A Croácia prepara-se para a fatura eletrônica B2B: Projeto de Fiscalização 2.0
A Croácia planeja introduzir a fatura eletrônica entre empresas a partir de 1º de janeiro de 2026.
Está previsto introduzir a obrigação de informar sobre as transações nacionais juntamente com a obrigação de emitir faturas eletrônicas.
O projeto Fiscalização 2.0 assinala o início da modernização fiscal na Croácia. O objetivo é planificar a transição para a fatura eletrônica entre empresas, o armazenamento e a contabilidade eletrônicos.
O governo croata prevê que a fatura eletrônica B2B e a contabilidade eletrônica obrigatórias comecem em janeiro de 2026. A obrigatoriedade cobrirá as transações nacionais entre contribuintes residentes. Será possível emitir faturas em papel para as transações transfronteiriças.
Para tal, solicitou à União Europeia a derrogação dos artigos 218 e 232 da Diretiva sobre o IVA de 2006.
O órgão FINA está encarregado de gerir a transmissão de faturas eletrônicas no país por meio da plataforma nacional eRačun. A conexão direta à plataforma é realizada por meio da Peppol. A Fina é um Peppol Access Point capaz de comunicar com qualquer outro ponto de acesso Peppol, como o da EDICOM.
Atualmente, a fatura eletrônica B2B pode ser utilizada voluntariamente por meio dessa plataforma.
É importante lembrar que a fatura eletrônica com a administração pública é obrigatória na Croácia desde 2019.
Projeto de Fiscalização 2.0
Em janeiro de 2023, o Ministério das Finanças croata publicou o projeto de Fiscalização 2.0 com três objetivos:
- Estabelecer um enquadramento para o faturamento eletrônico B2B obrigatória.
- Criar um sistema para a fiscalização digital de contas.
- Implementar um sistema avançado de contabilidade eletrônica.
Prevê-se que o projeto termine em dezembro de 2024. As empresas na Croácia terão de se adaptar aos atuais processos de faturamento e apresentação de relatórios para cumprir com os novos requisitos.
O Projeto Fiscalização 2.0. pretende implementar um sistema de pagamento sem numerário por meio de e-Factura com um arquivo eletrônico integrado e uma contabilidade online ativa, única e avançada no sistema do IVA com o fim de garantir toda uma gama de benefícios para todas as partes interessadas e entidades comerciais:
- Declarações de impostos simplificadas
- Redução do número de formulários requeridos (contabilidade fiscal), exatidão das obrigações tributárias e, em grande medida, seu cumprimento prévio com dados da plataforma eRačun
- Negócios transparentes e a possibilidade de conhecer as condições de pagamento e o respetivo cumprimento
- Conhecimento das operações atuais de um contribuinte individual
- Verificações de crédito atuais
- Contribuição para a proteção do meio ambiente por meio do uso de um arquivo de contas digital em vez de "papel".
- Reduzir o número de cópias de faturas e arquivá-las por meio de intermediários de Internet.
- A possibilidade de enviar arquivos anexos à fatura e aliviar a carga burocrática
- Melhorar a interoperabilidade entre os atores envolvidos no processo de faturamento
- A capacidade de rastrear e vincular contas, e prevenir a fraude fiscal relacionada com as devoluções do IVA
- As entidades empresariais recebem apoio para operações mais eficientes e competitivas no contexto nacional e global.