Faturamento eletrônico

A Estônia se prepara para o faturamento eletrônico B2B previsto para 2027

Fatura eletrônica da Estônia

A Estônia está preparando o seu projeto nacional de faturamento eletrônico. Em um esforço para modernizar e racionalizar o seu sistema fiscal, o Ministério das Finanças da Estônia anunciou a sua intenção de elaborar um projeto de lei que irá alterar a atual Lei do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA). Essa medida visa otimizar a comunicação e o controle das transações comerciais no país.

O Ministério está considerando:

  • Eliminar o limite de 1.000 euros para a declaração de transações: Atualmente, existe um limite de 1 000 euros por operação, abaixo do qual as operações não têm que ser comunicadas ao sistema fiscal. Com a supressão desse limite, todas as transações, independentemente do seu valor, terão de ser comunicadas.
  • Introduzir o faturamento eletrônico obrigatória para as transações B2B (Business-to-Business) sujeitas a IVA:  O Ministério prevê igualmente tornar obrigatório o faturamento eletrônico para todas as transações entre empresas. Essa medida facilitará a automatização dos processos fiscais, reduzirá o risco de fraude e simplificará as obrigações administrativas dos contribuintes.

O projeto de lei deverá ser redigido e finalizado durante 2025. Se for aprovado, deverá entrar em vigor em 2027, dando às empresas e às autoridades fiscais tempo para se adaptarem a essas novas exigências tecnológicas e operacionais.

Essas iniciativas fazem parte do plano geral do governo estoniano de avançar para uma administração fiscal totalmente digitalizada, garantindo maior eficiência, transparência e cumprimento das obrigações fiscais no país.

Por outro lado, o governo aprovou as alterações à Lei da Contabilidade para expandir e melhorar a utilização do faturamento eletrônico entre as empresas. As alterações significam que as empresas que assim o desejem possam se inscrever como destinatárias de faturas eletrônicas no registro comercial. Isso significa que poderão exigir aos seus fornecedores o envio de faturas electrônicas em formato legível por máquina a partir de 1 de julho de 2025.

Os dois formatos eletrônicos permitidos são:

  • formato europeu  EN16931 UBL - BIS 3.0, CII
  • formato local  eXML 1.2.

Até esta data, não foram divulgadas mais informações ou especificações técnicas.

¿Você precisa de mais informações sobre a nota fiscal eletrônica em países da Europa Central e Oriental?

Entre em contato com nossos especialistas para saber, em detalhes, como funciona a nota fiscal eletrônica em diferentes países.

¿Você quer saber como podemos ajudar você?

Deadlines Futuros em Estônia

Fique por dentro das datas-chave de entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica ao redor do mundo.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Nova Zelândia: Novas regras para o faturamento eletrônico B2G

As agências públicas que gerenciam mais de 2.000 faturas por ano devem estar preparadas para processar faturas eletrônicas

Omã avança rumo ao faturamento eletrônico, que pode começar em 2026

A Autoridade Fiscal de Omã assinou um acordo com a Omantel para implementar o sistema nacional de faturamento eletrônico