Electronic Data Interchange - EDI

Quais as vantagens no uso das mensagens DESADV?

mensagens EDI DESADV

Essa ferramenta é bastante popular na Europa, no Brasil, o uso não é tão frequente por parte das empresas. Não custa dizer que essas mensagens são muito vantajosas para a logística, porque - basicamente - trazem informações sobre a entrega da mercadoria, detalhes importantes, ou mesmo, indica dados sobre a devolução, quando ocorre.

São muitos os recursos disponíveis nos dias de hoje que podem agilizar o trabalho dos fornecedores do setor varejista e as mensagens DESADV são peças importantes nesse quebra-cabeça. Bom, essas mensagens são trocadas graças à tecnologia do EDI (Electronic Data Interchange - ou Intercâmbio Eletrônico de Dados).

Basicamente as mensagens DESADV:

  • Trazem detalhes do conteúdo (mercadoria) que está em processo de carregamento.
  • A mensagem possui dados sobre origem do despacho e um destino único.

E tudo isso traz muitas e muitas vantagens para quem recebe a mercadoria como:

  • Agilidade: Permite ao destinatário ter informações sobre prazos (dia, horário, etc.) e quando a mercadoria foi enviada, ou mesmo, quando estará pronta para o despacho. As empresas também têm muito mais controle sobre as mercadorias que foram despachadas e sobre as faturas
  • Praticidade: Com todas essas informações (sobre prazo de despacho, etc.), é mais fácil e, claro, também é rápido resolver questões urgentes relacionadas à liberação dos produtos na Alfândega, principalmente em caso de despachos internacionais. Sem falar que erros ou dados incompatíveis são identificados de forma muita rápida, o que quer dizer ganho de tempo nas soluções.

Importante: Quando fornecedores do setor varejista e empresas de varejo adotam a ferramenta, é preciso que as mensagens de aviso de despacho sejam enviadas antes da entrega ou devolução da mercadoria, se for o caso. Saiba que isso é muito importante para que o receptor consiga realizar todos os preparativos necessário para receber a carga. Bom, o que significa mais objetividade e economia de tempo para todos, não?

Como são estruturadas as mensagens?

No conteúdo das mensagens DESADV, as informações podem estar divididas em termos de importância (hierarquia), começando pelas informações sobre o carregamento (os temas mais importantes, como informar na mensagem sobre um contêiner, por exemplo). Depois são incluídos os dados secundários, mas que também são essenciais, como itens e embalagens.

Se a ideia é apenas informar de maneira geral e objetiva - sem fazer uso de divisões - é possível falar de forma direta sobre a mercadoria que será despachada e incluir também as informações adicionais.

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Como automatizar as faturas de fornecedores

Descubra como reduzir drasticamente o tempo e os custos com o gerenciamento das faturas de fornecedores.

CSC – Inovações e mudanças tecnológicas para atender as necessidades de empresas globais

Um Centro de Serviços Compartilhados poderá utilizar uma plataforma EDI para se comunicar com os diferentes departamentos

Novas mensagens EDI para se ter em conta na Supply Chain

Otimize sua supply chain através das mensagens EDI definidas na Bussines Requeriments Specification (BRS).