Faturamento eletrônico

ORDER X, o padrão franco-alemão para pedidos eletrônicos

fatura eletronica franco-alemão

O fórum franco-alemão de faturamento eletrônico Forum elektronische Rechnung Deutschland (FeRD)/Forum National de la Facture Electronique et de Marches Publics Electroniques (FNFE-MPE) definiu um novo padrão para pedidos eletrônicos chamado ORDER-X.

O objetivo dessa iniciativa é impulsionar a digitalização dos processos da cadeia de suprimentos e promover transações internacionais entre a França e a Alemanha.

O novo formato padrão ORDER-X junta-se ao formato de fatura eletrônica ZUGFeRD/Factur-X, expandindo assim o número de mensagens EDI definidas pelos dois países para a troca de informações comerciais. Isso define o fluxo do pedido de compra para a fatura.

Assim como a fatura eletrônica ZUGFeRD/Factur-X, o ORDER X é um documento eletrônico em formato híbrido que consiste em um PDF A/3 com um XML incorporado baseado na estrutura de dados do Supply Chain Reference Data Model Cross Industry - SCRDM UN/CEFACT.

O formato ORDER-X fornece 3 mensagens necessárias no processo de pedido:

  1. ORDER: pedido inicial emitido pelo comprador para o fornecedor.
  2. ORDER_RESPONSE: transmitida pelo fornecedor ao comprador, para aceitar, rejeitar ou propor alterações no pedido, solicitando a confirmação do comprador por meio de uma ORDER CHANGE.
  3. ORDER_CHANGE: alteração do pedido de compra transmitida pelo comprador ao fornecedor.

Esse novo padrão consolida a colaboração franco-alemã iniciada em 2014 com o desenvolvimento do padrão de faturamento também coordenado pelo fórum FeRD/FNFE-MPE.

Deseja otimizar seus fluxos de pedidos e faturas eletrônicas?

Entre em contato conosco e digitalize seus processos com seus parceiros de negócios

Contate-nos

Deadlines Futuros em Alemanha

Fique por dentro das datas-chave de entrada em vigor das obrigações fiscais e de faturação eletrónica ao redor do mundo.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Tudo o que você precisa saber sobre o sistema NSO da Itália

Como funciona e de que forma deve adaptar-se à plataforma de pedidos eletrónicos de Itália para o Sistema de Saúde estatal.

Alemanha: Estado da fatura eletrônica B2B

Todas as empresas devem poder receber faturas eletrônicas a partir de janeiro de 2025

Polônia: faturamento eletrônico B2B KSeF a partir de fevereiro de 2026

O governo confirmou o cronograma para o faturamento eletrônico a partir de fevereiro de 2026 para grandes contribuintes