Faturamento eletrônico

Descontinuidade SAP GRC: Conheça os 5 atributos mais importantes na hora de montar sua estratégia de Vendor Selection

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No início deste ano, a SAP, empresa global líder no segmento de soluções de Sistemas de Gestão Integrados (ERP), anunciou o fim do suporte de seu módulo de emissão e recebimento de NF-e, SAP Government, Risk & Compliance, ou GRC, como é mais conhecido no jargão do mercado brasileiro. 

A previsão é de que a solução seja descontinuada no dia 31 de dezembro de 2025, gerando um iminente impacto às corporações que usam este módulo em suas atividades de Contas a Pagar e Receber, que terão a árdua tarefa de buscar uma nova solução para garantir o funcionamento das operações de emissão e recebimento de NF-e. 

E este impacto não será pequeno, segundo dados da Pesquisa de Uso de TI 2023, publicada anualmente pela FGV EAESP, no segmento de Grandes Empresas a SAP detém um market share de 50%, o que demonstra, sua influência no mercado nacional, certamente impactando milhares de empresas com este anúncio.
 
Diante deste cenário de mudança, as empresas precisam iniciar uma jornada de busca pela solução adequada de faturamento eletrônico e antes de iniciarem esta jornada, muitas perguntas devem vir a cabeça, sobre quais pontos devo analisar e ressaltar na hora de escolher um novo provedor de faturamento eletrônico? ou mesmo, se as soluções de fatura eletrônica já chegaram em seu “estado da arte”, como identificar atributos diferenciais que agregam valor ao meu negócio? 

Embora o mercado muitas vezes compare soluções de fatura eletrônica como algo “commoditizado”, pouco flexível e de pouca inovação, há muitos atributos que são imprescindíveis e que fazem toda a diferença na hora de escolher a melhor solução para seu negócio. 

Certamente, a decisão da SAP de encerrar o suporte ao módulo SAP Government, Risk & Compliance (GRC) para emissão e recebimento de NF-e marca um ponto de inflexão crítico para as empresas brasileiras. Com a data de descontinuação prevista para 31 de dezembro de 2025, as organizações que dependem desse sistema agora enfrentam o desafio de encontrar uma alternativa que atenda às suas necessidades em relação à emissão e recebimento de NF-e.

Em meio a esse cenário de mudança, é fundamental que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios que se aproximam. A escolha de um novo provedor de faturamento eletrônico e a transição para uma solução adequada são etapas cruciais para garantir a continuidade das operações de emissão e recepção de NF-e no Brasil. No entanto, essa decisão não deve ser tomada de ânimo leve.

É necessário avaliar cuidadosamente as opções disponíveis no mercado e considerar fatores-chave que vão além da simples emissão de NF-e. A escolha de um provedor com experiência, capacidades globais ou regionais, um suporte sólido e um compromisso com a conformidade fiscal pode fazer toda a diferença nessa transição.

Na EDICOM, estamos aqui para auxiliar as empresas nesse processo de transformação e garantir que encontrem a solução de faturamento eletrônico adequada às suas necessidades. Nossa experiência e compromisso com a excelência na conformidade fiscal apoiam empresas de todo o mundo em sua jornada rumo à transformação digital no âmbito fiscal. Juntos, superaremos os desafios que essa mudança implica e garantiremos uma transição bem-sucedida para o futuro da faturação eletrônica no Brasil

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Por conta disso, pensando em ajudar você, elencamos atributos que devem fazer parte de sua estratégia de Vendor Selection na substituição do módulo SAP GRC em sua empresa:

1.    Capacidade de Atendimento Global/Regional 
Já não é de hoje que a fatura eletrônica deixou de ser algo apenas local ou regional, sendo cada vez mais úbiqua em todo o mundo. As autoridades tributárias de cada país veem na fatura eletrônica, o mecanismo adequado para o controle das operações, com vistas à redução da evasão fiscal. Este fenômeno cria um grande desafio para empresas multinacionais que precisam adequar-se a diversos requerimentos de compliance fiscal nos países que operam. 

