Faturamento eletrônico

Aspetos importantes sobre a fatura eletrônica na Sérvia

fatura eletrônica na Sérvia

A expansão de modelos eletrônicos de fatura e declarações de IVA segue a um ritmo vertiginoso em todo o mundo. Vários países do leste europeu estão implementando processos relacionados com a fiscalização e o faturamento eletrônico como Romênia, Polônia, Eslováquiaetc.

O Ministério das Finanças sérvio implementou a adoção de processos de fatura eletrônica na Sérvia, de acordo com a Lei de Faturamento Eletrônico (Diário Oficial da RS 44/2021, 129/2021). A obrigatoriedade afetará as relações B2G, em uma primeira fase.

O governo sérvio utilizará uma plataforma nacional denominada eFaktura para gerir o intercâmbio das faturas eletrônicas.

A medida afeta qualquer empresa sujeita a IVA, órgãos públicos e representantes de IVA de empresas estrangeiras.

De momento, há três datas relevantes no cronograma:

  • 1 de maio de 2022: qualquer fornecedor da administração pública deve enviar faturas de forma eletrônica e as autoridades devem poder recebê-las e armazená-las.
  • 1 de julho de 2022: os órgãos públicos sérvios estão obrigados a enviar a fatura eletrônica para as empresas, que devem poder recebê-las e processá-las.
  • 1 de janeiro de 2023: o faturamento eletrônico estende-se a todo o âmbito B2B.

Os fornecedores da administração pública sérvia devem enviar as suas faturas de forma eletrônica para o portal eFaktura. O formato dos documentos será UBL 2.1. A obrigação inclui o envio de dois tipos de mensagem: as faturas e as notas de crédito. 

Plataforma Global de Faturamento Eletrônica

Simplifique ao máximo as suas obrigações de cumprimento com normativas de faturamento eletrônico e impostos graças a uma plataforma automatizada e escalável. As soluções da EDICOM automatizam a integração com os seus sistemas, adaptando-os aos requisitos das Administrações Públicas dos países em que tem presença.

Facilitamos a operação da sua organização em vários mercados, adaptando as estruturas de dados dos seus sistemas contabilísticos, fiscais ou de faturação aos requisitos de cada país onde a sua organização tiver filiais ou empresas.

Plataforma internacional de VAT Compliance

Cumpra com as suas obrigações fiscais a partir de uma única plataforma eletrônica. As empresas que trabalham em diferentes mercados podem beneficiar de uma plataforma única e permanentemente atualizada para enviar documentos e livros eletrônicos de IVA de acordo com a legislação aplicável em cada país.

EDICOM News Brasil | Saiba mais sobre Faturamento eletrônico

O modelo Peppol 4-corner e 5-corner Peppol CTC

O Peppol é um sistema interoperável de intercâmbio de documentos eletrônicos difundido no mundo inteiro

Como funciona o Faturamento Eletrônico na Itália

A Itália é um dos países europeus mais empenhados na inovação e transformação digital da administração pública.

A Malásia introduz o faturamento eletrônico: modelo CTC com validação prévia

Modelo obrigatório de faturamento eletrônico CTC na Malásia a partir de agosto de 2024