Como o EDI melhora os processos de automatização das empresas brasileiras
A GS1 Brasil, em um estudo recente, expôs em que momento se encontra a automatização no mercado brasileiro e seu impacto entre empresas e consumidores. A automatização é um conceito associado à inovação e tecnologia. Sua aplicação em diferentes áreas traz benefícios como a economia de tempo, recursos e custos econômicos, especialmente na vida cotidiana onde também está associada ao bem-estar. Na indústria e no comércio, a busca por processos padronizados que otimizem os custos, tem sido favorecida com a implementação da tecnologia EDI (Electronic Data Interchange).
O objetivo do relatório "Os impactos da automatização entre empresas e consumidores no Brasil", realizado em colaboração com a empresa de pesquisa de mercado Gfk Brasil se trata basicamente em conhecer quais são as tendências em automatização para que as empresas possam se adaptar e evoluir no sentido da demanda.
O desenvolvimento de processos automáticos varia em sua aplicação e desenvolvimento de acordo com os setores. No âmbito estritamente privado em residências, wearables, aplicativos móveis ou dispositivos de série em veículos estão ampliando o uso da automatização nas rotinas diárias. O alto nível de acesso à internet através de smartphones e o uso de aplicativos móveis permitem controlar itens como eletrodomésticos, câmeras de segurança, painel digital do carro, etc., que tornam a vida mais prática, confortável e segura, convertendo esse tipo de produtos em uma necessidade crescente para o consumidor e que cresce à medida que as tecnologias se tornam mais populares e economicamente acessíveis.
Na indústria e no comércio, aplicados em setores como automotivo, logístico ou varejo, a automatização ajuda a estabelecer processos padronizados. Segundo o estudo, em um mercado muito competitivo, a automatização se torna um fator de diferenciação em questões de qualidade de produtos, melhores processos e custos mais baixos.
A automatização das empresas no Brasil
Digitalização e automatização definem a indústria e o comércio do presente e do futuro. No Brasil, essa tendência é aplicada principalmente através da implementação de softwares de sistemas de gestão e atendimento ao cliente, como ERP e CRM, respectivamente; à logística (armazenagem, distribuição), às linhas de produção, ao relacionamento com os fornecedores e a atenção no cliente, inclusive na loja.
Em números, no setor, 67% das empresas entrevistadas para o estudo usam sistemas de gestão, das quais 88% o aplicam a todas as áreas do negócio. No comércio, 54% possuem um sistema de gestão, dentre os quais 91% estão integrados a todas as áreas das empresas. Um sistema de gestão como o ERP fornece todas as informações da empresa em uma única plataforma e permite automatizar processos e integrar os diferentes bancos de dados da empresa em um único programa. Controla faturamento, compras, estoque, recursos humanos, etc.
Com relação às linhas de produção, a automatização em equipamentos é alta. No Brasil, as fábricas têm em média cinco linhas de produção, sendo que 65% delas são automatizadas, ou seja, os processos são realizados com máquinas e equipamentos sem intervenção humana. Em outros campos, como armazenamento e transporte, aplicativos como sistemas de rastreamento, a automatização otimiza a linha de produção e melhora os processos.
Também no comércio, a comunicação com os fornecedores é padronizada em 63% dos casos e em 44% o estoque envia mensagens automáticas quando há necessidade de substituição.
Um dos aspectos em que o estudo revela uma maior falta de automação é o aplicado nas relações com os clientes: comportamento de compra, perfil do consumidor, etc., cuja coleta e análise de informações ainda está por ser explorada. tudo no caso da indústria, enquanto no comércio 26% das empresas já identificam o perfil do consumidor para o fornecimento de produtos e serviços de acordo com suas preferências.
As empresas brasileiras estão cientes dos benefícios da automatização de processos, porém, é retido pela percepção da necessidade de uma mudança em todo o processo produtivo para maior automatização, no caso da indústria; e para comércio e serviços, para um investimento com altos custos e retornos de longo prazo.
Como o EDI ajuda na automatização de processos?
