Faturamento eletrônico

Austrália promove o uso de fatura eletrônica

fatura eletrônica Australia

O governo australiano optou pela fatura eletrônica. A sua introdução nos processos de digitalização de pequenas e médias empresas terá um peso específico a partir dos novos investimentos e ações recentemente anunciadas pelo Primeiro-Ministro.

O objetivo é viabilizar a utilização da Fatura Eletrônica na esfera pública e privada. A massificação da fatura eletrônica está prevista para julho de 2022 junto aos órgãos governamentais da Austrália. Paralelamente, será trabalhada a sua aplicação nas empresas. Por este motivo, o governo australiano anunciou novos investimentos e ações, incluídos no plano de Estratégia de Economia Digital.

O primeiro passo é aumentar a consciência sobre o valor da fatura eletrônica para as empresas promovendo sua adoção e, para isso, está previsto um investimento de 15.300.000 AUD.

As entidades responsáveis ​​pela promoção do sistema de faturamento eletrônico são a Australian Peppol Authority (ATO) e o Treasury, que irão implementar as seguintes ações para melhorar o conhecimento e adoção da fatura eletrônica:

  • Recolher informações sobre a utilização da fatura eletrônica e o nível de implementação do e-Procurement.
  • Continuar trabalhando com estados e territórios para aumentar a adoção da fatura eletrônica na área de B2G.
  • Promover atividades de sensibilização educativa dirigidas ao setor empresarial.Trabalhar com provedores de pagamento (EFTPOS, Visa, Mastercard, New Payments Platform Australia - NPPA) para explorar oportunidades sobre como o faturamento eletrônico pode complementar a experiência de pagamento das empresas.
  • Explorar novas fórmulas para acelerar a adoção da fatura eletrônica.

 
Estima-se que as empresas na Austrália intercambiem mais de 1,2 milhão de faturas a cada ano. 90% serão realizados no modelo tradicional. Digitalizar o sistema pode economizar até $ 20 por fatura. A fatura eletrônica também melhora os tempos de pagamento para as empresas, especialmente as Pequenas e Médias (PME). Ao promover sua implementação, o governo australiano quer aumentar a produtividade das empresas e influenciar a vantagem da redução de custos.

 

Estratégia de economia digital na Austrália

A promoção da fatura eletrônica faz parte do plano de Estratégia de Economia Digital para a transformação digital do país como uma alavanca de mudança para a recuperação econômica, no horizonte de 2030. O orçamento global alocado é de US $ 1,2 bilhão.

O roteiro de transformação digital está focado nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de habilidades digitais dos australianos em linha com o desenvolvimento da digitalização de negócios e empregos.
  • Promoção do investimento empresarial, através de incentivos fiscais para que as empresas estimulem o investimento em tecnologias digitais para melhorar a sua produtividade, crescer e criar empregos.
  • Melhoria da prestação de serviços governamentais através do desenvolvimento do e-Government e da melhoria de serviços como MyGov e My Health Record.
  • Digitalização de PMEs. O objetivo é melhorar a produtividade de pequenas e médias empresas para capitalizar as oportunidades que as tecnologias digitais estão criando. Estão previstas ações como o aconselhamento para o desenvolvimento das suas competências digitais; e a introdução da fatura eletrônica. O investimento para a transformação digital de PMEs inclui um investimento de US $ 800 milhões no Plano de Negócios Digital, que está ajudando as empresas a usar tecnologias digitais para crescer e criar empregos como parte da recuperação econômica da Austrália.
  • Dados e economia digital. Incentivar o uso eficaz e em larga escala de dados. Os dados são vitais para construir uma economia digital moderna e oferecer melhores resultados para os australianos. Por esse motivo, o governo está empenhado em implementar a primeira estratégia de dados da Austrália que estabelece a melhoria do uso eficaz e seguro de dados durante o período de 2021 a 2025.
  • Desenvolvimento de Inteligência Artificial para aplicá-la na economia do país. A criação do National AI Centre juntamente com quatro Digital Capacity Centres visa lançar as bases de uma IA australiana e de um ecossistema digital: implementação em empresas, formação, desenvolvimento de projetos-piloto de IA, entre outros.
  • Desenvolvimento de tecnologia de aviação emergente - como drones - aplicada ao transporte e gestão da cadeia de abastecimento, agricultura digital, bem como para melhorar a logística e conectividade para australianos urbanos e regionais.
  • Melhorar a segurança no ambiente digital para estabelecer a confiança e proteção necessárias ao seu desenvolvimento.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrônica: projeto FATOORAH

O projeto da fatura eletrônica na Arábia Saudita se chama FATOORAH e foi implementado no âmbito das relações B2B, B2C e B2G

Israel introduz o seu modelo de validação de fatura eletrônica

Israel introduz a fatura eletrônica em várias fases, a massificação terá início em 2024 e terminará 2028

O modelo Peppol 4-corner e 5-corner Peppol CTC

O Peppol é um sistema interoperável de intercâmbio de documentos eletrônicos difundido no mundo inteiro