Para que serve um código de barras?
O primeiro código de barras nasceu em 1973 e representou um grande avanço na identificação de produtos.
O que é um código de barras?
Os códigos de barras são representações gráficas de dados numéricos ou alfanuméricos, como os códigos GTIN ou GLN.
Empresas de todo o mundo os utilizam para identificar de forma inequívoca e automática produtos, pacotes, paletes ou localizações.
Ao serem digitalizados, transmitem informações sobre o produto aos quais estão associados. Trata-se de símbolos muito versáteis, capazes de conter qualquer tipo de informação necessária.
Desempenham um papel importante na cadeia de abastecimento de qualquer setor, dado que permitem a todos os interlocutores identificar e acompanhar os movimentos de cada produto.
O primeiro código de barras nasceu em 1973 e representou um grande avanço na identificação de produtos.
Tipos de códigos de barras
GTIN-13
Se o produto estiver identificado com um GTIN-13, o código de barras será um EAN-13.
GTIN-14
Se o produto for identificado com um GTIN-14, o símbolo será um ITF-14.
GS1-128
Se se tratar de unidades logísticas, o código de barras utilizado será um GS1-128. Nesse caso, trata-se de um código que identifica unidades de envio e não pode ser lido no ponto de venda. Permite acrescentar características e informações relevantes a produtos ou grupos de produto.
É utilizado em ambientes de armazém para assegurar uma correta rastreabilidade e acompanhamento da mercadoria.
Vantagens da utilização de códigos de barras
Recolha de dados imediata
Evita erros no carregamento de dados manual
Evita falsificações
Segurança do consumidor
Eficiência nas comunicações e na otimização de processos.
Classificação correta da informação.
Controlo de envio e recepção de mercadorias.
Controlo de inventários e de stocks.
Utilizações chave do código de barras:
Setor de Saúde
Identifica de forma única os pacientes e associa informações relevantes sobre sua situação.
Gestão de inventário: identificação e rastreabilidade de dispositivos médicos.
Acompanhamento bidirecional: dispositivos atribuídos a pacientes e quem os atribuiu.
Identificação em laboratórios ou farmácias de resultados de pacientes ou determinada medicação.
Varejo
Informação sobre preços e características dos produtos.
Controlo de estoque e inventário em pontos de venda, melhorando os tempos de entrega ao cliente final.
Rastreabilidade de cada produto do país de origem, transporte, até ao destino.
Eficiência operacional em pedidos e transporte de mercadorias.