Faturamento eletrônico do IVA na Polónia por meio do SAF-T

A nossa solução na nuvem gere a criação automática de JPK_VAT e a conexão com a autoridade fiscal

Faturamento eletrônico de IVA com SAF-T na Polônia

O Ministério das Finanças da Polônia obriga a declarar os seus registros de IVA eletronicamente por meio do arquivo JPK_VAT, quer às empresas polacas como às que operam no país.

O arquivo JPK_VAT e os arquivos relativos à contabilidade eletrônica devem ser emitidos em XML, seguindo o formato SAF-T desenvolvido pela OCDE.

Além disso, pode exigir a entrega de outros documentos contabilísticos eletrônicos em formato SAF-T caso a Administração Tributária o requeira.

É assim que a nossa solução funciona

 

 

Obrigação e emissão do arquivo JPK_VAT?

Esse é o arquivo através do qual o Ministério das Finanças polonês exige que as empresas que operam na Polônia declarem eletronicamente os registros do IVA.

A partir de 1 de Outubro de 2020 será obrigatória a sua emissão.

Será obrigatório para todos os contribuintes (grandes, médias e pequenas empresas, e também microempresas)

As empresas terão de emitir todas as suas informações em um único arquivo a ser enviado mensalmente, até ao 25º dia do mês anterior (a menos que o dia 25 caia em um sábado ou em um feriado, caso em que terão até ao próximo dia útil).

Conteúdo

O JPK_VAT com a declaração de IVA é um documento eletrônico que envolve principalmente duas partes. Por um lado, contém campos para incluir os registros de IVA (informações sobre vendas e compras). Por outro lado, os campos com os dados fiscais da declaração de IVA das empresas e dos contribuintes (declarações VAT-7 e VAT-7K).

Variáveis

Há dois tipos de novos arquivos JPK_VAT, conforme a empresa declara o IVA mensalmente ou trimestralmente. O ”JPK_V7 M” destina-se aos contribuintes que declaram o IVA mensalmente e o “JPK_V7 K“ destina-se aos contribuintes que declaram o IVA trimestralmente.

JPK_VAT

Informações

O arquivo JPK_VAT deve ser enviado até ao dia 25 de cada mês. Contudo, as empresas devem estar preparadas para emitir eletronicamente os seguintes arquivos contabilísticos na eventualidade de auditoria: registros contabilísticos, extratos bancários, dados de armazém, faturas, receita fiscal e o livro-razão de despesas, além do registro de receitas.

Arquivo substituídos

A nova versão do arquivo SAF-T JPK_VAT substitui os seguintes arquivos: VAT-7, VAT-7K, VAT-27, VAT-ZT, VAT-ZZ e VAT-ZD. Isso evitará a duplicação de informações geridas atualmente, simplificando os processos de declaração fiscal para o governo e os contribuintes da mesma forma.

Livro Branco sobre a Conformidade do IVA

A Global VAT Compliance Expert Analysis (disponível em inglês e espanhol) é um recurso concebido para empresas que operam em vários países ou que tencionam fazê-lo.

Por meio dela, você pode descobrir como funciona o IVA indireto, como é regulado e quais são as suas implicações tanto para as empresas como para as autoridades fiscais.

Precisa enviar declarações de IVA para vários países?

A plataforma da EDICOM simplifica os processos de comunicação com as autoridades fiscais em contextos multinacionais. Uma solução multipadrão e multiprotocolo que se adapta aos principais sistemas ERP do mercado.

 

Espahna - SII

Suministro Inmediato de Información

Reino Unido - MTD

Making Tax Digital

Portugal - SAFT PT

Standard Audit Tax Purposes

Hungria - RTIR

Real Time Invoice Reporting

Grécia - myDATA

My Digital Accounting & Tax Application

Lituânia i.MAS

Smart Tax Administration System

Noruega - SAFT

Standard Audit Tax Purposes

Romênia - SAFT

Standard Audit Tax Purposes

Notícias sobre conformidade fiscal

Como funciona o novo sistema de e-Reporting na França

No próximo mês de janeiro, entrará em vigor o novo sistema francês de e-reporting nas empresas.

Portugal torna obrigatória a declaração do arquivo contábil SAF-T

A partir de 2022, os contribuintes portugueses devem declarar eletronicamente o arquivo contábil SAF-T à AT.

A Romênia acelera a digitalização do seu sistema tributário

Declaração fiscal através de SAFT e a implementação da faturação eletrônica B2B, B2G e B2C.

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

Apenas são admitidos domínios corporativos

Informamos que os dados pessoais coletados por meio deste formulário poderão ser utilizados para contato por qualquer uma das empresas do Grupo EDICOM. Da mesma forma, você pode exercer os direitos de acesso, retificação, eliminação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados, conforme as disposições da política de privacidade.