Faturamento eletrônico

Singapura: projeto InvoiceNow de fatura eletrônica por meio do Peppol

Singapura: projeto InvoiceNow

A fatura eletrônica em Singapura

Singapura lançou a sua rede nacional de faturamento eletrônico em 2019, baseada na infraestrutura Peppol, convertendo-se no primeiro país fora da Europa a utilizar a rede europeia para intercambiar faturas eletrônicas entre empresas privadas. Para promover a fatura eletrônica em Singapura, o órgão responsável pelo sistema de faturamento eletrônico, a Infocomm Media Development Authority, ou IMDA, lançou o InvoiceNow, uma série de iniciativas que incluem compensações financeiras para as empresas que adotarem a fatura eletrônica. 

A Autoridade Peppol do país, a IMDA, é responsável por atribuir os pontos de acesso e definir as especificações técnicas do sistema de faturamento eletrônico. As empresas que desejarem faturar eletronicamente em Singapura devem ter um Peppol Access Point e um sistema de fatura eletrônica capaz de enviar faturas no padrão Peppol.

Desde setembro de 2024, os órgãos públicos podem agora receber faturas eletrônicas através da plataforma InvoiceNow. Os fornecedores devem enviar as faturas eletrônicas para o identificador Peppol da Direção-Geral de Contabilidade (AGD). Essas faturas eletrônicas serão enviadas para os respectivos órgãos de acordo com a Unidade de Negócio indicada nas faturas eletrônicas.

Para facilitar o processo e proporcionar clareza aos fornecedores, a IMDA registrou de forma centralizada identificadores Peppol únicos para todas as agências governamentais. Por conseguinte, os fornecedores têm agora a opção de enviar as faturas eletrônicas diretamente às agências governamentais utilizando o identificador Peppol único das agências.

Calendário de implementação

A Autoridade de Receitas Internas de Singapura (IRAS) confirmou o cronograma para o novo mandato de faturamento eletrônico B2B para empresas registradas em Singapura.

As empresas registadas no GST devem utilizar a plataforma InvoiceNow para transmitir dados das faturas diretamente à administração fiscal.

Essa implementação será realizada  de forma gradual, em várias fases:

  • A partir de 1º de maio de 2025: adoção voluntária antecipada por parte das empresas registradas no GST.
  • A partir de 1º de novembro de 2025: empresas recém-incorporadas que se registrem no GST de forma voluntária.
  • A partir de 1º de abril de 2026: todos os novos registrados no GST de forma voluntária.

Como funciona o InvoiceNow?

O InvoiceNow permite a transmissão direta de faturas em formato estruturado de um sistema de gestão para outro, reduzindo os custos comerciais e reduzindo os tempos de pagamento. A InvoiceNow funciona no âmbito da norma Peppol, facilitando as possibilidades de automatização na gestão eletrônica de documentos. Desta forma, tanto as pequenas e médias empresas como as grandes empresas podem usufruir de um faturamento mais simples e de pagamentos mais rápidos, com um tempo de processamento de faturas reduzido e sem qualquer trabalho manual.

A plataforma InvoiceNow vai adotar um modelo Peppol 5-corner (Peppol CTC). Ao contrário do modelo de 4 pontos, em que a troca de documentos é efetuada através dos pontos de acesso, o modelo de 5 pontos introduz um fluxo adicional em que os pontos de acesso também enviam os documentos para a plataforma fiscal.

A EDICOM está certificada pela Infocomm Media Development Authority (IMDA) como Ponto de Acesso para a rede Peppol em Singapura. Através do nosso Ponto de Acesso, é possível criar o formato correto da InvoiceNow e enviá-la automaticamente tanto para os destinatários como para as organizações e administrações internacionais. As faturas serão trocadas em um formato estruturado PINT SG e deverá ser enviada uma cópia ao IRAS.

As especificações técnicas “Invoice Data Submission Specifications for IRAS GST InvoiceNow Requirement” estão agora disponíveis para que os prestadores de serviços e as empresas registadas no GST possam preparar a otimização dos seus sistemas.

Atualizações em InvoiceNow

O IMDA disponibilizou dois novos tipos de documentos comerciais na rede InvoiceNow.

  1. Ordem de compra: A ordem de compra permite que os compradores possam enviar um documento de encomenda eletrônico aos fornecedores, de um sistema para outro sem intervenção humana. Com os dados da encomenda no sistema do fornecedor, este pode converter os dados da encomenda numa fatura eletrônica para reenviar ao comprador através da rede, eliminando assim o esforço de introdução de dados e melhorando a qualidade dos dados que os compradores precisam para fazer coincidir a fatura e o pedido. Isso ajuda a acelerar o processamento do pagamento aos fornecedores.
  2. Resposta à fatura: trata-se de um documento que os compradores enviam aos fornecedores para atualizar o estado da fatura. Isso reduz significativamente o tempo de follow-up com os compradores e evita pôr em risco a satisfação do cliente.

