Transformação digital

A Transformação Digital nas empresas

Transformação Digital na empresa

O surgimento de novas tecnologias no mundo dos negócios está promovendo uma evolução estratégica para a transformação digital.

Algumas empresas são obrigadas a transformar processos obsoletos e a adaptá-los às novas tecnologias para continuarem a desenvolver a sua atividade, mas também há quem queira estar na vanguarda da digitalização, automatizando os seus processos para minimizar custos e maximizar a eficiência da empresa.

Em qualquer caso, a transformação empresarial representa um desafio para as empresas que pretendem acompanhar as evoluções tecnológicas.

O que é Transformação Digital na empresa?

Para as empresas, podemos definir a transformação digital como a implementação de novas tecnologias nos processos e estratégias da empresa.

O novo contexto que a digitalização apresenta implica em uma evolução constante, inclusive uma mudança de mentalidade sobre a forma como as pessoas e as empresas abordam as suas relações profissionais.

Por que a transformação digital é importante nos negócios?

As empresas têm como objetivo melhorar a sua rentabilidade e, neste sentido, as novas tecnologias oferecem a possibilidade de otimizar processos para aumentar os lucros.

A transformação digital envolve investir recursos (não apenas financeiros), automatizar processos, minimizar custos e maximizar a eficiência.

Vantagens da transformação digital

A transformação digital de modelos de negócios representa a oportunidade de se beneficiar de algumas de suas vantagens, por exemplo:

  • Melhorar a comunicação com o parceiro ou cliente, tornando-a mais ágil e fluida, adaptando-se a cada tipo de cliente e às suas necessidades.
  • Melhorar a comunicação interna, estabelecendo sistemas que facilitem a troca de informações.
  • Descentralizar o trabalho e promover a mobilidade das equipes, favorecendo a conciliação familiar dos colaboradores.
  • Proporcionar maior controle e monitoramento das tarefas de gestão administrativa.
  • Automatizar processos repetitivos para otimizar recursos.

A EDICOM é uma provedora internacional de Trusted Services e desenvolve soluções globais para o intercâmbio eletrônico de dados (EDI), faturamento eletrônico ou assinatura eletrônica de documentos, entre outros.

Os serviços da EDICOM permitem que as empresas avancem em direção à transformação digital com segurança e eficiência.

Vejamos três exemplos:

  1. Faturamento Eletrônico: A EDICOM transforma e automatiza o processo de faturamento manual nos diferentes modelos de faturamento eletrônico de cada país, internacionalmente.
  2. Workflow de aprovação de documentos: EDICOMSignADoc é uma solução de aprovação de documentos com assinatura eletrônica, transformando os tediosos processos de aprovação de documentos em algo digital, simples, eficiente e com valor probatório.
  3. Armazenamento eletrônico: EDICOMLta é um serviço de armazenamento eletrônico de longa duração que a EDICOM oferece como Provedor de Serviços de Confiança Qualificado.

Transformação digital no mundo

EUROPA

Em 9 de março de 2021, a Comissão Europeia apresentou uma visão chamada Década Digital para a transformação digital da Europa até 2030.

Um dos quatro pontos cardeais desta visão da UE é a transformação digital das empresas europeias, estabelecendo o seguinte objetivo: a utilização da nuvem, IA e big data por 75% das empresas europeias.

A Comissão Europeia propõe uma bússola digital, como um guia, que contém quatro pontos-chave:

  1. Cidadãos com competências digitais e profissionais altamente qualificados no setor digital.
  2. Infraestruturas digitais seguras, eficientes e sustentáveis.
  3. Transformação digital de empresas.
  4. Digitalização de serviços públicos.

AUSTRÁLIA

Em 20 de setembro de 2020, a Austrália lançou um Plano de Negócios Digital para impulsionar a recuperação econômica.

O tesoureiro Josh Frydenberg disse que o plano de negócios "visa aproveitar a transformação digital das empresas australianas para impulsionar o crescimento da produtividade e da receita e criar empregos".

AMÉRICA LATINA

O relatório Perspectivas Econômicas da América Latina 2020 abordou o papel da Transformação Digital como uma ferramenta para promover o desenvolvimento nos países da América Latina e do Caribe.

A maioria dos países da América Latina e do Caribe tem implementado agendas digitais com características diferentes, que propõem programas transversais para atingir os objetivos com políticas que promovam a digitalização da economia e da sociedade.

Um exemplo são os Centros de Transformación Digital Empresarial (CTDE) da Colômbia, que visam acompanhar as pequenas e médias empresas em seu processo de transformação digital.

Na América do Sul, outro país que está na vanguarda em digitalização é o Brasil. Um exemplo disso é o portal Gov.Br, que unifica as páginas do governo na web e que conta com mais de 97 milhões de pessoas cadastradas.

Seus avanços em Transformação Digital são apoiados por políticas públicas como a Estratégia de Governo Digital 2020-2022, a Lei Nacional de Cibersegurança ou a Lei nº 14.129 de Governo Digital aprovada em março de 2021.

O avanço da Transformação Digital nas empresas

A crise na saúde causada pela Covid'19 acelerou o processo de digitalização na maioria dos países do mundo.

Entidades públicas e privadas têm estado imersas numa evolução que se dirige para a transformação digital, vista como um processo inevitável que permite a adaptação às novas tecnologias.

Os governos estão traçando estratégias para ajudar as empresas a implementar com sucesso os diferentes mecanismos de digitalização, embora sejam eles que devem agir e implementar ações que os aproximem de uma transformação digital efetiva.

 

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Transformação digital

Conheça a tecnologia por trás da nossa plataforma EDI

baseamo-nos na mais recente tecnologia de segurança da informação IT para desenvolver a nossa solução EDI SaaS.

Ferramentas e tecnologia para a gestão de grandes projetos EDI

Tecnologia e metodologia colaborativa para a gestão ágil de grandes projetos EDI com alcance internacional

As 10 fases para a migração de uma plataforma EDI

Milhões de mensagens, milhares de interlocutores, centenas de integrações… migrar toda a sua plataforma EDI é possível e...