Electronic Data Interchange - EDI

O EDI como ferramenta de mudança para o transporte marítimo e portuário

EDI marítimo y portuario

O EDI (Electronic Data Interchange) constitui uma valiosa ferramenta para otimizar as operações de importação e exportação nos portos. 

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90% do comércio mundial ocorre por via marítima. Os portos são motores de crescimento para as economias e as suas comunidades portuárias trabalham para convertê-los em pontos de referência para os principais armadores. Há fatores externos, como a sua localização geográfica, que os perfilam como potenciais hubs na sua zona de influência para o tráfego mundial.

É o caso do Panamá, que soube aproveitar a posição geográfica do país. Vários dos seus portos, situados em torno das entradas do Canal do Panamá, no Atlântico e no Pacífico, especializaram-se no manuseamento de contêineres de carga, convertendo-se num centro de recepção e transferência internacional. Segundo a Autoridade Marítima do Panamá (AMP), o Panamá caminha para se converter no principal centro de transbordo de contêineres da América Latina e nos Caribes.

Entretanto, outros fatores internos, como o desenvolvimento das suas infraestruturas e a eficiência da gestão das mercadorias, podem marcar a diferença entre portos como principais portas de entrada e de saída desta carga. O EDI (Electronic Data Interchange) constitui uma valiosa ferramenta para otimizar as operações de importação e exportação nos portos. Os fluxos de informações produzidos em torno do movimento da carga nos portos, e a participação de diferentes agentes públicos e privados, estão impulsionando o uso da tecnologia para o intercâmbio seguro da documentação no transporte marítimo. O EDI permite a gestão eficiente das informações e quantos mais interlocutores da cadeia logística implementarem este sistema de comunicação, maiores serão os benefícios.

Objetivos do intercâmbio eletrônico de dados (EDI)

O ecossistema logístico e, principalmente, o do transporte marítimo, exige um controle exaustivo das informações que se transmite em várias direções e para diferentes agentes, para que as suas ações confluam em um mesmo propósito: que a carga chegue ao seu destino no tempo previsto e sem custos acrescidos. As soluções EDI simplificam este intercâmbio de informações, permitindo a integração dos sistemas de informação de todas as empresas participantes na cadeia logística, otimizando as suas operações e processos de gestão.

  • Automatizar a geração, o envio, a recepção e o registro dos documentos intercambiados
  • Reduzir os tempos de resposta
  • Maior precisão das gestões
  • Reduzir os custos graças à otimização dos processos
  • Melhorar o apoio aos clientes
  • Benefícios do EDI no setor marítimo

Aplicado ao transporte marítimo, os benefícios do EDI permitem

  • Reduzir os tempos de espera da mercadoria (barco, terminais, alfândegas)
  • Reduzir o tempo das escalas dos navios
  • Maior rendimento das zonas de armazenamento da mercadoria (terminais, depósitos etc.)
  • Agilizar e dotar de segurança os trâmites administrativos
  • Reduzir os erros ao gerar as informações de forma automatizada
  • Maior controle das informações e, portanto, da mercadoria
  • Visibilidade, acompanhamento e rastreabilidade da carga
  • Integrar toda a operação intermodal: mar-porto-terra em um mesmo fluxo de comunicação
  • Poder adaptar a estrutura das mensagens emitidas às novidades legislativas, técnicas etc. do setor

Os intervenientes e mensagens no transporte marítimo

No transporte marítimo de mercadorias participam diferentes agentes, cada um dos quais com uma função específica: carregadores (importadores/exportadores), armadores, consignatários, terminais, agentes transitários, transportadoras terrestres, Autoridade Portuária e alfândegas, entre outros.

No curso da operação são intercambiadas diferentes mensagens e documentos, específicos do setor marítimo. Graças ao uso de padrões como EDIFACT, X12, XML etc., todos os intervenientes podem intercambiar transações por meio da transmissão segura de mensagens concebidas para a sua integração automática nos sistemas de gestão.

Trata-se de mensagens estruturadas, cada uma com um objetivo concreto. Por exemplo: Booking e instruções de embarque. Por meio do intercâmbio de mensagens entre o agente transitário/agente alfandegário e o consignatário. Permite às empresas transitárias e aos carregadores solicitar aos armadores uma reserva de espaço para os contêineres que embarcarão e receberão as correspondentes respostas.

