Como trabalhar via EDI com marketplaces como Amazon ou Google

Grandes varejistas e plataformas de e-commerce, como Amazon, Aliexpress, eBay ou Google Shopping, definem o caminho a seguir para outros distribuidores. As tendências no comércio eletrônico dos distribuidores "físicos" são desenvolvidas em torno do omnichannel, como uma estratégia de gestão e atendimento ao cliente onde, a eficiência é um fator essencial para se posicionar em um cenário altamente competitivo. Portanto, grandes distribuidores exigem que seus fornecedores possam assumir o mesmo nível de demanda que eles aplicam. O uso da tecnologia EDI (Electronic Data Interchange) é um desses requisitos entre grandes varejistas e mercados. O controle e a análise das informações são fundamentais para o acompanhamento de cada etapa no processo de vendas, principalmente em toda a cadeia logística, desde o recebimento do pedido até sua entrega final ao cliente.
No cenário B2B, à medida que o número de partners que usam a tecnologia EDI e as mensagens trocadas aumentam, os benefícios são maiores. Fornecedores de bens ou serviços (armazenamento, distribuição, etc.) emitem avisos ao distribuidor com os quais é capaz de rastrear toda a cadeia de fornecimento. Para grandes varejistas, o controle de mercadorias tornou-se uma necessidade para ser competitivo pois, possibilita, entre outros aspectos, atender a demanda por produtos e reduzir os prazos de entrega. Por isso, é cada vez mais essencial trabalhar com o EDI, como no caso da Amazon.
Também é importante notar que o omnichannel traz bons resultados para empresas como a lealdade ou o aumento de vendas, trazendo novos desafios:
- Imponha uma digitalização total dos processos para conectar os diferentes canais de forma coordenada afim de criar sinergias;
- Atenção 24 horas por dia, 7 dias por semana, derivada da conectividade dos consumidores;
- Controle dos estoques para que os processos de compra não pareçam falhos.
WEBINAR | Integre o seu ERP com a Amazon Vendor e a Seller Central
Que fluxos de mensagens podem ser automatizados com a Vendor Central e a Seller Central? Como tirar o máximo proveito da automatização e da integração via EDI ou API? Estas e muitas outras questões serão respondidas no nosso webinar.
- Dia: 15 de fevereiro de 2023
- Hora: 10:00 EST - 16:00 CET
- Idiomas: Inglês com tradução simultânea para espanhol, italiano, francês e alemão.
- Duração: 50 minutos
Benefícios do EDI para distribuidores
- A natureza padronizada dos documentos, uma das principais características do EDI, possibilita o intercâmbio eletrônico com diferentes interlocutores, graças ao uso de uma linguagem comum que permite que diferentes sistemas de informação interajam entre si. Esse recurso elimina as barreiras e facilita o trabalho com mais empresas.
- Rastreabilidade da mercadoria. Estabelece um sistema de mensagens compartilhadas que detalha os movimentos de mercadorias entre as diferentes lojas.
- Controle de estoque. Permite compartilhar informações entre o fornecedor e o operador logístico para controlar em tempo real os detalhes das ações disponíveis em cada depósito. Ferramentas como o VMI - Vendor Managed Inventory facilitam o gerenciamento do reabastecimento contínuo da cadeia de suprimento de ponta a ponta. Isso permite ajustar os estoques à demanda e dar uma resposta eficiente ao consumidor.
- Fornece informações sobre produtos por meio de catálogos eletrônicos (data pool). O fornecedor pode fornecer automaticamente e em tempo real informações sobre os produtos: características, preços ...
- Integra as informações que os provedores enviam nos sistemas de gerenciamento. Entre os benefícios de trabalhar com o EDI estão a automação dos processos e a possibilidade de integrar as informações no ERP da empresa para processá-las sem intervenção humana.
Que tipo de avisos o distribuidor recebe e integra?
Em resposta a um pedido (ORDERS): você recebe um aviso informando quando seu pedido foi recebido e processado no destino (ORDERS RESPONSE), se houver algum problema ou se você gastar mais tempo do que o esperado no processamento do seu pedido de fornecimento, você recebe avisos e alertas que o informam desse estado.
Com a mercadoria em trânsito você recebe o Aviso de Embarque (DESPATCH ADVICE). Esses documentos permitem verificar se a mercadoria recebida corresponde ao pedido e fazer ajustes se houver alguma diferença em relação ao pedido, antes de emitir a fatura. Nos armazéns, os avisos de embarque facilitam a gestão da mercadoria. Saber antecipadamente o que você vai receber permite um melhor planejamento.
Integração de notas fiscais eletrônicas (NF-e). O registro automático do documento no ERP simplifica os processos de correspondência e validação com outros documentos já registrados como pedidos ou avisos de embarque. Se o processo de validação for bem-sucedido, o sistema fornecerá a fatura como pronta para pagamento e enviará automaticamente uma mensagem de confirmação para a solução EDI do provedor (REMITTANCE ADVICE).
Benefícios do EDI para fornecedores
O EDI é um valor agregado e, como tal, supõe uma vantagem competitiva para os fornecedores que implementam essa tecnologia em suas empresas. Com isso, abre a porta para mais varejistas. Além disso, o EDI otimiza os processos de gerenciamento e melhora a eficiência da empresa com uma economia significativa de custos. Entre os benefícios incluem:
- Automatização dos processos
- Redução de erros humanos
- Economia de papel e espaço para armazenamento físico
Como implementar o EDI?
O EDI pode ser aplicado através de uma solução integrada ou um Portal web.
EDI Integrado
Indicado para situações em que volumes médios e altos de transações eletrônicas são processados. A EDICOM possui serviços específicos (ASP / OUTSOURCING) para gerenciar soluções avançadas de EDI. Eles estão disponíveis através de uma plataforma EDI completa disponível no modo SaaS (Software as a Service) com software proprietário que automatiza os processos de criação, envio, recebimento e integração de seus documentos comerciais de forma não assistida (automática), ágil e eficiente, e sem modificar os processos internos da empresa.
EDI via portal de parceiros comerciais
É possível trabalhar sem perder as vantagens do EDI mesmo com fornecedores que não possuem essa tecnologia, através de soluções web. A empresa interessada, neste caso a distribuidora, adota um papel ativo ao disponibilizar soluções web de fácil acesso para seus clientes ou fornecedores, a partir das quais eles podem receber e gerar as transações direcionadas à sua empresa, como pedidos ou faturas. Este sistema permite:
- Gerenciar as informações dos parceiros através de formulários de entrada de dados que são acessados através da Internet em um ambiente seguro. Isso automatizará o gerenciamento da plataforma e a geração de documentos comerciais.
- Registrar e validar os documentos através dos sistemas de validação de dados do Web Portal.
- Integrar e automatizar o envio e recebimento de documentos no ERP. Depois de registrar os dados no portal da web, um documento comercial estruturado é processado e enviado para a solução EDI do fornecedor; Com o serviço de mapeamento multiformato, o documento é transformado na estrutura de dados que o sistema de gerenciamento do cliente precisa para sua integração correta.
Entre em contato com nossos especialistas para solicitar uma demonstração e conhecer o portal.