Faturamento eletrônico,  Compliance

Como é a fatura eletrônica e o tax reporting na África do Sul

Fatura eletrônica e o tax reporting na África do Sul

Na África do Sul, atualmente, não existe nenhuma obrigatoriedade em matéria de fatura eletrônica nem na declaração de IVA eletrônico. O organiso que regula a fatura eletrônica e as declarações de IVA é o South African Revenue Service - SARS. 

O SRA publicou vários regulamentos sobre requisitos e condições para trabalhar com a fatura eletrônica. No final de 2021, publicou regulamentação que estabelece os requisitos para o conteúdo das faturas emitidas por provedores de serviços digitais registrados para efeitos de IVA na África do Sul. Esta regulamentação entrou em vigor a 10 de dezembro de 2021.

Os requisitos da nova regulamentação são mais extensos do que os das normas anteriormente aplicáveis prescritas na Regulamentação Geral Vinculativa 28 (Binding General Ruling 28, BGR28). Estes são alguns dos elementos introduzidos na regulamentação:

  • Nome e número de registro do IVA do provedor de serviços eletrônicos
  • Nome e endereço (comercial, residencial ou postal) do destinatário e número de registro do IVA se o destinatário estiver registrado (o endereço de correio eletrônico já não é suficiente)
  • Número de série individual
  • Data de emissão
  • Uma descrição completa e adequada dos serviços eletrônicos prestados
  • A compensação em dinheiro pelo fornecimento na moeda de qualquer país e se a compensação se refletir na moeda
    • da República: O valor do fornecimento e o montante do imposto cobrado ou uma declaração de que a compensação inclui um encargo relativo ao imposto e à taxa a que o imposto foi cobrado; ou
    • qualquer outro país que não seja a República: O montante do imposto repercutido na moeda da República ou um documento separado emitido pelo provedor de serviços eletrônicos para o destinatário dos mesmos que reflete o montante do imposto repercutido na moeda da República e na taxa de câmbio utilizada.

Além disso, as faturas eletrônicas devem ser armazenadas, pelo menos, 5 anos.

Obtenha uma automatização e uma integração completa dos seus processos de faturamento

Graças à tecnologia EDI, é possível a automatização de todos os processos tanto de emissão como de recepção para a sua integração no ERP da empresa.

A nossa solução integra-se com o seu sistema de gestão ou ERP para a troca de documentos e mensagens estruturados. No caso das faturas, o módulo estabelece as conexões com o sistema interno para integrar a emissão e a recepção das faturas.

  • Account Receivable: Permite automatizar as mensagens a partir de registros gerados diretamente no ERP da empresa. No processo de envio de faturas para os clientes, a solução transforma as estruturas de dados nos padrões requeridos (EDIFACT, X12, PEPPOL, UBL, ODETTE, XML EDI), especificações técnicas e legais de cada país; além disso, implementa a assinatura digital. Isso significa que estamos perante uma solução compliance.
  • Account Payable: A plataforma de faturamento recebe as faturas dos fornecedores e valida-as de acordo com as especificações técnicas e legais de cada país em que a empresa receptora opera. Por meio de processos avançados de transformação de dados, as faturas eletrônicas recebidas são adaptadas para dados estruturados e integradas no sistema de gestão de contas por pagar do cliente.

Vantagens da automatização de contas a pagar- Automated Payable

  • Rastreabilidade em tempo real de todo o fluxo, da encomenda ao pagamento.
  • O envio dos pedidos produz-se em tempo real, reduzindo os tempos de resposta por parte do fornecedor.
  • Automatização das gestões de compra desde a ordem de compra até ao pagamento a fornecedores.
  • A escalabilidade da solução permite implementar novos fluxos personalizados de mensagens, como a confirmação de recepção de encomendas ou os avisos de expedição.
  • Controle e rastreabilidade do envio e do estado dos pedidos por parte dos seus fornecedores.
  • Melhor gestão e poupança de custos. Graças à automatização dos processos obtém-se a redução dos tempos, a redução dos erros e, em última instância, uma economia de custos graças à maior eficiência de todo o processo de gestão de compras.
  • Integração de fornecedores. O portal de fornecedores permite a integração total de fornecedores que não trabalhem com soluções EDI.

Compromisso das empresas com a sustentabilidade

O uso de tecnologias na produção empresarial, aplicadas às diferentes áreas de gestão e produção, pode abordar problemas ambientais, sociais e de governança.

Implementar soluções de faturamento eletrônico tem um impacto direto na redução do consumo de papel, na redução das emissões de CO2 e na redução da poluição por combustíveis fósseis por meio da eliminação do transporte do correio. Estima-se que as tecnologias digitais podem contribuir para a redução das emissões de CO2 globais em aproximadamente 15%.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Polônia: faturamento eletrônico B2B KSeF a partir de fevereiro de 2026

O governo confirmou o cronograma para o faturamento eletrônico a partir de fevereiro de 2026 para grandes contribuintes

Como é a fatura eletrônica no Uruguai

Conheça o sistema de fatura eletrônica no Uruguai baseado no uso de Comprovantes Fiscais Eletrônicos (CFE).

Projeto de faturamento eletrônico dos Estados Unidos: Digital Business Networks Alliance (DBNAlliance)

Os participantes no projeto-piloto para a troca de faturas eletrônicas criaram a Aliança de Redes de Negócios Digitais