Integration Platform as a Service - iPaaS

Principais desafios que um CSC deve enfrentar no Brasil

Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) BRASIL

Os Centros de Serviços Compartilhados (CSCs) são um modelo que permite que empresas com diferentes unidades de negócios integrem serviços de gestão e aumentem a produtividade. O Brasil concentra o maior número de CSCs da América Latina. Uma tendência que marca a estratégia de negócios e onde a digitalização desempenha um papel fundamental.

O crescimento do CSC no Brasil indica que é um sistema em expansão que cada vez mais empresas estão adotando. Segundo estudo da Associação Brasileira de CSC, em 2018 havia cerca de 2.000 empresas com CSC no Brasil, grande parte implantada após 2010. 30% desses CSCs atendem empresas localizadas em outros países da América Latina, como Argentina, Uruguai, Chile ou Peru.

O objetivo da implantação do CSC é aumentar a competitividade. As principais vantagens oferecidas por este modelo são:

  • Redução de custos
  • Maior produtividade
  • Melhoria da qualidade dos serviços
  • Otimização de recursos

Os desafios de um CSC

Controlar as estruturas de um CSC envolve assumir os seguintes desafios:

Gestão e controle de processos

A principal função do CSC é gerir e garantir o correto funcionamento de todos os processos realizados por uma empresa onde quer que esteja presente.

Para enfrentar este desafio, é essencial que os CSCs tenham um sistema de integração de Aplicações IPaaS (Integration Platform As A Service – Plataforma de Integração como um Serviço) que permite integrar dados e sistemas por meio de uma eficiente conectividade eficiente com aplicações, bancos de dados, softwares, clientes, fornecedores, administrações públicas e protocolos.

O IPaas integra soluções e dados que vêm de dentro e de fora da organização, de ambientes virtuais e locais, gerando um ambiente homogêneo para a gestão de informações e serviços. Como?

Com o sistema iPaas, a integração das aplicações ocorre na nuvem e não é mais necessário o uso de servidores locais. Graças a esta solução, as barreiras físicas e tecnológicas são acima de tudo superadas. O IPaas permite integrar dados, sistemas e aplicações hospedados na nuvem com outros no local. Integre também os dados gerenciados por meio de aplicações herdadas (Legacy) com as soluções mais atuais.

Uma das vantagens do sistema de integração de aplicações IPaaS é sua escalabilidade. Graças a uma infraestrutura tecnológica alojada na nuvem, os benefícios que podem ser alcançados são complementados, adaptados e aumentados conforme necessário para responder ao desenvolvimento do CSC: novas áreas de gestão, maiores funções, novos requisitos técnicos ou legais etc.

Gestão de indicadores

Os CSCs brasileiros emergiram como centros de comando e de decisão de muitas empresas multinacionais da América Latina graças à análise das informações com que lidam. Nesse sentido, o principal desafio dos CSCs é gerenciar as informações para que fluam entre departamentos e sistemas de gestão, sejam geradas e compartilhadas de forma automatizada e acessíveis.

O acesso às informações em tempo real entre os sistemas favorece a tomada de decisões em momentos mais eficientes, resolvendo incidentes com rapidez ou melhorando o tempo de resposta aos clientes.

O IPaaS permite que você aplique soluções que agregam valor aos negócios. Por exemplo, o monitoramento em tempo real de todos os processos de integração de ativos é possível. Isso permite saber:

  • A análise de volumes de dados integrados entre aplicações.
  • Análise de tráfego por intervalo de tempo.
  • Estatísticas de volumes de dados processados pelas aplicações de publicação (fornecem informações que serão integradas ao restante das soluções de seu ecossistema de integração de dados) e assinantes (atuam como receptores de informações).
  • Indicadores de tráfego por aplicação.
  • Volume de mensagens por status em determinado intervalo de tempo para todo o ambiente ou por aplicação.

Essa solução transversal para todo o CSC melhora a tomada de decisões, concentrando e tornando as informações acessíveis em toda a organização.

Sistema fiscal centralizado 

Gerenciar áreas como contas a pagar, gestão de cobrança ou arquivamento de impostos é demorado e requer muitos recursos humanos. Grande parte dos CSCs atende empresas localizadas em outros países da América Latina ou mesmo em outros continentes. Por meio da gestão centralizada desses departamentos nos CSCs, os recursos são otimizados. O maior desafio é gerenciar o espectro fiscal e tributário que implica operar em diferentes localidades. Mais uma vez, a tecnologia responde a essa realidade.

O iPaaS integra aplicativos na nuvem para uma gestão centralizada das áreas financeiras que estão agrupadas no CSC:

Por exemplo, na conformidade com as obrigações tributárias é possível automatizar a declaração de impostos para apresentar os documentos às autoridades tributárias e fiscais de cada país em que atua.

Para administração e contabilidade, soluções específicas podem ser aplicadas para emissão e recepção de faturas eletrônicas em ambientes B2B, B2G ou B2C. No caso dos CSCs no Brasil, um dos benefícios fundamentais é a conversão dos dados do sistema de gestão interna da empresa em múltiplos formatos estruturados de acordo com as especificações técnicas e legais de cada país em que a empresa atua.

Ao mesmo tempo, tem capacidade para enviar faturas ao destinatário por meio de múltiplos canais (Redes Privadas B2B, AS2, OFTP, FTPS, W. SERVICES etc.).

Gestão da experiência do usuário

Garantir a qualidade do serviço é fundamental para evitar perdas de eficiência e controle nas unidades de negócio assumidas no CSC. A estrutura do CSC deve ser apoiada por uma ótima gestão da experiência do usuário que forneça confiança.

A EDICOM, como parceiro de tecnologia, garante por meio de seus compromissos atendimento personalizado, rápida resolução de incidentes e cumprimento de padrões de qualidade como ISO/IEC 27001 para segurança. Tudo isso reverte para a experiência do usuário final.

Compromissos Service Level Agreement (SLA)

  • Disponibilidade de 99,9% da plataforma de e-Commerce.
  • Tempos de resposta rápidos da central de atendimento e que são atendidos em 99,5% das ocorrências.
  • Resolução rápida de incidentes 
  • Armazenamento seguro dos dados
  • Atualização dos produtos em conformidade com os regulamentos EAN.UCC em qualquer um de seus padrões XML/EDIFACT em vigor em todos os momentos. 
  • A segurança do serviço é mantida com todas as medidas lógicas e físicas necessárias, seguindo normas internacionais como a ISO 27001.

Centro de Suporte Internacional C.A.U

  • Atendimento 24 x 7
  • Suporte ao usuário em sete idiomas

A EDICOM é um parceiro de tecnologia de referencia no Brasil. Alinhada com os desafios do CSC brasileiro, apoia por meio da concepção, geração e implementação de um sistema tecnológico e ferramentas que auxiliem na gestão ideal das áreas assumidas no CSC.

As soluções de digitalização e Electronic Data Interchange (EDI) se tornaram uma alavanca de mudança para sua estratégia de negócios.
 

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