O EDI pode ser aplicado a cada uma das áreas onde a automatização mais incide no Brasil - sistemas de gestão, logística, linhas de produção, relação com fornecedores, atendimento ao cliente - aumentando os números em cada caso e melhorando o desenvolvimento em setores ainda não muito automatizados.
A tecnologia EDI é em si uma ferramenta para automatização de processos em diferentes áreas de negócio, permitindo o compartilhamento de dados e documentos com diferentes sistemas de gestão -ERPs- sendo assim, uma tecnologia fundamental nas relações com clientes e fornecedores. Nesse sentido, qualquer que seja o setor, o EDI favorece a comunicação B2B.
Nas relações com fornecedores, a troca de mensagens permite integrar e automatizar mensagens no ERP - como a geração de pedidos - com parceiros comerciais, ajudando a otimizar e tornar os processos mais eficientes.
Em concreto, o uso da tecnologia EDI no setor de varejo, favorece:
- O desenvolvimento de um fluxo completo de transações com qualquer varejista incorporando novas mensagens que favoreçam a comunicação em toda a cadeia de suprimentos: ordem, aviso de entrega, confirmação de recebimento, fatura ...
- Planejamento de recursos, para reduzir estoques de produtos acabados e matérias-primas, graças à troca permanente de informações com os clientes para analisar a previsão de demanda com base em sistemas realistas de previsão de demanda.
No setor logístico, o EDI é aplicado visando:
- Estabelecer um sistema de mensagens compartilhadas que detalha os movimentos de mercadorias entre os diferentes armazéns, a fim de economizar tempo e custos e obtendo segurança e rastreabilidade.
- Desenvolver uma rastreabilidade permanente entre os documentos emitidos e recebidos pelos agentes participantes do movimento de mercadorias: fornecedor, cliente e operador logístico.
- Compartilhar informações entre o fornecedor e o operador logístico para controlar em tempo real os detalhes dos estoques disponíveis em cada depósito.
- Através de comunicações padronizadas e automáticas, os armazéns podem trocar uma grande quantidade de documentos comerciais, fornecendo uma grande quantidade de informações para o resto dos atores da cadeia logística. Por exemplo, relatórios de vendas, relatórios de estoque, avisos de remessa, instruções de remessa, etc ... O uso dessas mensagens automatiza o fluxo de comunicação da cadeia de suprimentos e diminui o número de erros.
No setor automotivo, o EDI permite:
- Automatizar a geração e integração de estruturas de dados multiformatos adaptadas aos requisitos de cada cliente.
- Compartilhar informações em tempo real para ajustar a cadeia de fornecimento com base no conhecimento do inventário de estoque, notificações de recebimento de mercadorias, etc.
A EDICOM é uma provedora de tecnologia especializada em tecnologia EDI. Suas soluções criam ambientes que favorecem a troca de informações entre empresas de forma automatizada e segura.
Por exemplo, a rede EDICOMNet é uma das principais comunidades de parceiros comerciais para o intercâmbio de transações eletrônicas em ambientes B2B. Sua presença garante o acesso à maioria dos parceiros de negócios, simplificando o envio e recebimento de documentos comerciais estruturados (EDIFACT, X12, XML, UBL ...) com total garantia e máxima segurança.
Mesmo para comunicações com clientes sem soluções de EDI, por meio do Partner Web Portal, uma plataforma de comunicação B2B é criada para integrar soluções complementares para automatizar 100% dos pedidos.
Escalabilidade a favor da automatização
Uma das vantagens da tecnologia EDI é a sua escalabilidade, que permite um investimento passo-a-passo de acordo com as necessidades do cliente. Graças a uma infraestrutura tecnológica hospedada na nuvem, os benefícios que podem ser alcançados com o EDI são complementados, adaptados e aumentados à medida para responder ao crescimento da atividade da empresa. Esta característica das soluções EDI é fundamental para superar a relutância que algumas empresas encontram devido ao seu custo, desconhecimento das suas diversas funcionalidades, do que um fator econômico.