Faturamento eletrônico

A Romênia avança rumo à fatura eletrônica com a sua plataforma RO e-Factura

Fatura eletrônica Romênia

A Romênia prepara-se para uma implementação gradual da fatura eletrônica por meio da sua plataforma nacional RO e-Factura.

Por um lado, a portaria do governo 120/2021 estabelece as bases e o enquadramento operacional do sistema nacional de fatura eletrônica. No caso da fatura eletrônica B2B, a portaria do governo 130, publicada a 17/12/2021, introduz a obrigatoriedade de emissão a partir de julho de 2022 para as empresas cuja atividade esteja vinculada a categorias de produtos consideradas de alto risco fiscal (suscetíveis a evasão fiscal). Essas categorias estão definidas na portaria ANAF 12/2022, publicada a 06/01/2022, e referem-se a frutas e verduras, álcool, nova construção, produtos minerais, vestuários e calçados.

A plataforma RO E-Factura está disponível desde novembro de 2021 tanto para o intercâmbio de faturas junto de administrações públicas (B2G) como entre empresas privadas (B2B). A plataforma está disponível para enviar e transferir as faturas. Os destinatários terão 60 dias para transferir as suas faturas.

Com relação à fatura eletrônica B2G, não existe até agora obrigatoriedade de emissão. Não obstante, segundo um comunicado do Ministério das Finanças, prevê-se que a fatura eletrônica seja obrigatória para todas as empresas a partir de 2023.

Na EDICOM estamos preparados para implementar o seu projeto de fatura eletrônica na Romênia. A nossa plataforma de faturamento eletrônico internacional adapta os seus sistemas de gestão e contabilidade aos requisitos vigentes nos diferentes países onde marca presença. Se precisar de mais informações sobre qualquer uma das nossas soluções, por favor, forneça os seus dados e os nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível, sem qualquer compromisso.

Como funciona a plataforma RO E-Factura?

Atualmente, para utilizar a plataforma RO E-Factura, tanto o emissor como o receptor das faturas devem estar registrados. Contudo, no caso das empresas que devem emitir fatura eletrônica obrigatória a partir de julho de 2022, os receptores não precisar estar registrados na plataforma. Esses emissores devem, no entanto, disponibilizar as faturas aos destinatários de acordo com o estabelecido no artigo 319 da Lei 227/2015 do Código Fiscal, na sua versão modificada. Conheça a nossa solução Business@Mail e otimize a sua operação de envio de documentos eletrônicos.

As faturas devem ser geradas em um formato predefinido XML de acordo com o padrão RO_CIUS.
Após a transmissão da fatura de forma eletrônica, a plataforma atribui um número de identificação à fatura. O sistema realiza várias validações dos documentos, quer sintáticas como semânticas.

Após a validação, o sistema gera uma resposta automática e, se a validação for correta, aplica-se a assinatura do Ministério das Finanças, que assegura que não foram realizadas alterações ao conteúdo dessa fatura.

Tanto os emissores como os receptores devem conservar as faturas eletrônicas durante, pelo menos, 10 anos.

Solução para o envio de documentos eletrônicos para 100% dos seus interlocutores

O Business@Mail é uma solução preparada para automatizar o envio de todos os seus documentos de forma eletrônica, reduzindo custos e tempos de resposta.

  1. Emissão e envio de documentos: O emissor gera os documentos (faturas, notas de encomenda, recibos de vencimento...) a partir dos sistemas de gestão da sua empresa, da mesma forma que o faz com o restante dos seus interlocutores.
  2. Notificação a destinatários: A empresa destinatária dos documentos recebe um correio eletrônico que a informa de que tem um novo documento na plataforma Business@Mail juntamente com um link para accessar esse documento.
  3. Consulta e/ou download de documentos: Os destinatários do documento acedem a partir do link a um ambiente web onde o consultam e/o baixam. O emissor sabe sempre se o destinatário realizou alguma ação com o documento.

Disponibilizamos esta plataforma para assegurar a emissão de faturas eletrônicas e a recepção por parte dos seus parceiros que não contam com uma solução integrada. O Business@Mail conta com uma interface pensada para proporcionar uma ótima experiência de usuário. Tanto emissores como receptores podem pré-visualizar e transferir documentos ou realizar pesquisas e consultas personalizadas.

VAT Reporting por meio de SAF-T na Romênia

A partir de 2022, todas as empresas romenas e todas as empresas estrangeiras registradas na Romênia para efeitos de IVA devem reportar suas informações fiscais e contabilísticas no formato SAF-T.

A plataforma da EDICOM simplifica os processos de comunicação com as autoridades fiscais em contextos multinacionais. Uma solução multipadrão e multiprotocolo que se adapta aos principais sistemas ERP do mercado.

A Romênia aposta na digitalização fiscal

Desde que assumiu o cargo, o ministro das Finanças Dan Vîlceanu declarou que um dos seus objetivos mais importantes é a transformação digital da relação entre o setor privado e a administração fiscal.

"A digitalização está tão associada à tecnologia como às pessoas. Esperamos que os funcionários do sistema público deem este salto e respondam rapidamente às exigências atuais dos cidadãos. Pretendemos uma mudança de paradigma para assegurar um enfoque proativo na relação entre as instituições do Estado e o cidadão no âmbito fiscal. O sistema de faturas eletrônicas do Ministério das Finanças é o catalisador da mudança de paradigma na administração pública. A transparência da despesa do dinheiro público e a digitalização da interação entre o setor privado e o Estado são objetivos que perseguimos desde que assumimos o cargo, e a implementação do sistema é a prova de que estamos cumprindo esses deveres ", disse o ministro das Finanças, Dan Vîlceanu.

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

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