Austrália promove o uso de fatura eletrônica

O governo australiano optou pela fatura eletrônica. A sua introdução nos processos de digitalização de pequenas e médias empresas terá um peso específico a partir dos novos investimentos e ações recentemente anunciadas pelo Primeiro-Ministro.
O objetivo é viabilizar a utilização da Fatura Eletrônica na esfera pública e privada. A massificação da fatura eletrônica está prevista para julho de 2022 junto aos órgãos governamentais da Austrália. Paralelamente, será trabalhada a sua aplicação nas empresas. Por este motivo, o governo australiano anunciou novos investimentos e ações, incluídos no plano de Estratégia de Economia Digital.
O primeiro passo é aumentar a consciência sobre o valor da fatura eletrônica para as empresas promovendo sua adoção e, para isso, está previsto um investimento de 15.300.000 AUD.
As entidades responsáveis pela promoção do sistema de faturamento eletrônico são a Australian Peppol Authority (ATO) e o Treasury, que irão implementar as seguintes ações para melhorar o conhecimento e adoção da fatura eletrônica:
- Recolher informações sobre a utilização da fatura eletrônica e o nível de implementação do e-Procurement.
- Continuar trabalhando com estados e territórios para aumentar a adoção da fatura eletrônica na área de B2G.
- Promover atividades de sensibilização educativa dirigidas ao setor empresarial.Trabalhar com provedores de pagamento (EFTPOS, Visa, Mastercard, New Payments Platform Australia - NPPA) para explorar oportunidades sobre como o faturamento eletrônico pode complementar a experiência de pagamento das empresas.
- Explorar novas fórmulas para acelerar a adoção da fatura eletrônica.
Estima-se que as empresas na Austrália intercambiem mais de 1,2 milhão de faturas a cada ano. 90% serão realizados no modelo tradicional. Digitalizar o sistema pode economizar até $ 20 por fatura. A fatura eletrônica também melhora os tempos de pagamento para as empresas, especialmente as Pequenas e Médias (PME). Ao promover sua implementação, o governo australiano quer aumentar a produtividade das empresas e influenciar a vantagem da redução de custos.
Estratégia de economia digital na Austrália
A promoção da fatura eletrônica faz parte do plano de Estratégia de Economia Digital para a transformação digital do país como uma alavanca de mudança para a recuperação econômica, no horizonte de 2030. O orçamento global alocado é de US $ 1,2 bilhão.
O roteiro de transformação digital está focado nas seguintes áreas:
- Desenvolvimento de habilidades digitais dos australianos em linha com o desenvolvimento da digitalização de negócios e empregos.
- Promoção do investimento empresarial, através de incentivos fiscais para que as empresas estimulem o investimento em tecnologias digitais para melhorar a sua produtividade, crescer e criar empregos.
- Melhoria da prestação de serviços governamentais através do desenvolvimento do e-Government e da melhoria de serviços como MyGov e My Health Record.
- Digitalização de PMEs. O objetivo é melhorar a produtividade de pequenas e médias empresas para capitalizar as oportunidades que as tecnologias digitais estão criando. Estão previstas ações como o aconselhamento para o desenvolvimento das suas competências digitais; e a introdução da fatura eletrônica. O investimento para a transformação digital de PMEs inclui um investimento de US $ 800 milhões no Plano de Negócios Digital, que está ajudando as empresas a usar tecnologias digitais para crescer e criar empregos como parte da recuperação econômica da Austrália.
- Dados e economia digital. Incentivar o uso eficaz e em larga escala de dados. Os dados são vitais para construir uma economia digital moderna e oferecer melhores resultados para os australianos. Por esse motivo, o governo está empenhado em implementar a primeira estratégia de dados da Austrália que estabelece a melhoria do uso eficaz e seguro de dados durante o período de 2021 a 2025.
- Desenvolvimento de Inteligência Artificial para aplicá-la na economia do país. A criação do National AI Centre juntamente com quatro Digital Capacity Centres visa lançar as bases de uma IA australiana e de um ecossistema digital: implementação em empresas, formação, desenvolvimento de projetos-piloto de IA, entre outros.
- Desenvolvimento de tecnologia de aviação emergente - como drones - aplicada ao transporte e gestão da cadeia de abastecimento, agricultura digital, bem como para melhorar a logística e conectividade para australianos urbanos e regionais.
- Melhorar a segurança no ambiente digital para estabelecer a confiança e proteção necessárias ao seu desenvolvimento.