Electronic Data Interchange - EDI

Como trabalhar via EDI com marketplaces como Amazon ou Google

EDI e-Commerce

Grandes varejistas e plataformas de e-commerce, como Amazon, Aliexpress, eBay ou Google Shopping, definem o caminho a seguir para outros distribuidores. As tendências no comércio eletrônico dos distribuidores "físicos" são desenvolvidas em torno do omnichannel, como uma estratégia de gestão e atendimento ao cliente onde, a eficiência é um fator essencial para se posicionar em um cenário altamente competitivo. Portanto, grandes distribuidores exigem que seus fornecedores possam assumir o mesmo nível de demanda que eles aplicam. O uso da tecnologia EDI (Electronic Data Interchange) é um desses requisitos entre grandes varejistas e mercados. O controle e a análise das informações são fundamentais para o acompanhamento de cada etapa no processo de vendas, principalmente em toda a cadeia logística, desde o recebimento do pedido até sua entrega final ao cliente.

No cenário B2B, à medida que o número de partners que usam a tecnologia EDI e as mensagens trocadas aumentam, os benefícios são maiores. Fornecedores de bens ou serviços (armazenamento, distribuição, etc.) emitem avisos ao distribuidor com os quais é capaz de rastrear toda a cadeia de fornecimento. Para grandes varejistas, o controle de mercadorias tornou-se uma necessidade para ser competitivo pois, possibilita, entre outros aspectos, atender a demanda por produtos e reduzir os prazos de entrega. Por isso, é cada vez mais essencial trabalhar com o EDI, como no caso da Amazon.

Também é importante notar que o omnichannel traz bons resultados para empresas como a lealdade ou o aumento de vendas, trazendo novos desafios:

  • Imponha uma digitalização total dos processos para conectar os diferentes canais de forma coordenada afim de criar sinergias;
  • Atenção 24 horas por dia, 7 dias por semana, derivada da conectividade dos consumidores;
  • Controle dos estoques para que os processos de compra não pareçam falhos.

Benefícios do EDI para distribuidores

  • A natureza padronizada dos documentos, uma das principais características do EDI, possibilita o intercâmbio eletrônico com diferentes interlocutores, graças ao uso de uma linguagem comum que permite que diferentes sistemas de informação interajam entre si. Esse recurso elimina as barreiras e facilita o trabalho com mais empresas.
  • Rastreabilidade da mercadoria. Estabelece um sistema de mensagens compartilhadas que detalha os movimentos de mercadorias entre as diferentes lojas.
  • Controle de estoque. Permite compartilhar informações entre o fornecedor e o operador logístico para controlar em tempo real os detalhes das ações disponíveis em cada depósito. Ferramentas como o VMI - Vendor Managed Inventory facilitam o gerenciamento do reabastecimento contínuo da cadeia de suprimento de ponta a ponta. Isso permite ajustar os estoques à demanda e dar uma resposta eficiente ao consumidor.
  • Fornece informações sobre produtos por meio de catálogos eletrônicos (data pool). O fornecedor pode fornecer automaticamente e em tempo real informações sobre os produtos: características, preços ...
  • Integra as informações que os provedores enviam nos sistemas de gerenciamento. Entre os benefícios de trabalhar com o EDI estão a automação dos processos e a possibilidade de integrar as informações no ERP da empresa para processá-las sem intervenção humana.

 

Que tipo de avisos o distribuidor recebe e integra?

Em resposta a um pedido (ORDERS): você recebe um aviso informando quando seu pedido foi recebido e processado no destino (ORDERS RESPONSE), se houver algum problema ou se você gastar mais tempo do que o esperado no processamento do seu pedido de fornecimento, você recebe avisos e alertas que o informam desse estado.

Com a mercadoria em trânsito você recebe o Aviso de Embarque (DESPATCH ADVICE). Esses documentos permitem verificar se a mercadoria recebida corresponde ao pedido e fazer ajustes se houver alguma diferença em relação ao pedido, antes de emitir a fatura. Nos armazéns, os avisos de embarque facilitam a gestão da mercadoria. Saber antecipadamente o que você vai receber permite um melhor planejamento.

