Transformação digital

Business Intelligence: 5 fatores-chave para a implementação na sua empresa

Business Intelligence

Business Intelligence é um conceito que se refere à infraestrutura, ferramentas e capacidade de transformar fontes de dados em conhecimento facilmente interpretável por meio de mapas de gestão, gráficos e relatórios.

Atualmente, a maioria das organizações gera uma grande quantidade de dados. De tal modo que é muito difícil analisá-los em detalhe e extrair conhecimentos úteis para otimizar os recursos e melhorar os resultados.

Uma das principais vantagens das ferramentas de Business Intelligence é permitir representar os dados de forma simples, permitindo que a organização possa reconduzir situações indesejadas e detectar oportunidades de crescimento, entre outros objetivos.

Neste artigo veremos o que é Business Intelligence e os principais benefícios da implementação na sua organização.

O que é Business Intelligence ou Inteligência Empresarial?

A Business Intelligence (BI) também é conhecida como Inteligência Empresarial. Consiste em compilar, analisar e apresentar dados de qualquer fonte para convertê-los em informação útil que ajude a encontrar soluções que melhorem o nível da sua atividade. Ou seja, trata-se de um relatório que facilita a tomada de decisões.

A Inteligência Empresarial, por meio da análise de dados, apresenta uma grande quntidade de informações para que seja acessíveis para qualquer usuário que as consulte. 

Consequentemente, a Inteligência Empresarial destaca os principais problemas, riscos e oportunidades da empresa. Atualmente, há muitas ferramentas de Business Intelligence com diferentes aplicações empresariais. 

É importante assinalar que, embora sejam complementares, os conceitos Business Intelligence e Big Data são distintos.

O conceito de Big Data refere-se ao tratamento, aquisição, armazenamento e análise de grandes volumes de dados, estruturados ou não. É um processo de compilação e processamento de informação. Por outro lado, as ferramentas de Business Intelligence permitem realizar a análise dos dados por meio de diferentes técnicas de análise para, posteriormente, carregá-los para um data warehouse e apresentar a informação em mapas de gestão. Graças a estas aplicações, uma empresa pode interpretar a informação e transformá-la em relatórios ou dashboards (painéis) para extrair conclusões sobre os seus indicadores-chave de rendimento.

5 fatores-chave para implementar a Inteligência Empresarial na sua empresa

As aplicações de Business Intelligence têm importantes benefícios para uma empresa, dado que permitem melhorar a tomada de decisões e oferecem um maior controle da empresa.

A Business Intelligence é uma tecnologia que compila informação externa (mercados, setor etc.) e interna da empresa (produção, vendas, pessoal etc.) para, posteriormente, transformá-la em conhecimento, ou seja, em relatórios facilmente interpretáveis, com o objetivo de adotar melhores soluções e facilitar a gestão da organização.

Embora sejam muitas as vantagens que a Business Intelligence oferece, em seguida vamos enumerar as 5 mais importantes.

Visualização da informação importante de forma clara e precisa

Uma das principais vantagens da Inteligência Empresarial é proporcionar uma excelente visualização de dados relevantes para a empresa em um único dashboard.

O software de Business Intelligence analisa, de forma combinada, os dados procedentes de fontes externas e internas da organização e, posteriormente, apresenta-os em um formato mais visual e interpretável.

Facilita a criação de relatórios e placares de conhecimentos personalizáveis e intuitivos, que podem ser adaptados aos diferentes departamentos da empresa.

Deste modo, as pessoas responsáveis dispõem de informação atualizada em tempo real sobre os dados que verdadeiramente as afetam.

Melhora a tomada de decisões

Graças à implementação de Business Intelligence é possível decidir de uma maneira mais rápida e acertada.

A possibilidade de acessar a informação detalhada e em tempo real sobre as diferentes áreas da empresa faz com que as decisões se baseiem em evidências, e não em conjeturas ou intuições.

Otimiza os recursos e aumenta a produtividade empresarial

A capacidade de compilar, selecionar e analisar uma grande quantidade de dados por meio das ferramentas de Business Intelligence permite agilizar os processos, reduzindo as tarefas manuais ou pouco estruturadas.

Deste modo, as operações tornam-se mais eficazes e eficientes, diminuindo os custos de forma significativa.

A tecnologia de Business Intelligence faz com que a tomada de decisões se fundamente em dados em tempo real, assim como em tendências do mercado, identificando soluções com maior garantia de êxito e menor risco.

Ao melhorar a produtividade, a empresa pode focar-se nos objetivos mais importantes a nível estratégico.

Potencializa a colaboração interna e aumenta a satisfação do cliente

O uso de Business Intelligence melhora a colaboração organizativa. Dispor de relatórios personalizados facilita a comunicação interna, pois permite compartilhar informação de valor com os restantes funcionários da empresa. 

O responsável de cada departamento tem acesso aos dados mais importantes dentro da sua área de atuação e, por sua vez, a direção pode vê-los em tempo real.

Por conseguinte, é possível efetuar uma melhor análise e manter um maior controle da situação atual.
Por outro lado, permite analisar os diferentes comportamentos e opiniões dos clientes. Este conhecimento serve para identificar oportunidades de melhoria e aplicar as mudanças oportunas para aumentar a qualidade do serviço oferecido.

Ajuda a identificar novas oportunidades

A Inteligência Empresarial permite uma maior visão do mundo empresarial, para identificar novas e grandes oportunidades comerciais.

Como tal, é possível delinear uma estratégia baseada em dados consistentes, o que pressupõe uma vantagem competitiva relativamente a outras empresas do setor, influenciando diretamente a rentabilidade empresarial.

O uso de Business Intelligence oferece informação valiosa e facilmente processável em tempo real, que permite às equipas tomar decisões mais acertadas e fundamentadas.

Em resumo, as ferramentas de Business Intelligence servem para criar painéis e outras visualizações de dados que ajudam a encontrar soluções com base em informações atuais e relevantes.

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Desafios digitais perante a hiperfragmentação dos mercados

A internacionalização representa desafios para as empresas, que devem adaptar-se a um contexto cada vez mais complexo

A digitalização como fator chave para promover as práticas de Governança Corporativa

O governo das sociedades deve combinar tecnologia, conhecimento e processos para impulsionar a transparência nas empresas

Next Generation impulsiona a digitalização da Europa

Analisamos Next Generation, o plano europeu para a recuperação da União Europeia com base na digitalização.