Faturamento eletrônico

O Barém introduzirá a fatura eletrônica

O Barém introduzirá a fatura eletrônica

As iniciativas de fatura eletrônica nos países do Oriente Médio estão aumentando. Cada vez mais países consideram a implementação de modelos eletrônicos que lhes permitam combater a fraude fiscal. Depois do Egito e da Arábia Saudita, o Barém começa agora a estudar o seu próprio sistema de fatura eletrônica, que poderá começar a ser implementado a partir de 2024 (data por confirmar).

O Reino do Barém introduziu, pela primeira vez, o IVA a 5% em janeiro de 2019. Recentemente, o Conselho de Ministros do Barém aprovou o aumento da taxa normal do IVA, passando de 5% para 10%. A medida entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022 e tem como objetivo restabelecer a balança fiscal, que sofreu um impacto significativo na sequência do COVID-19.

Atualmente, o National Bureau for Revenue (NBR) de Barém, organismo responsável por implementar e controlar a cobrança do IVA, lançou uma consulta pública para procurar propostas para a introdução de um regime de fatura eletrônica. O faturamento eletrônico permitirá ao NBR garantir o cumprimento do IVA entre os contribuintes e melhorar a coleta de dados e a transparência.

Embora não haja detalhes confirmados no momento, é muito provável que a implementação seja gradual e que o modelo a seguir se assemelhe ao da Arábia Saudita. 

Os principais objetivos e benefícios da introdução de um modelo de relatório fiscal eletrônico são:

  • Ajudar as empresas do Barém por meio da redução da sua carga administrativa,
  • Otimizar o desenvolvimento das políticas econômicas do país mediante a coleta de dados econômicos mais detalhados,
  • Apoiar o programa de equilíbrio fiscal do Barém.

Ajudamos você a abordar os seus projetos de fatura eletrônica

A EDICOM oferece soluções de fatura eletrônica e tax reporting eletrônico a nível global. Abordamos tecnologicamente os desafios e as necessidades de qualquer empresa no âmbito B2G e B2B. 
A plataforma internacional de Fatura Eletrônica da EDICOM para a emissão e recepção de faturas está adaptada às especificações dos países de origem e de destino em que os seus clientes operam e está sujeita a uma atualização permanente.

Acompanhamos as empresas nos seus projetos de fatura eletrônica, ajudando a reduzir custos e a simplificar os seus processos de contas a pagar e contas a receber. A nossa solução oferecida em modo SaaS pode-se conectar a praticamente todos os ERP e oferecer serviços de integração de dados de várias fontes para consolidar informações e evitar erros nos documentos.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Alemanha: Estado da fatura eletrônica B2B

O Bundesrat aprovou a lei que torna obrigatório o faturamento eletrônico B2B na Alemanha até 2027

A Croácia prepara-se para a fatura eletrônica B2B: Projeto de Fiscalização 2.0

A Croácia prevê que a fatura eletrônica B2B e a contabilidade eletrônica comecem em janeiro de 2026.

Singapura: projeto InvoiceNow de fatura eletrônica por meio do Peppol

A autoridade fiscal de Singapura (IRAS) publicou um calendário para a adoção voluntária da fatura eletrônica B2B