Tudo o que você precisa saber sobre o sistema NSO da Itália
A plataforma de pedidos eletrônicos do sistema de saúde estatal italiano, conhecida como NSO (Nodo Smistamento Ordini), é um ambiente de gestão que permite o controle de compras e gastos no setor público, a automatização de processos e a otimização da cadeia de suprimentos. Um sistema que valida a Itália como um dos países mais desenvolvidos em e-Procurement no contexto europeu.
O Sistema Nacional de Saúde (SSN) começou a processar as compras de bens de fornecedores de forma eletrônica, através da plataforma NSO, no dia 1 de fevereiro de 2020. Um passo estratégico na desmaterialização dos processos de abastecimento para a rede de saúde pública italiana.
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O que é o NSO – Nodo Smistamento Ordini?
O NSO é uma plataforma para troca eletrônica de pedidos entre as entidades públicas do setor de saúde e as empresas fornecedoras do Sistema Nacional de Saúde (SSN).
A saúde pública italiana só pode ser abastecida por meio do NSO, e as empresas fornecedoras devem estar tecnologicamente preparadas para a conexão e o intercâmbio eletrônico de dados por meio da plataforma.
Como funciona a plataforma NSO?
O NSO conecta o cliente - Sistema Nacional de Saúde - com seus fornecedores habilitados, para realizar pedidos de fornecimento de bens e serviços de forma automática e instantânea.
A conexão com o NSO pode ser realizada de várias formas, entre elas:
- Através do protocolo webservice, já habilitado para os processos de faturamento eletrônico que todo fornecedor da administração pública italiana utiliza para enviar ao SdI(Sistema di Interscambio).
- Mediante a infraestrutura PEPPOL (Pan-European Public Procurement OnLine).
Por meio do NSO, são trocados documentos comerciais que correspondem a três tipos de comunicação:
- Pedido simples: O cliente envia ao fornecedor um pedido que não necessita de resposta. Qualquer interação entre fornecedor e cliente deve ocorrer fora da plataforma NSO.
- Pedido completo:: O cliente envia o pedido. Em seguida, pode haver um feedback entre as partes dentro do NSO: o fornecedor pode enviar uma resposta – aceitação, rejeição ou modificação – e, por sua vez, o cliente pode enviar uma confirmação de resposta ao pedido.
- Pedido pré-acordado: O fornecedor é quem envia o pedido eletrônico ao cliente, previamente autorizado por ele. Esse fluxo pode incluir o envio opcional, por parte do cliente, de uma resposta ao pedido.
O formato dos documentos transmitidos através do NSO: pedidos, respostas, confirmações ou recusas, devem ser criados de acordo com as especificações PEPPOL BIS (UBL, Universal Business Language).
Atualizações técnicas do NSO
Ao longo de 2020 foram produzidas várias atualizações das regras técnicas com o objetivo de realizar correções a erros e integrações. A última versão 4.7das regras técnicas de pedidos eletrônicos para o sistema NSO foi publicada no mês de dezembro de 2020 por parte do Ministério de Economia e Finanças (MEF) de Itália
Com esta nova versão se introduzem alterações e obrigações para os provedores.
Vantagens do sistema NSO
A implementação da plataforma de NSO aporta importantes vantagens tanto para a administração pública italiana como para seus provedores, entre elas:
- Redução nos custos devido à otimização dos processos.
- Eliminação do uso de papel em toda a cadeia de fornecimento.
- Automatização e imediatez nos processos e nas comunicações.
- Melhor rastreabilidade dos pedidos.
- Encurtamento dos prazos de pagamento.
- Transparência nas contratações. A plataforma NSO está conectada com a Base de Dados Nacional de Contratos Públicos (BDNCP) - verificação do CIG (Códice Identificativo di Gara - concurso público) – e com a Plataforma de Créditos Comerciais (PCC).
- Abertura do mercado. O sistema de pedidos eletrônicos favorece o acesso às empresas como possíveis provedoras do Sistema Nacional de Saúde porque elimina barreiras físicas graças a fatores como a imediatez e o uso de uma linguagem padrão.
Solução NSO de EDICOM
EDICOM, provedor especializado em tecnologia EDI (Electronic Data Interchange), desenvolveu uma solução que conecta e tramita o intercâmbio eletrônico de dados entre cliente e provedor de forma segura e totalmente automatizada.
Se trata de uma solução integrada no ERP do cliente que permite extrair os dados e convertê-los à linguagem requerida tanto para o envio como para o recebimento de documentos.
Através da plataforma EDI da EDICOM é possível centralizar e unificar o envio e o recebimento de todo o fluxo comercial entre os parceiros, desde o hospital ao provedor e desde o provedor ao hospital: pedido, aviso de expedição e até a fatura, já que a EDICOM é capaz de se conectar tanto com o NSO como com o SdI.
Neste processo se inclui a criação de faturas eletrônicas com a captura dos dados do ERP do usuário e sua transformação ao padrão requerido pelo MEF.
A rastreabilidade durante todo o processo também é outro dos bbenefícios da solução NSO de EDICOM. O NSO envia às empresas emissoras uma série de notificações sobre o estado do pedido. O serviço da EDICOM permite visualizar as notificações através do portal ou integrar automaticamente essas mensagens ao ERP, para poder gerenciá-las internamente.
A solução conecta o HUB de Administrações Públicas EDICOM ao NSO através do protocolo webservice e à rede PEPPOL.
EDICOM ITALIA está certificada como Peppol Access Point para a rede PEPPOL pela Agência Italiana para a Digitalização (AgID). Esta certificação permite o acesso às empresas privadas e entidades públicas à rede PEPPOL através da plataforma da EDICOM para os processos de contratação pública cumprindo com os padrões de comunicação exigidos pela União Europeia.
Vantagens da EDICOM NSO
- Escalabilidade. As soluções da EDICOM, baseadas em tecnologia EDI, são escaláveis e, portanto, se adaptam às necessidades do cliente e ao desenvolvimento de novos cenários. Aqueles provedores que já contam com uma solução integrada e automatizada podem adaptar seus sistemas de forma ágil. Para estas empresas, a utilização do NSO é um passo a mais em suas transações eletrônicas com a administração pública italiana. Uma vantagem a ter em conta já que a Itália está muito avançada nos processos de desmaterialização tanto no âmbito B2G como no B2B.
- Atualização. A atualização técnica e a introdução de novos requisitos formam parte da evolução dos sistemas eletrônicos que impulsionam as administrações públicas. A otimização é uma constante.
Todas as mudanças devem ser implementadas de forma imediata tanto por parte dos provedores como das administrações do setor de saúde. As soluções da EDICOM estão permanentemente atualizadas e adaptadas às novidades. Um dos compromissos da companhia é implementar as alterações sem que o cliente seja afetado.