Integração de notas fiscais eletrônicas (NF-e). O registro automático do documento no ERP simplifica os processos de correspondência e validação com outros documentos já registrados como pedidos ou avisos de embarque. Se o processo de validação for bem-sucedido, o sistema fornecerá a fatura como pronta para pagamento e enviará automaticamente uma mensagem de confirmação para a solução EDI do provedor (REMITTANCE ADVICE).

 

Benefícios do EDI para fornecedores

O EDI é um valor agregado e, como tal, supõe uma vantagem competitiva para os fornecedores que implementam essa tecnologia em suas empresas. Com isso, abre a porta para mais varejistas. Além disso, o EDI otimiza os processos de gerenciamento e melhora a eficiência da empresa com uma economia significativa de custos. Entre os benefícios incluem:

  • Automatização dos processos
  • Redução de erros humanos
  • Economia de papel e espaço para armazenamento físico

 

Como implementar o EDI?

O EDI pode ser aplicado através de uma solução integrada ou um Portal web.

EDI Integrado

Indicado para situações em que volumes médios e altos de transações eletrônicas são processados. A EDICOM possui serviços específicos (ASP / OUTSOURCING) para gerenciar soluções avançadas de EDI. Eles estão disponíveis através de uma plataforma EDI completa disponível no modo SaaS (Software as a Service) com software proprietário que automatiza os processos de criação, envio, recebimento e integração de seus documentos comerciais de forma não assistida (automática), ágil e eficiente, e sem modificar os processos internos da empresa.

EDI via portal de parceiros comerciais

É possível trabalhar sem perder as vantagens do EDI mesmo com fornecedores que não possuem essa tecnologia, através de soluções web. A empresa interessada, neste caso a distribuidora, adota um papel ativo ao disponibilizar soluções web de fácil acesso para seus clientes ou fornecedores, a partir das quais eles podem receber e gerar as transações direcionadas à sua empresa, como pedidos ou faturas. Este sistema permite:

  • Gerenciar as informações dos parceiros através de formulários de entrada de dados que são acessados através da Internet em um ambiente seguro. Isso automatizará o gerenciamento da plataforma e a geração de documentos comerciais.
  • Registrar e validar os documentos através dos sistemas de validação de dados do Web Portal.
  • Integrar e automatizar o envio e recebimento de documentos no ERP. Depois de registrar os dados no portal da web, um documento comercial estruturado é processado e enviado para a solução EDI do fornecedor; Com o serviço de mapeamento multiformato, o documento é transformado na estrutura de dados que o sistema de gerenciamento do cliente precisa para sua integração correta.

Portal de Testes e Certificação de Parceiros

Para facilitar a incorporação de novos fluxos de EDI entre os parceiros, a EDICOM criou o Portal de Testes e Certificação de Parceiros, um portal on-line onde os próprios usuários realizam a validação e verificação das mensagens EDI a serem intercambiadas.

O portal permite que as empresas terceirizem uma peça fundamental em Onboarding de partners: a fase de verificação ou teste. Por meio do Portal de Certificação e Testes de Partners da EDICOM, agiliza e simplifica esse processo pois, os próprios parceiros têm as informações necessárias para realizar os testes no portal. Isso cria várias vantagens para a empresa promotora, como:

  • Maior otimização de recursos humanos e tempo.
  • Certificação para uma infinidade de parceiros através de uma única plataforma.
  • Aceleração do processo de adaptação de novos parceiros e crescimento da comunidade de parceiros.
  • Inclusão ágil de novas mensagens EDI com parceiros existentes
  • Menores custos de implementação e melhoria nas suas operações.
  • Simplificação da fase de produção graças à segurança da qualidade do conteúdo das mensagens.

Entre em contato com nossos especialistas para solicitar uma demonstração e conhecer o portal.

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