Faturamento eletrônico do IVA na Polónia por meio do SAF-T
A nossa solução na nuvem gere a criação automática de JPK_VAT e a conexão com a autoridade fiscal
Outros projetos de eTax reporting
Faturamento eletrônico de IVA com SAF-T na Polônia
O Ministério das Finanças da Polônia obriga a declarar os seus registros de IVA eletronicamente por meio do arquivo JPK_VAT, quer às empresas polacas como às que operam no país.
O arquivo JPK_VAT e os arquivos relativos à contabilidade eletrônica devem ser emitidos em XML, seguindo o formato SAF-T desenvolvido pela OCDE.
Além disso, pode exigir a entrega de outros documentos contabilísticos eletrônicos em formato SAF-T caso a Administração Tributária o requeira.
É assim que a nossa solução funciona
Obrigação e emissão do arquivo JPK_VAT?
O qué e JPK_VAT?
Esse é o arquivo através do qual o Ministério das Finanças polonês exige que as empresas que operam na Polônia declarem eletronicamente os registros do IVA.
Quando é obrigatória a emissão desse arquivo?
A partir de 1 de Outubro de 2020 será obrigatória a sua emissão.
Para quem é obrigatório o envio de JPK_VAT?
Será obrigatório para todos os contribuintes (grandes, médias e pequenas empresas, e também microempresas)
Com que frequência deve ser emitido?
As empresas terão de emitir todas as suas informações em um único arquivo a ser enviado mensalmente, até ao 25º dia do mês anterior (a menos que o dia 25 caia em um sábado ou em um feriado, caso em que terão até ao próximo dia útil).
Conteúdo
O JPK_VAT com a declaração de IVA é um documento eletrônico que envolve principalmente duas partes. Por um lado, contém campos para incluir os registros de IVA (informações sobre vendas e compras). Por outro lado, os campos com os dados fiscais da declaração de IVA das empresas e dos contribuintes (declarações VAT-7 e VAT-7K).
Variáveis
Há dois tipos de novos arquivos JPK_VAT, conforme a empresa declara o IVA mensalmente ou trimestralmente. O ”JPK_V7 M” destina-se aos contribuintes que declaram o IVA mensalmente e o “JPK_V7 K“ destina-se aos contribuintes que declaram o IVA trimestralmente.
Informações
O arquivo JPK_VAT deve ser enviado até ao dia 25 de cada mês. Contudo, as empresas devem estar preparadas para emitir eletronicamente os seguintes arquivos contabilísticos na eventualidade de auditoria: registros contabilísticos, extratos bancários, dados de armazém, faturas, receita fiscal e o livro-razão de despesas, além do registro de receitas.
Arquivo substituídos
A nova versão do arquivo SAF-T JPK_VAT substitui os seguintes arquivos: VAT-7, VAT-7K, VAT-27, VAT-ZT, VAT-ZZ e VAT-ZD. Isso evitará a duplicação de informações geridas atualmente, simplificando os processos de declaração fiscal para o governo e os contribuintes da mesma forma.
Livro Branco sobre a Conformidade do IVA
A Global VAT Compliance Expert Analysis (disponível em inglês e espanhol) é um recurso concebido para empresas que operam em vários países ou que tencionam fazê-lo.
Por meio dela, você pode descobrir como funciona o IVA indireto, como é regulado e quais são as suas implicações tanto para as empresas como para as autoridades fiscais.
Precisa enviar declarações de IVA para vários países?
A plataforma da EDICOM simplifica os processos de comunicação com as autoridades fiscais em contextos multinacionais. Uma solução multipadrão e multiprotocolo que se adapta aos principais sistemas ERP do mercado.
Notícias sobre conformidade fiscal
Reforma Tributária no Brasil e seu impacto no faturamento eletrônico
SAF-T Polônia: Declaração eletrônica de IVA por meio de JPK_VAT e JPK_CIT
Como estar em conformidade com o arquivo SAF-T em Portugal
Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve
Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.