2019-EU-IA-0046)

GOVEIN 19 EDICOM

*The contents of this publication belong solely to EDICOM GROUP and do not necessarily reflect the opinion of the European Union.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Compliance

Polônia: faturamento eletrônico B2B por meio da plataforma KSeF

O lançamento obrigatório da fatura eletrônica B2B, inicialmente programado para 1º de julho de 2024, foi adiado

Declaração do arquivo SAF-T de contabilidade em Portugal

Em 2026, os contribuintes portugueses devem declarar eletronicamente o arquivo contabilístico SAF-T à AT.

Brasil dá um passo importante rumo à reforma tributária

Câmara dos Deputados do Brasil aprovou a primeira fase de um projeto de grandes mudanças no cenário impositivo nacional.