Faturamento eletrônico do IVA na Polónia por meio do SAF-T

A nossa solução na nuvem gere a criação automática de JPK_VAT e a conexão com a autoridade fiscal

Faturamento eletrônico de IVA com SAF-T na Polônia

O Ministério das Finanças da Polônia obriga a declarar os seus registros de IVA eletronicamente por meio do arquivo JPK_VAT, quer às empresas polacas como às que operam no país.

O arquivo JPK_VAT e os arquivos relativos à contabilidade eletrônica devem ser emitidos em XML, seguindo o formato SAF-T desenvolvido pela OCDE.

Além disso, pode exigir a entrega de outros documentos contabilísticos eletrônicos em formato SAF-T caso a Administração Tributária o requeira.

É assim que a nossa solução funciona

 

 

Obrigação e emissão do arquivo JPK_VAT?

Esse é o arquivo através do qual o Ministério das Finanças polonês exige que as empresas que operam na Polônia declarem eletronicamente os registros do IVA.

A partir de 1 de Outubro de 2020 será obrigatória a sua emissão.

Será obrigatório para todos os contribuintes (grandes, médias e pequenas empresas, e também microempresas)

As empresas terão de emitir todas as suas informações em um único arquivo a ser enviado mensalmente, até ao 25º dia do mês anterior (a menos que o dia 25 caia em um sábado ou em um feriado, caso em que terão até ao próximo dia útil).

Conteúdo

O JPK_VAT com a declaração de IVA é um documento eletrônico que envolve principalmente duas partes. Por um lado, contém campos para incluir os registros de IVA (informações sobre vendas e compras). Por outro lado, os campos com os dados fiscais da declaração de IVA das empresas e dos contribuintes (declarações VAT-7 e VAT-7K).

Variáveis

Há dois tipos de novos arquivos JPK_VAT, conforme a empresa declara o IVA mensalmente ou trimestralmente. O ”JPK_V7 M” destina-se aos contribuintes que declaram o IVA mensalmente e o “JPK_V7 K“ destina-se aos contribuintes que declaram o IVA trimestralmente.

JPK_VAT

Informações

O arquivo JPK_VAT deve ser enviado até ao dia 25 de cada mês. Contudo, as empresas devem estar preparadas para emitir eletronicamente os seguintes arquivos contabilísticos na eventualidade de auditoria: registros contabilísticos, extratos bancários, dados de armazém, faturas, receita fiscal e o livro-razão de despesas, além do registro de receitas.

Arquivo substituídos

A nova versão do arquivo SAF-T JPK_VAT substitui os seguintes arquivos: VAT-7, VAT-7K, VAT-27, VAT-ZT, VAT-ZZ e VAT-ZD. Isso evitará a duplicação de informações geridas atualmente, simplificando os processos de declaração fiscal para o governo e os contribuintes da mesma forma.

Livro Branco sobre a Conformidade do IVA

A Global VAT Compliance Expert Analysis (disponível em inglês e espanhol) é um recurso concebido para empresas que operam em vários países ou que tencionam fazê-lo.

Por meio dela, você pode descobrir como funciona o IVA indireto, como é regulado e quais são as suas implicações tanto para as empresas como para as autoridades fiscais.

Precisa enviar declarações de IVA para vários países?

A plataforma da EDICOM simplifica os processos de comunicação com as autoridades fiscais em contextos multinacionais. Uma solução multipadrão e multiprotocolo que se adapta aos principais sistemas ERP do mercado.

 

Espahna - SII

Suministro Inmediato de Información

Reino Unido - MTD

Making Tax Digital

Portugal - SAFT PT

Standard Audit Tax Purposes

Hungria - RTIR

Real Time Invoice Reporting

Grécia - myDATA

My Digital Accounting & Tax Application

Lituânia i.MAS

Smart Tax Administration System

Noruega - SAFT

Standard Audit Tax Purposes

Romênia - SAFT

Standard Audit Tax Purposes

Notícias sobre conformidade fiscal

A Suécia lança uma consulta sobre a fatura eletrônica e declarações de IVA digitais

A Agência Tributária sueca (Skatteverket) estuda vários modelos para cumprir os requisitos de declaração de IVA digital

A Polônia torna obrigatório o uso da fatura eletrônica B2B

A Polônia anunciou a intenção de tornar obrigatória a utilização do faturamento eletrônico entre as empresas privadas

Portugal torna obrigatória a declaração do arquivo contábil SAF-T

A partir de 2024, os contribuintes portugueses devem declarar eletronicamente o arquivo contábil SAF-T à AT.

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.