Faturamento eletrônico

Aspetos importantes sobre a fatura eletrônica na Sérvia

fatura eletrônica na Sérvia

A expansão de modelos eletrônicos de fatura e declarações de IVA segue a um ritmo vertiginoso em todo o mundo. Vários países do leste europeu estão implementando processos relacionados com a fiscalização e o faturamento eletrônico como Romênia, Polônia, Eslováquiaetc.

O Ministério das Finanças sérvio implementou a adoção de processos de fatura eletrônica na Sérvia, de acordo com a Lei de Faturamento Eletrônico (Diário Oficial da RS 44/2021, 129/2021). A obrigatoriedade afetará as relações B2G, em uma primeira fase.

O governo sérvio utilizará uma plataforma nacional denominada eFaktura para gerir o intercâmbio das faturas eletrônicas.

A medida afeta qualquer empresa sujeita a IVA, órgãos públicos e representantes de IVA de empresas estrangeiras.

De momento, há três datas relevantes no cronograma:

  • 1 de maio de 2022: qualquer fornecedor da administração pública deve enviar faturas de forma eletrônica e as autoridades devem poder recebê-las e armazená-las.
  • 1 de julho de 2022: os órgãos públicos sérvios estão obrigados a enviar a fatura eletrônica para as empresas, que devem poder recebê-las e processá-las.
  • 1 de janeiro de 2023: o faturamento eletrônico estende-se a todo o âmbito B2B.

Os fornecedores da administração pública sérvia devem enviar as suas faturas de forma eletrônica para o portal eFaktura. O formato dos documentos será UBL 2.1. A obrigação inclui o envio de dois tipos de mensagem: as faturas e as notas de crédito. 

Plataforma Global de Faturamento Eletrônica

Simplifique ao máximo as suas obrigações de cumprimento com normativas de faturamento eletrônico e impostos graças a uma plataforma automatizada e escalável. As soluções da EDICOM automatizam a integração com os seus sistemas, adaptando-os aos requisitos das Administrações Públicas dos países em que tem presença.

Facilitamos a operação da sua organização em vários mercados, adaptando as estruturas de dados dos seus sistemas contabilísticos, fiscais ou de faturação aos requisitos de cada país onde a sua organização tiver filiais ou empresas.

Plataforma internacional de VAT Compliance

Cumpra com as suas obrigações fiscais a partir de uma única plataforma eletrônica. As empresas que trabalham em diferentes mercados podem beneficiar de uma plataforma única e permanentemente atualizada para enviar documentos e livros eletrônicos de IVA de acordo com a legislação aplicável em cada país.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

Israel introduz o seu modelo de validação de fatura eletrônica

Israel introduz a fatura eletrônica em várias fases, a massificação terá início em 2024 e terminará 2028

O modelo Peppol 4-corner e 5-corner Peppol CTC

O Peppol é um sistema interoperável de intercâmbio de documentos eletrônicos difundido no mundo inteiro

Estado da fatura eletrônica obrigatória entre empresas na Espanha

Aspetos chave do regulamento técnico da fatura eletrônica entre empresas na Espanha