Contar com um único parceiro que trilhe essa jornada de globalização da fatura eletrônica ao seu lado sem dúvida, é um grande diferencial competitivo, permitindo redução do número de aplicações na empresa, reduzindo assim o custo total de propriedade (TCO) e aumentando as sinergias e complementariedades econômicas e de performance de serviço em se ter um único parceiro de faturamento eletrônico em nível global ou regional. 

2.    Suporte 
Por ser um serviço de missão crítica para o negócio, contar com um suporte proativo multi-idioma, com equipe qualificada e de prontidão em resolver problemas críticos é sem dúvida, um fator crítico de sucesso na hora de escolher uma solução de faturamento eletrônico. 
Sabemos que sistemas à prova de erros/falhas são um grande mito e que, mais importante que o erro em si é a orientação à rápida identificação e resolução da incidência, de forma a não trazer impacto à operação da empresa no processo de emissão e captura de faturas eletrônicas. 

3.    Nível de Serviço por Contrato (SLA)
Em consonância ao atributo de Suporte ao Cliente está a importância de o provedor de serviço de fatura eletrônica contar com um acordo de nível de serviço por contrato. Dessa forma, o ciente conhecerá com exatidão as vias de contato com o suporte, o método de classificação e tratativa das incidências bem como, os prazos máximos de resposta e resolução de cada incidência. 

Encontrar empresas que possuem um SLA, respaldado por outras certificações de importância internacional como ISO 270001 e ISO 20000-1, é um fator de alta credibilidade e confiança na delegação de um serviço tão critico quanto o de faturamento eletrônico no Brasil. 

4.    Cobertura Horizontal
Um atributo muitas vezes deixado de lado na hora de escolher um provedor está na capacidade de atendimento de todos os tipos de documentos fiscais eletrônicos, especialmente no caso do Brasil, onde há uma grande pluralidade de documentos fiscais nas distintas esferas municipal, estadual e federal. 

É essencial que a solução contratada tenha a capacidade comprovada de operar com a emissão e recebimento de NF-e, CT-e, NFS-e local ou padrão nacional, MDF-e e seus respectivos eventos de emissão e recebimento, de forma a concentrar todo o processo de mensageria fiscal em um único ponto na corporação. 

5.    Change Management Proativo 
Por último, não menos importante, de nada adianta encontrar uma solução que atenda aos atributos apresentados anteriormente se, nas mudanças e atualizações impostas pela SEFAZ ou Prefeituras, o trabalho de atualização for reativo, demorado e custoso. 

A fatura eletrônica tem como característica, ser um organismo vivo extremamente volátil, ainda mais no Brasil em que as mudanças impositivas são diárias, encontrar um provedor que tenha uma capacidade dinâmica de identificação, análise e apresentação das mudanças futuras que impactarão os documentos fiscais certamente, é um fator sine qua non de sucesso. 

A atenção voltada a estes atributos supracitados contribuirá como um importante guia no momento de lidar com a troca necessária de sua solução de mensageria fiscal no Brasil.  

Compliance Fiscal Proativo 

Tendo em seu DNA, uma larga experiência na implementação de projetos globais que garantem compliance fiscal às empresas, a EDICOM segue com o firme compromisso em implementar soluções de faturamento eletrônico no Brasil exitosas, que garantam uma cobertura completa de todos os cenários e necessidades locais. 

Com foco na excelência e atualização constante de nossas soluções frente a novos requerimentos impositivos globais, assessoramos empresas de mais de 70 países a iniciarem sua jornada de transformação digital na área de Tax.  

São estes os motivos que fazem a EDICOM ser um dos principais players em soluções fiscais no mundo, sendo a solução de e-invoicing do top 5 de maiores empresas da lista Fortune 500.
 

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