Faturamento eletrônico

EDICOM, certificada como Access Point para a rede Peppol em Singapura

EDICOM Peppol Access Point in Singapura

A EDICOM foi certificada pela Infocomm Media Development Authority (IMDA) como Ponto de Acesso à rede Peppol em Singapura. O país asiático foi o primeiro a abrir as portas para a rede Peppol, fora da Europa.

Em maio de 2018, a IMDA tornou-se uma Autoridade Peppol, eleita pelo governo de Singapura, sendo responsável pela aprovação da certificação dos provedores dos Pontos de Acesso à rede Peppol (Pan-European Public Procuration on-Line).  Singapura foi o primeiro país asiático e o primeiro fora da Europa a implementar o Peppol.

Singapura escolheu a rede de infra-estrutura e padrões Peppol para dar um salto em direção a implementação da fatura eletrônica. Em janeiro de 2019, a IMDA lançou a rede nacional de faturamento eletrônico, permitindo que provedores de acesso certificados, incluindo a EDICOM, ofereçam às empresas soluções de conectividade de rede e faturamento eletrônico.

Ao habilitar a rede de faturamento eletrônico, o governo de Singapura deseja ajudar as empresas a melhorar sua competitividade em um mercado cada vez mais global e, aumentar a digitalização no ambiente B2B. Embora no momento, o uso da fatura eletrônica não seja obrigatório, o IMDA recomenda seu uso.

O que uma empresa precisa fazer para começar a usar a fatura eletrônica em Singapura?

  • O primeiro passo é escolher um fornecedor de soluções de faturamento eletrônico capaz de realizar, o processo de integração do faturamento eletrônico ao ERP ou Sistema de Gerenciamento Interno, permitindo automatizar o envio e recebimento de faturas eletrônicas no padrão Peppol.
  • Contar com um provedor de acesso à rede Peppol. A comunicação e a troca de mensagens Peppol só podem ser estabelecidas de um Ponto de Acesso (AP) para outro. Isso significa que tanto os emissores quanto os receptores precisam ter um AP para operar na rede Peppol.
  • Obter o número de identificação Peppol (ID). No caso de Singapura, o próprio Ponto de Acesso à rede Peppol se responsabiliza em registrar seu cliente no Service Metadata Publisher (SMP). O formato Peppol ID é divulgado a todos Pontos de Acesso de Singapura. Em Singapura, o serviço SMP local é oferecido pela SGNIC, uma subsidiária da IMDA.

Vantagens da fatura eletrônica

As vantagens do faturamento eletrônico podem ser medidos por duas métricas, uma delas operacional, com várias melhorias no dia-a-dia da empresa e, o outro, por meio da sua implementação maciça, favorecendo as relações comerciais, tanto no contexto local quanto global. A Rede de Faturamento Eletrônico de Singapura é uma extensão da rede internacional de entrega eletrônica que permite que as empresas do país asiático realizem transações internacionais com outras empresas vinculadas. Portanto, graças à fatura eletrônica, as empresas de Singapura poderão se abrir para novos mercados e aumentar sua competitividade.

Operacionalmente, a principal vantagem do faturamento eletrônico é a eficiência que acaba ocasionando a redução de custos e o aumento da competitividade das empresas nos negócios. Logo, o investimento em tecnologia que, requer a incorporação desse sistema, é muito rentável.

Dentre as melhorias relacionadas ao advento do faturamento eletrônico, cabe destacar:

  1. Aumento da eficiência dos processos administrativos graças a automação destes processos.
  2. Eliminação de erros humanos, graças a automatização e integração. As faturas eletrônicas podem ser geradas e transmitidas automaticamente do provedor para o destinatário. Assim, grande parte da redução de custos não se deve a economia de material impresso ou de  remessa, mas a automatização e integração total do processo entre os parceiros de negócios, desde o pedido até o pagamento.
  3. Prazos de entrega e cobrança mais curtos. A eficiência dos processos de emissão e recebimento, o imediatismo destes e, a eliminação prática de erros na geração e contabilização de faturas, ajudam a reduzir os prazos de pagamento das faturas.
  4. Incremento da segurança nas transações comerciais. As faturas são enviadas usando redes privadas ou protocolos específicos. Além disso, a integridade, origem e autenticidade dessas faturas é garantida pelo uso de sistemas como a assinatura digital.
  5. Automatização dos processos de recebimento e integração de faturas. A origem eletrônica do documento permite a integração automática ao sistema e, portanto, a sua contabilidade, deixando as faturas prontas para pagamento sem à realização de procedimentos manuais pela equipe competente.
  6. Eliminação do papel na gestão administrativa diária.
  7. Armazenamento ágil, seguro e legal das faturas.

EDICOM, Access Point em Singapura

A EDICOM, comprometida com a interoperabilidade global, foi certificada como Access Point Peppol em 2015. Os Access Point, ou Pontos de Acesso, são responsáveis pela transformação dos documentos nos regulamentos e normas da Peppol e por enviá-los ao destinatário corretamente.

A EDICOM também é referência em soluções de Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) e faturamento eletrônico, portanto, tem a capacidade de usar toda a sua experiência em projetos internacionais para Singapura. Isso faz da EDICOM um parceiro de referência, como Ponto de Acesso e fornecedor de soluções para faturamento eletrônico.

Através da plataforma internacional de faturamento eletrônico da EDICOM, é possível emitir, enviar e receber faturas eletrônicas ajustadas aos regulamentos de cada país. Nossas soluções são escaláveis, favorecendo um serviço adaptado às necessidades e crescimento do cliente, independentemente do país em que atue.

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