Faturamento eletrônico

Faturamento eletrônico Uganda – Sistema EFRIS

Faturamento eletrônico Uganda

A Autoridade Fiscal do Uganda (URA) desenvolveu o sistema de faturamento EFRIS (Electronic Fiscal Receipting and Invoicing System) para o faturamento eletrônico e a declaração do IVA das transações comerciais. O enquadramento legal para o faturamento eletrônico encontra-se em Legal Framework: Section 73A and 73B of the Tax Procedures Code Act 2014 supports the implementation of EFRIS.

Desde 1 de janeiro de 2021, todas as empresas registadas em Uganda devem utilizar a plataforma EFRIS para reportar as faturas emitidas e os recibos de caixa de forma eletrônica ao URA. Com este sistema, as organizações e empresas que operem no mercado ugandês devem apresentar as suas faturas de venda eletrônicas à URA, que deve aprovar a fatura antes que a empresa possa transmiti-la ao seu cliente. A implementação do sistema EFRIS pretende pôr fim à evasão fiscal e à prática fraudulenta de faturas falsas por compras fictícias.

Os documentos que é necessário enviar eletronicamente em formatos JSON para a plataforma EFRIS são:

  1. Faturas
  2. Notas de crédito e de débito
  3. Movimentos de mercadorias
  4. Inventários 

Como enviar faturas eletrônicas para o EFRIS?

Há vários modelos de implementação para estabelecer conexão à plataforma EFRIS e fazer chegar as faturas de forma eletrônica:

  • Via manual por meio do URA Portal
  • Via integrada “System to System“
  • Por meio de Dispositivos Fiscais Eletrônicos (EFD)
  • Via aplicação móvel

Como funciona a plataforma EFRIS?

Em primeiro lugar, todas as empresas registradas em Uganda devem inscrever-se previamente no sistema de faturamento EFRIS por meio do website da autoridade fiscal. Quando o contribuinte entrar no sistema pela primeira vez deve indicar se utiliza fatura eletrônica ou EFD. Uma vez registrado e verificado como utilizador do sistema, a sua conta ficará ativa e poderá acessar às funções do EFRIS.

Para assinar as faturas, deve-se solicitar um certificado emitido por uma autoridade de certificação local.
No modelo “System to System”, por meio de um fornecedor de serviços tecnológicos como a EDICOM, gera-se a fatura estruturada no formato JSON de forma automática a partir da informação do ERP do contribuinte. O documento eletrônico é enviado para a plataforma EFRIS, que valida a fatura incluindo quatro campos obrigatórios:

  • Fiscal Document Number (FDN): Número de documento oficial da fatura.
  • Invoice Identification Number (InvoiceId): Identificador do documento.
  • Verification Code (Antifake Code): Código de verificação da fatura
  • QRCode (código QR): Código emitido pela URA e que identifica a fatura.

Finalmente, a fatura deve alcançar o receptor com os dados introduzidos na plataforma.

A EDICOM está preparada para novos cenários de faturamento

A EDICOM é parceiro tecnológico especializado em soluções de Electronic Data Interchange e e Invoicing. Atualmente, opera em mais de 70 países e oferece soluções de faturamento eletrônico em diferentes sistemas de faturamento. A sua experiência e os seus conhecimentos em regulamentação de faturamento eletrônico permitem-lhe ter uma introdução rápida em novos países.

A plataforma internacional de Fatura Eletrônica da EDICOM para a emissão e recepção de e Invoicing está adaptada às especificações dos países de origem e de destino em que os seus clientes operam e está sujeita a uma atualização permanente.

Esta solução é a mais adequada para os clientes com um volume elevado de faturas eletrônicas, dado que o sistema é totalmente automatizado. É diferente de outras opções manuais que implicam carregar os dados no sistema.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

VeriFactu: Sistema de emissão de faturas verificáveis na Espanha

Saiba mais sobre os requisitos que as empresas devem adotar para cumprir o Regulamento VeriFactu.

Fatura eletrônica nas Filipinas: Electronic Invoicing System – EIS

As Filipinas estendem o prazo de conformidade para emissão de faturas eletrônicas até 31 de dezembro de 2026

Como enviar faturas em PDF de forma legal em Portugal

As faturas em PDF devem ser assinadas digitalmente a partir de 31 de dezembro de 2025.