O fluxo de booking baseado num intercâmbio de mensagens EDIFACT seria o seguinte:

  • O agente transitário/alfandegário solicita ao consignatário ou ao armador a reserva de espaço por meio de uma mensagem IFTMBF (International Forwarding and Transport Message Firm Booking) com a sua função de pedido de booking;
  • O consignatário confirma o booking ao agente transitário/alfandegário por meio de uma mensagem IFTMBC (International Forwarding and Transport Message Booking Confirmation);
  • O agente transitário envia as instruções de embarque com a mensagem IFTMIN (International Forwarding and Transport Message – Instructions) para o consignatário.
  • Após o embarque das mercadorias o consignatário emite um esboço do conhecimento de embarque para o agente transitário (Bill of lading ou BL), por meio de uma mensagem como IFTMCS (International Forwarding and Transport Message Contract Status).

Que outras operações da cadeia logística podem beneficiar do uso do EDI?

Gestão de escalas dos navios

Por meio do intercâmbio de mensagens entre o armador e a autoridade portuária e outros organismos competentes (Capitania Marítima etc.), permite solicitar autorização de escala e atracação do navio e enviar a documentação necessária para realizar a escala, assim como receber as autorizações pertinentes. Utilizam-se mensagens BERMAN (Berth Management message).

Envio de listas de carga e descarga da mercadoria

Por meio de mensagens entre o consignatário e o terminal de carga. Permite aos consignatários enviar a lista de carga e descarga do navio para os terminais, com os correspondentes avisos de recepção. Utilizam-se as mensagens COPRAR (Container discharge/loading order message). Quando termina a operação de carga ou descarga do navio por parte do terminal, é enviada uma mensagem para a empresa consignatária, com o detalhe da carga ou descarga efetuada. Utilizam-se as mensagens COARRI (Container discharge/loading report).

Manifesto de carga

Trata-se de um requisito que permite controlar a saída da mercadoria de exportação ou de transbordo, via marítima. Neste documento detalha-se a relação das mercadorias que constituem a carga e recolhe os dados comerciais das mercadorias. A empresa consignatária deve apresentar esta declaração perante a Autoridade Portuária. Por meio de mensagens IFCSUM (International Forwarding and consolidation summary message) e CUSCAR (Customs Cargo message). A resposta da Alfândega é transmitida por meio de mensagem CUSRES (Customs Response message).

Declaração aduaneira

Trata-se de um formulário que é apresentado perante a Alfândega para o despacho da mercadoria. A empresa transitária ou o agente alfandegário pode apresentar o Documento Único Administrativo (DUA) perante a Alfândega. Por meio de mensagem CUSDEC (Customs Declaration message). A alfândega emite e envia o Levantamento se as mercadorias declaradas não tiverem de ser submetidas a inspeção documental ou física. Por meio de mensagem CUSRES.

EDICOM, especialista em EDI logístico

A EDICOM, como fornecedor especializado de soluções EDI, trabalha com empresas do setor logístico e dá resposta às necessidades específicas da sua atividade. Em um cenário tão complexo, é crucial contar com sistemas eficientes para automatizar os processos de comunicação e declaração de movimentos de mercadorias. São muitas as empresas que, graças ao EDI, otimizaram as comunicações das operações logísticas com a sua comunidade de clientes.

Com a solução na nuvem da EDICOM poderá gerir de forma rápida a totalidade das transações de forma integrada a partir do seu próprio ERP. A aplicação assegura a integração dos documentos eletrônicos com o seu ERP, automatizando assim os processos de importação e exportação de registros a partir das mensagens intercambiadas com os seus interlocutores. Assim, a geração de registros no ERP para a recepção das transações, e a construção destas quando são de saída, realiza-se sem intervenção humana, ficando perfeitamente registradas no seu sistema informático interno, conforme os seus procedimentos de gestão.
Além disso, a rede privada EDICOMNet facilita a conexão com qualquer interlocutor para o intercâmbio de transações eletrônicas em ambientes B2B e inclui serviços de conectividade com administrações públicas (órgãos públicos, câmaras municipais, alfândegas etc.).

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