Compliance

Como funciona a declaração SAF-T na Romênia?

rumania saf-t

A partir de 2022, a Romênia obrigará as empresas a declarar eletronicamente as suas informações fiscais e contabilísticas por meio do sistema SAF-T.

A implementação do sistema SAF-T faz parte do projeto de digitalização do país “Fortalecimento da capacidade da Agência Nacional de Administração Fiscal para apoiar iniciativas de modernização” levado a cabo pela Agenzia Nazionale dell'Amministrazione Fiscale - ANAF

D406 Standard Tax Control File

Após analisar os diferentes modelos implementados em outros países, como SAF-T Portugal ou SAF-T Polônia, a ANAF decidiu finalmente utilizar a norma da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a troca eletrônica de informações fiscais.

A ANAF determinou que os dados deverão ser transmitidos no formato SAF-T chamado D406 Standard Tax Control File incorporado em um pdf.

O Standard Audit File for Tax – SAF-T é um arquivo padronizado que facilita o controle fiscal por parte das administrações públicas e simplifica a conformidade fiscal aos contribuintes, garantindo ainda a segurança das informações.

Que empresas precisarão fazer a declaração SAF-T na Romênia?

Todas as empresas romenas e todas as empresas estrangeiras presentes no país, independentemente de terem ou não um número de identificação fiscal local.

Calendário de implementação

A ANAF previu um calendário de adesão gradual em função do faturamento anual das empresas.

  • Janeiro 2022: Grandes contribuintes.
  • Janeiro 2023: Contribuintes médios.
  • 2025: Pequenos contribuintes.

Que informações precisam ser declaradas?

Tipos de declaração a serem realizadas:

  • Declaração D406 mensal ou trimestralmente, seguindo o período de tributação aplicável para o IVA.
  • Declaração D406 Ativos anualmente.
  • D406 Existências a pedido da ANAF.

International VAT & eTAX Reporting platform

A EDICOM dispõe de uma plataforma global para a declaração de informações fiscais e contabilísticas de forma automatizada e integrada. A solução permite a geração e emissão de qualquer tipo de declaração de acordo com as exigências das diferentes administrações fiscais em todo o mundo. Faça a gestão de forma centralizada de todas as suas declarações eletrônicas, independentemente do país onde a sua empresa opera.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Compliance

Como funciona o sistema eWay Bill na Índia

O e-Way Bill é um documento eletrônico utilizado para a declaração do transporte de mercadorias na Índia

Declaração do arquivo SAF-T de contabilidade em Portugal

Em 2026, os contribuintes portugueses devem declarar eletronicamente o arquivo contabilístico SAF-T à AT.

O código GTIN é obrigatório na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Desde el 12 de setembro, a utilização do Global Trade Item Number (GTIN) na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é obrigatória.