A fatura eletrônica B2B na Europa

A emissão de faturas eletrônicas entre empresas deve respeitar os preceitos básicos e as regulamentações estabelecidas para preservar a integridade e a autenticidade dos documentos digitais.

Faturamento eletrônico entre empresas privadas

O aumento dos modelos eletrônicos implementados no setor público implica a expansão desses sistemas no âmbito privado.

Essa adoção de modelos eletrônicos oferece vantagens a médio e a longo prazo para todas as empresas, considerando que veem reduzidos os seus custos em recursos destinados ao processamento e arquivamento do papel, e um melhor tratamento das informações. As empresas que já contam com sistemas EDI podem aproveitar o investimento realizado e adaptar os processos eletrônicos aos fluxos comerciais restantes. O seu objetivo principal passa por consolidar ou implementar tecnologias dirigidas à automatização dos processos de trabalho e à otimização das operações.

A procura pela eficiência e pela competitividade em um ambiente global proporciona uma maior interoperabilidade entre os intervenientes envolvidos nos processos de faturamento.

O progresso da fatura eletrônica B2B na Europa

A fatura Eletrônica na Europa no âmbito B2B é regulamenta pela diretiva 2010/45/UE, que impõe de forma explícita os critérios de autenticidade da origem e a integridade do conteúdo, a serem obtidos de 3 formas possíveis. Nesse sentido, Itália é o primeiro país da União Europeia a tornar a fatura eletrônica obrigatória entre empresas privadas.

 

  • Por meio de um intercâmbio baseado em padrões EDI

  • Por meio de uma assinatura eletrônica avançada

  • Por meio de processos de auditoria internos que permitam analisar a rastreabilidade das faturas.

Países com legislação de fatura eletrônica B2B

Faturamento eletrônico para as empresas espanholas

Espanha prepara-se para uma implementação da fatura eletrônica entre empresas e trabalhadores autônomos, começando pelos grandes contribuintes com faturamento anual de mais de 8M de euros.

Faturamento eletrônico e e-Reporting na França

O governo estabeleceu um cronograma de adesão ao novo sistema de emissão de faturas e e-reporting com base na sua dimensão, começando em 2024 e terminando em 2026.

Fatura eletrônica B2B/B2C na Itália

A fatura eletrônica B2B é obrigatória em Itália desde 2019 por meio de sua plataforma nacional SdI, que atua como intermediário entre emissor e receptor para validar e enviar as faturas.

Faturação eletrônica para as empresas polonesas

A legislação sobre a fatura eletrônica B2B na Polônia entrou em vigor em janeiro de 2022, em fase voluntária, e a partir de 2023 o seu uso será obrigatório.

Faturamento eletrônico na Romênia

A Romênia prepara-se para uma implementação gradual da fatura eletrônica por meio de sua plataforma nacional RO e-Factura, que validará e assinará os documentos.

A Bélgica torna obrigatória a fatura eletrônica B2B

No âmbito B2B, o uso da fatura eletrônica na Bélgica é voluntário, embora o governo federal tenha comunicado que a implementará de forma obrigatória.

Soluções sob medida de e-Invoicing Europe

A plataforma de faturamento eletrônico da EDICOM está preparada para gerir qualquer processo eletrônico entre parceiros comerciais B2B, B2C e B2G. Para tal, disponibiliza aos usuários uma plataforma tecnológica em modo SaaS (Software as a Service) com software de desenvolvimento próprio, hardware permanentemente atualizado, sistemas de comunicações e serviços de gestão destinados à implementação de modelos avançados de intercâmbio de dados eletrônicos.

Automatização

Automatização

A solução integra-se com os seus sistemas de gestão para automatizar a emissão ou recepção de todas as suas faturas.

Centralização

Centralização

Concebida para integrar em uma única solução os seus processos de emissão e recepção de faturas conforme a legislação vigente em mais de 70 países.

Escalabilidade

Escalabilidade

Preparada para incorporar novos requisitos e países enquanto as suas operações forem aumentando ao longo do tempo. 

Atualização

Atualização

Plataforma permanentemente atualizada em conformidade com as evoluções dos diferentes sistemas de faturamento eletrônica vigentes.

Precisa da fatura eletrônica junto da Administração Pública?

A nossa plataforma internacional pode ajudar a estabelecer conexão com qualquer administração pública europeia, cumprindo os requisitos estabelecidos na diretiva 2014/55/UE, assim como nas correspondentes transposições de cada país.

Gerencie sua fatura eletrônica globalmente

Gerir projetos de fatura eletrônica com diversos interlocutores de diferentes países é possível. A plataforma Global e-Invoicing da EDICOM adapta-se às legislações nacionais e aplica todos os requisitos locais (assinatura eletrônica, formatos, armazenamento…).

O nosso Observatório Global de Fatura Eletrônica encarrega-se de coletar o conhecimento sobre os modelos existentes e de assegurar um serviço permanentemente atualizado às regulamentações de cada país.

Benefícios da fatura eletrônica entre empresas privadas

A nossa plataforma internacional de faturamento eletrônica B2B implementa funcionalidades específicas para adaptar os seus sistemas de gestão e contabilidade aos requisitos vigentes nos diferentes países em que marca presença.

Padronização

Padronização do sistema

A harmonização da fatura eletrônica entre empresas privadas cria um novo espaço comum em que criar novas relações de trabalho será mais fácil e rápido.

 

Aumento economia

Aumento da economia

Gera uma economia de uso de papel, despesas de envio ou impressão, e de armazenamento físico nas empresas.

qualidade informação

Aumento na qualidade das informações

Uma gestão mais rápida das operações influi positivamente nos tempos de pagamento.

 

Redução erros

Redução de erros

Evita e reduz erros nos documentos e as consequentes incidências nas cobranças.

Rastreabilidade

Rastreabilidade

Saiba constantemente o status dos documentos e mantenha uma rastreabilidade das ações realizadas sobre os mesmos por parte do destinatário.

Integração e automatização

Integração e automatização

Contar com um sistema eficiente, capaz de centralizar todo o processo eletrônico quer na emissão como na recepção, otimiza os processos internos das empresas.

Notícias de atualidade

CFDI 4.0 - A nova versão da fatura eletrônica no México

Para além do novo CFDI 4.0, serão incluídas novas medidas fiscais que afetarão o sistema de faturação eletrónica mexicano.

O Japão aposta no PEPPOL para a implementação da fatura eletrônica

O Japão implementará o seu projeto de faturamento eletrônico baseado no padrão PEPPOL

Estado da fatura eletrônica B2B na França

A França avança no seu novo sistema de tributação eletrônica para as empresas privadas

Envie-nos os seus dados de contatos e retornaremos em breve

Entre em contato com um de nossos especialistas e tire as suas dúvidas em relação às nossas soluções.

Escreva-nos

Apenas são admitidos domínios corporativos

Os dados pessoais recolhidos serão utilizados pelas empresas do Grupo EDICOM para atender às consultas efetuadas e/ou gerir os serviços solicitados. Você pode exercer os direitos de acesso, retificação, oposição, limitação e portabilidade de seus dados de acordo com as disposições da política de privacidade.