Faturamento eletrônico

Todas as faturas em Portugal deverão possuir um código QR e um código ATCUD único

portugal-fatura-eletronica-codigoqr-atcud

A autoridade fiscal portuguesa, conhecida como Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), anunciou a obrigação de incluir, nas faturas e documentos fiscais relevantes, o Código Único de Documento - ATCUD (Código de Validação de Número Sequencial) e o código de barras bidimensional (código QR).

Esta medida visa simplificar a transmissão de faturas, bem como aumentar o controle das transações efetuadas pelos contribuintes e assim, combater a economia informal, a fraude e a sonegação fiscal.

Esta medida afeta todos os emissores da fatura eletrônica em Portugal que, deverão adaptar os seus sistemas de faturamento às novas exigências governamentais.

A partir de 1 de janeiro de 2022: 

  • A partir de janeiro de 2022, todas as faturas devem incluir os códigos QR. No caso das faturas emitidas por EDI, não existe a obrigatoriedade de enviar o código QR.

A partir de 1 de janeiro de 2023:

  • As faturas e os documentos fiscais relevantes terão de incluir o código único de documento ATCUD (Código de Validação-Número Sequencial).

Código Único de Documento (ATCUD) e código QR bidimensional

Os Códigos ATCUD devem constar em todas as faturas e deve-se assegurar a sua legibilidade, independentemente do suporte em que são apresentados ao cliente, no formato eletrônico ou impresso. A representação do Código QR nas faturas só afeta as faturas apresentadas em papel ou em PDF assinado.

Em documentos com mais de uma página, o código ATCUD aparecerá em todas elas. No caso do código QR, o mesmo poderá aparecer na primeira ou na última página.

Requisitos para incluir os códigos ATCUD e QR nas faturas:

  • Ter uma solução de software certificada pela AT.
  • Ter o código de validação de série concedido pelo AT.

 

Solução EDICOM

A plataforma global e-invoicing da EDICOM é certificada pela TA e permite o intercâmbio de qualquer documento fiscal com empresas e instituições públicas portuguesas, totalmente integrado no seu ERP. Por meio dela, sua empresa poderá emitir e receber tanto faturas eletrônicas com os códigos ATCUD e QR, quanto documentos fiscais em formato SAF-T, de forma automática e segura, de acordo com os requisitos estabelecidos pela AT.

 

EDICOM coordinates GOVEIN2019 project (Action No: 2019-EU-IA-0046)

GOVEIN 19 EDICOM

*The contents of this publication belong solely to EDICOM GROUP and do not necessarily reflect the opinion of the European Union.

 

Saiba mais sobre os possíveis benefícios para a sua empresa.

Entre em contato com um representante da EDICOM

Pode também estar interessado em ler sobre...

Os Estados Unidos iniciam o seu projeto-piloto de faturamento eletrônico

O projeto-piloto será desenvolvido até o final de 2022 para estabelecer um quadro de intercâmbio de faturas B2B operacional

A DIAN na Colômbia torna obrigatório o registro da fatura de venda eletrônica como um título de valor no RADIAN

A partir de 8 de julho de 2022 será obrigatório o registro de suas faturas no RADIAN para a gestão de faturamento

A Arábia Saudita torna obrigatório o uso da fatura eletrônica

A ZATCA anunciou a implementação obrigatória da fatura eletrônica a partir de 4 de dezembro de 2021