Os fornecedores de soluções Peppol-Ready certificados pelo IMDA que ofereçam soluções que se conectem à rede são obrigados a suportar o recebimento destes documentos.

Conheça o faturamento eletrônico em Singapura

A plataforma global de faturamento da EDICOM está totalmente integrada no seu ERP e lhe permite enviar e receber faturas eletrônicas para qualquer agência ou empresa em Singapura.

  • A EDICOM cria o formato PINT SG e o envia ao ponto de acesso de destino. 
  • Ao mesmo tempo, estabelece uma ligação via API com o IRAS e envia uma cópia da fatura eletrônica.
  • A EDICOM também é capaz de integrar no seu ERP as faturas eletrônicas recebidas de outros pontos de acesso Peppol.

Através da EDICOM é possível automatizar e digitalizar todo o processo de envio e recebimento de documentos eletrônicos com qualquer empresa de Singapura.

A solução da EDICOM não transfere nenhum processo a terceiros. Todos os processos são realizados na nossa própria infraestrutura baseada na nuvem. Isso também permite que as empresas operem sem ter que instalar novos sistemas ou se preocupar com a sua manutenção.

Uma das maiores vantagens de contar com um fornecedor global como a EDICOM é poder centralizar todas as suas comunicações eletrônicas, inclusive se a sua empresa opera em diferentes países.
Com a solução da EDICOM, as empresas têm a tranquilidade de se adaptarem corretamente à legislação e aos processos estabelecidos. A plataforma transforma automaticamente as comunicações nos formatos e padrões exigidos, seguindo os protocolos de segurança e de mensagens estabelecidos.

Principais marcos da Peppol em Singapura

Singapura continua impulsionando o faturamento eletrônico com o objetivo de ajudar as empresas a melhorar a sua eficácia, reduzir custos, agilizar os ciclos de pagamento e minimizar o impacto ambiental.

O Peppol é um conjunto de especificações concebidas para agilizar os processos de contratação pública entre empresas e órgãos governamentais, independentemente da sua localização ou dos sistemas utilizados. Graças à sua versatilidade e alcance internacional, não só está a sendo adotado na Europa ou no setor B2G, como também é utilizado para intercambiar documentos eletrônicos entre entidades de todo o tipo à escala mundial.

  1. A IMDA converteu-se na primeira Autoridade Peppol fora da Europa em maio de 2018. O governo de Singapura decidiu desenvolver o seu sistema de faturamento eletrônico utilizando as normas europeias e a infraestrutura Peppol com o objetivo de promover o comércio internacional.
  2. A rede nacional de faturamento eletrônico foi implementada em janeiro de 2019, com 11 fornecedores de pontos de acesso preparados para servir o mercado
  3. A acreditação de soluções Peppol Ready foi criada em 2019 e mais de 50 fornecedores de soluções Peppol conectaram-se com êxito à rede em janeiro de 2020
  4. O governo de Singapura agregou um novo canal para que os fornecedores apresentem faturas eletrônicas por meio da rede nacional de faturamento eletrônico em janeiro de 2020 e, desde então, converteu-se no canal preferido dos fornecedores.
  5. Em março de 2020 anunciou-se a subvenção ao registro de faturamento eletrônico para incentivar as empresas a unirem-se à rede antes de 31 de dezembro de 2020.
  6. A rede nacional de faturamento eletrônico passou a denominar-se InvoiceNow em setembro de 2020.

Vantagens para as grandes empresas

Redução do trabalho manual

  • Recepção de faturas num formato eletrônico padrão.
  • Sem captura nem processamento manual dos dados das faturas.
  • Perfeita integração do seu sistema ERP na rede Peppol.

Redução do tratamento de erros

  • A transmissão totalmente automatizada dos dados das faturas ao seu sistema ERP minimiza as entradas incorretas.
  • Diminui significativamente o tempo e o esforço dedicados ao acompanhamento e retificação de erros em fases posteriores do processo.

Novas oportunidades para a gestão de fornecedores

  • Negoceie descontos a pronto pagamento, graças à possibilidade de processar as faturas com rapidez.
  • Proporcione aos seus fornecedores atualizações de estado como recebido, reconhecido e pago (opcional).

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