Faturamento eletrônico,  Compliance

O código GTIN é obrigatório na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

obligacion-gtin-brasil-nota-fiscal-electronica

Desde 12 de setembro de 2022, a utilização do Global Trade Item Number (GTIN) na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passou a ser obrigatória.​​​​ Conforme publicado nas novas obrigações, foram publicados na Nota Técnica 2021.003 v1.20 pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda Estadual). 

Novidades introduzidas na versão 1.20:

•    Verificação por parte da SEFAZ, através do Cadastro Centralizado de GTIN (CCG) da validade dos GTINs existentes nas NF-e.

•    Ampliada a verificação da existencia do GTIN no CCG para outros tipos de mercadorias relacionadas com a industria de bebidas e gaseificadas, cimento, perfumaria, Higiene Pessoal e Cosméticos."

A medida visa aumentar a rastreabilidade das operações comerciais envolvidas em todas as cadeias de produção, de matérias-primas ao consumidor final.

A utilização do código GTIN, um código de 13 dígitos fornecido pela GS1 (antiga EAN/UCC), nas NF-e destina-se a fornecer mais informações sobre os produtos e as respetivas classificações fiscais, uma vez que se trata de um código unívoco a nível mundial. 

A utilização obrigatória deste código está dividida em diferentes fases:

•    A partir de 12 de setembro de 2022, a sua identificação será obrigatória para produtos das indústrias farmacêutica, de brinquedos e tabaco.
•    A partir de junho de 2023, a informação do código GTIN válido e correto será exigida em todas as transações comerciais em todos os segmentos da economia.

Um aspeto importante a destacar é que, se estes códigos não aparecerem no XML da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) recusará as NF-e. 

Por outro lado, as empresas que não utilizarem os códigos GTIN na identificação dos seus produtos não serão afetadas por estas medidas. Para estes casos, as empresas terão de acrescentar, nos campos cEAN e cEANTrib, o texto "SEM GTIN" para que as NF-e possam ser autorizadas.

Se os campos ficarem em branco ou com valor numérico 0, as NF-e serão recusadas.
 

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.

O nome não pode estar vazio Você deve entrar na empresa Você deve digitar um número de telefone Você deve inserir uma descrição Você deve inserir sua posição Aceite as condições

O que é o GTIN?

O Número Global de Item Comercial (GTIN) é um código único que permite a todos os parceiros comerciais de uma empresa identificar facilmente os seus produtos e as comunicações sobre os itens. Um código GTIN pode ir acompanhado por uma representação gráfica: um código de barras. Para obter um código GTIN e o código de barras correspondente, deve-se solicitar a qualquer associação GS1.

EDICOM, uma solução global

Automatize a troca de todas as suas transações com os seus parceiros comerciais. Sejam interlocutores locais ou internacionais, integrando todos os seus sistemas de informação em uma plataforma centralizada. 

A EDICOM é um fornecedor internacional de soluções de faturamento eletrônico. Oferece soluções globais de integração de dados entre empresas por meio de uma plataforma única de fatura eletrônica internacional adaptada às necessidades técnicas e legais dos diferentes países em que operam os seus clientes.

Garanta a conformidade e evite penalidades! Adquira agora seu GTIN e esteja em dia com a obrigatoriedade na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Não deixe para depois, proteja seu negócio e simplifique sua contabilidade.

Integre el código GTIN en sus NF-e

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Como é a fatura eletrônica no Equador

Trazemos novidades sobre o estado de implementação da fatura eletrônica no Equador.

Conheça o sistema de faturamento eletrônico no Peru

Conheça o funcionamento do Sistema de Emissão Eletrônica - SEE para faturar eletronicamente no Peru.

A Malásia introduz o faturamento eletrônico: modelo CTC com validação prévia

Modelo obrigatório de faturamento eletrônico CTC na Malásia a partir de agosto de 2024