Fatura eletrônica na Europa
Conheça a situação da fatura eletrônica na Europa. Inicie seu projeto de faturamento eletrônica B2B ou B2G em Itália, Portugal, França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Polônia etc.
Conheça a situação da fatura eletrônica no mundo
A EDICOM mantém um observatório permanente sobre os diferentes modelos de faturamento eletrônico internacionalmente. Selecione o país onde pretende operar e forneceremos os critérios técnicos e legais que devem ser considerados para emitir faturas eletrônicas.
Conheça o estado da fatura eletrônica no mundo.
Novidades destacadas sobre faturamento eletrônica na Europa
A EDICOM mantém um observatório permanente de faturamento eletrônico internacional.
Plataforma Mercurius na Bélgica
Desde 1 de janeiro de 2018 que é obrigatório para as empresas que participarem em uma licitação de mais de 135 000 euros.
O avanço da fatura eletrônica na Polônia
A Polônia está desenvolvendo uma plataforma própria de e-Invoicing que sirva como único ponto de entrada das faturas que tenham como base a rede PEPPOL.
Itália: o setor de saúde faz progressos com a fatura eletrônica
O setor de saúde prevê implementar em 2019 a ordem de compra eletrônica.
Situação da fatura eletrônica nas Administrações Públicas na Europa
Desde 18 de abril de 2019, a faturamento eletrônico é o sistema de faturamento requerido entre agências governamentais e fornecedores para criar um mercado competitivo que impulsione a interoperabilidade e o comércio entre empresas. A data poderá prolongar-se até 18 de abril de 2020 para as organizações regionais.
A Diretiva 2014/55/UE regula a faturamento eletrônica na contratação pública e pretende reduzir os obstáculos transfronteiriços para o comércio, derivados da coexistência de diferentes requisitos legais nacionais e normas técnicas sobre faturamento eletrônico. Cada estado-membro da UE deve elaborar a sua própria transposição da lei para adaptar o modelo de faturamento eletrônica ao seu quadro legislativo.
Clientes que já contam com os nossos serviços.
A fatura eletrônica B2B em contínuo crescimento na Europa
À medida que os países da União Europeia vão adotando modelos de fatura eletrônica nos seus processos de contratação pública, esse sistema está se expandindo para o resto do tecido empresarial. Esses avanços obrigarão as empresas a procurar soluções tecnológicas que se ajustem aos seus recursos econômicos e à modificação de processos internos.
A nível legislativo, a fatura eletrônica B2B na Europa fundamenta-se na Diretiva 2010/45/UE que estabelece 3 métodos para assegurar a integridade e a autenticidade do intercâmbio eletrônico de documentos.
Intercâmbio eletrônico de dados
Por meio de um intercâmbio eletrônico de dados (EDI) que assegura a rastreabilidade dos documentos comerciais.
Assinaturas eletrônica
Por meio da aplicação na fatura de assinaturas eletrônicas avançadas mediante certificados eletrônicos e métodos de assinatura segura.
Pistas de auditoria
Por meio da adoção de processos específicos de pistas de auditoria dos documentos relacionados (ordens de compra, avisos de expedição, contratos etc.).
Autenticidade e integridade em todas as suas faturas eletrônicas
O regulamento europeu eIDAS (Regulamento 910/2014) estabelece um quadro jurídico para os mecanismos de identificação eletrônica. Graças à certificação da EDICOM como prestador de serviços de confiança qualificados, fornecemos às transações eletrônicas os mecanismos de confiança que assegurem autenticidade e integridade:
Assinatura eletrônica qualificada
Gerencie sua fatura eletrônica globalmente
Gerir projetos de fatura eletrônica com diversos interlocutores de diferentes países é possível. A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM adapta-se às legislações nacionais e aplica todos os requisitos locais (assinatura eletrônica, formatos, armazenamento…).
Módulo de integração
A solução implementa um sistema de mapeamento para a tradução automática para o formato esperado pelo destinatário de forma transparente e sem necessidade de desenvolvimento no seu ERP.
Módulo de validação
Realiza-se uma validação semântica e sintática dos dados para que estejam em conformidade com as especificações da entidade receptora, quer seja pública ou privada.
Módulo de conectividade
Em um âmbito B2G, a plataforma de global e-Invoicing mantém um intercâmbio de dados por meio dos protocolos marcados por cada agência estatal na normativa de fatura eletrônica (serviço web, AS2, HTTPS, FTP...).
Módulo de conformidade legal
Uma vez validada a estrutura de dados da mensagem (fatura eletrônica, declaração de IVA etc.), aplicam-se mecanismos criptográficos avançados para assegurar o seu valor legal. Por exemplo, a assinatura eletrônica, a validação cronológica ou outros certificados.
Módulo PEPPOL Compliance
A EDICOM está acreditada como PEPPOL Access Point e pode conectar-se pela rede PEPPOL com qualquer serviço público que opere nesta rede para intercambiar documentos eletrônicos de qualquer tipo: faturas, ordens de compra, pedidos, catálogos de preços etc.
Módulo de proteção certificado
As faturas eletrônicas devem ser arquivadas por um período de tempo e segundo especificações de segurança determinadas pela legislação de cada país. O nosso serviço de arquivamento eletrônico está certificado pelo regulamento eIDAS, assegurando a integridade dos documentos ao longo do tempo, requisito indispensável para que tenham validade legal.
Notícias sobre o faturamento eletrônico
A fatura eletrônica B2B na França
Grécia: fatura eletrônica B2B e B2G por meio de MyData
Como funciona a fatura eletrônica no Brasil? NF-e, NFS-e e CT-e
Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve
Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.