EDI VAN, AS2, OFTP, SFTP
Protocolos EDI para a transmissão segura de documentos eletrônicos.
Os protocolos EDI
Um dos fatores mais importantes para o intercâmbio de documentos ou mensagens EDI reside nas comunicações. O procedimento ou as técnicas utilizadas para fazer chegar as informações a partir de uma solução EDI emissora para outra solução receptora constituem os protocolos de mensagens EDI que, no caso do Intercâmbio Eletrônico de Dados, têm particularidades e características específicas.
Existem diversos protocolos de comunicação EDI, alguns dos quais adaptados às necessidades específicas de um setor, que respondem às necessidades de segurança, não rejeição, rastreabilidade e integração que o intercâmbio de transações estruturadas EDI exige entre dois parceiros comerciais.
VAN – Value Added Network
Trata-se de redes privadas para o intercâmbio específico de documentos EDI. As redes de Valor Agregado configuram um ambiente fechado ao qual os parceiros conectam as suas soluções EDI para o intercâmbio de documentos na rede.
Redes dessa categoria oferecem altos níveis de segurança, um comprovante de entrega e tratamento das mensagens EDI no destino, embora possam ser limitados porque, em ambientes privados, podem deixar de fora alguns parceiros estratégicos que não estão conectados a uma rede concreta. Para superar essa ineficiência, as redes mais importantes do mundo estabelecem acordos de interconexão, permitindo o intercâmbio de documentos EDI entre parceiros que podem estar em VAN diferentes.
EDICOMNet, a VAN desenvolvida pela EDICOM, é um serviço específico de comunicações privado que assegura a conectividade entre os usuários conectados, assim como com parceiros alheios à rede, graças aos seus acordos de interconexão e às suas capacidades multiprotocolo.
AS2 – AS3 – AS4
AS é a sigla de Aplicability Statement, sendo o número que acompanha essas letras a versão do protocolo de comunicações desenvolvido pela IETF (Internet Engineering Task Force).
Esse protocolo, nascido em 2002, foi concebido para o intercâmbio de mensagens seguro pela internet por https, com encriptação e assinatura digital, para assegurar a privacidade e a autenticidade dos dados enviados e recebidos.
As comunicações por AS2, AS3 ou AS4 requerem que as mensagens sejam transmitidas por meio de um servidor AS e recebidas por outro servidor AS, que terá aceitado previamente a recepção dos documentos a partir dessa origem concreta. Ambos os servidores operam com base em regras específicas que incluem a emissão de mensagens de pedido de envio e aceitação como passo prévio para a transmissão de um documento, assim como a confirmação de recepção definitiva quando o documento EDI for finalmente recebido pelo servidor de destino.
A EDICOM conta com o seu serviço de comunicações por AS, que o isenta da implementação, configuração e manutenção dessas categorias de serviços.
OFTP – Odette File Transfer Protocol
Esse protocolo de Comunicações, desenvolvido na década de 80 pela associação vinculada ao setor automóvel ODETTE, é atualmente um dos mais utilizados nesse setor para o intercâmbio quer de documentos EDI, quer de outros arquivos sensíveis e de grande volume, como podem ser as especificações de engenharia em formato CAD/CAM.
Em 2010, implementou-se o protocolo OFTP2 que conferia uma maior versatilidade e robustez ao sistema de comunicações, com assinaláveis vantagens, como:
1. Maior capacidade de compressão de dados.
2. Gestão da segurança das comunicações por meio de SSL/TLS, identificação, assinatura, encriptação etc.
3. Gestão de arquivos de grande volume (mais de 500 Gb).
As comunicações por OFTP requerem que os documentos sejam emitidos e recebidos por servidores que utilizem o mesmo protocolo, exigindo sua configuração e manutenção, e uma gestão permanente para administrar os múltiplos parâmetros envolvidos na transferência desse de documentos e mensagens dessa categoria.
Se você precisar de implementar comunicações com os seus parceiros por OFTP, basta ter uma caixa de correio na nossa rede de comunicações EDICOMNet. Nós nos encarregamos de encaminhar as comunicações com os seus interlocutores do setor automotivo que exijam o intercâmbio de mensagens por OFTP.